3 maneiras de melhorar os processos de folha de pagamento

Compartilhar

Para a elaboração e envio de folha de pagamento, há dezenas de processos que devem ser seguidos. É preciso ter todas as informações disponíveis dos colaboradores, fazer um controle de ponto, atender às exigências de legislação e assim por diante. Mas será que tem como deixar tudo melhor e mais fácil?

A boa notícia é que sim: é possível otimizar os diversos processos. Sobretudo contando com as vantagens da utilização de um software de qualidade, a folha de pagamento deixa de ser problemática e garante o alinhamento completo na atuação e no gerenciamento de recursos humanos.

A seguir, veja quais são 3 maneiras relevantes para melhorar os processos da folha de pagamento.

1. Comece com um planejamento completo de etapas

Antes mesmo de iniciar a rodar a folha é necessário elaborar um planejamento robusto sobre o que deve ser feito. A ideia é compreender quais são as etapas e, a partir disso, o que tem que ser executado para que os objetivos sejam alcançados.

Vale a pena mapear processos, definir caminhos críticos e estabelecer metas e prazos. O planejamento servirá como um mapa, capaz de guiar cada um dos passos para que nada seja esquecido ou desconsiderado.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Usar a tecnologia é especialmente importante para ter uma folha de pagamento com etapas melhores e mais eficientes. O aproveitamento de um software personalizado para sua organização oferece grandes vantagens no seu uso em conjunto com o BPO.

folha de pagamento

Por exemplo, mais agilidade nos processos e com muito mais qualidade e segurança. Vale ressaltar ainda a facilidade de uma tecnologia de folha de pagamento que contém diversos módulos de gestão de pessoa. E com tudo armazenado na nuvem (cloud computing) — com acesso a todas as atualizações que forem lançadas posteriormente.

Para melhorar, a empresa contratada é responsável pela segurança, pela disponibilidade e pela estrutura do data center. Assim, é possível economizar sem abrir mão da boa atuação.

Uma empresa que tenha parceria com um sistema que seja referência, inclusive, consegue se destacar fortemente nessa solução. Algo que favorece incrivelmente a atuação do seu negócio e garante acesso ao que há de mais moderno sobre desenvolvimento de softwares empresariais.

3. Opte pelo BPO da folha de pagamento

Outro jeito de tornar tudo ainda mais prático é por meio do BPO da folha de pagamento. Sigla para Business Process Outsourcing, essa estratégia nada mais é que a terceirização da elaboração das folhas de pagamento.

Existem soluções de BPO que auxiliam em toda a gestão de pessoas de forma integrada, fazendo o melhor uso da tecnologia. Com esse recurso, é possível criar regras específicas para os processos, cuidar dos contratos e dos benefícios trabalhistas, realizar ações em massa e muito mais.

Você contará com um time experiente, qualificado e totalmente preparado para atender às suas necessidades. Além disso, há consultoria trabalhista, apoio jurídico e um atendimento personalizado, na medida para a sua empresa.

Isso é essencial para direcionar os esforços do RH para questões realmente estratégicas. Assim, a parte burocrática é realizada com eficiência, enquanto o negócio pode focar em suas questões centrais e mais importantes.

O melhor de tudo é que é possível medir o desempenho e acompanhar completamente a atuação do time terceirizado. Desse modo, qualquer adaptação necessária é feita sem complicações.

A elaboração da folha de pagamento não precisa ser um gargalo do seu negócio. Com as ações corretas de planejamento, ação e otimização é possível tornar os processos eficientes e capazes de entregar bons resultados.

Se quiser mais dicas para colocar em prática no seu cotidiano, curta nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias