4 dicas indispensáveis para organizar a folha de pagamento

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O processo de elaboração da folha de pagamento é um dos que mais exigem atenção por parte dos gestores de RH. Ainda que seja um processo recorrente no dia a dia destes profissionais, até mesmo aqueles mais experientes podem cometer erros no dia a dia. Por isso, mesmo que você já tenha uma carreira consolidada, é importante analisar se os processos que você aplica são, de fato, os melhores para o dia a dia e ver formas de otimizá-los.

Por isso, preparamos um artigo completo com 4 dicas indispensáveis para organizar a folha de pagamento e tirar suas dúvidas sobre este tema tão importante.

1. Mantenha o controle da folha de ponto

Um ponto importante é considerar o controle da folha de ponto para ter uma maior eficiência na folha de pagamento. Afinal, isso permite entender o histórico dos colaboradores e ter uma melhor gestão de pessoas, ou seja, os benefícios vão para além do controle de pagamento.

Também auxilia no controle de descontos por faltas, bônus por hora extra e permite acompanhar o banco de horas de forma mais adequada. Além disso, segundo a Lei da Liberdade Econômica, que está em vigor desde setembro de 2019, empresas com mais de 20 funcionários deverão ter a folha de ponto sempre controlada.

2. Faça um planejamento com antecedência

O que deve compor a sua folha de pagamento? Saber essas questões são fundamentais para evitar quebrar a cabeça e controlar indicadores que talvez não façam sentido. Até gestores experientes, muitas vezes, são negligentes com essa etapa da organização.

Quando você planeja previamente quais são os pontos que estarão presentes aqui, evita-se as chances de ocorrer algum tipo de erro na elaboração do documento e permite revisões mais eficientes. Portanto, verifique quais são os pontos mais importantes que não podem faltar e, se for preciso, faça um checklist de acompanhamento.

3. Fique atento a impostos e descontos

Esse é um ponto que tende a chamar muita atenção dos gestores, justamente porque as falhas aqui podem gerar prejuízos diversos para a empresa. É fundamental saber como realizar o cálculo adequado da dedução de benefícios legais e contribuições.

Esse cálculo é realizado de acordo com a faixa salarial do profissional e os valores são retidos na fonte. Se ocorrer erros, e o profissional sentir-se lesado no processo, isso pode acarretar, até mesmo, em processos trabalhistas e prejudicar seu nome no mercado.

4. Conte com um parceiro especializado em  BPO de folha de pagamento

O BPO (Business Process Outsourcing) da folha de pagamento é a possibilidade de terceirizar as rotinas burocráticas da folha de pagamento com uma empresa especializada que utiliza tecnologia de ponta trazendo agilidade, conformidade e garantia dos processos legais Todas as dicas que listamos acima podem ser aplicadas quando se tem o parceiro correto, que fará todos os processos e deixará o seu setor de RH livre para cuidar dos pontos estratégicos, como gestão de pessoas, acompanhamento,treinamentos, entre outras questões importantes.

Alguns dos benefícios do BPO da folha de pagamento são:

  • redução de custos;
  • minimização de riscos de multas;
  • libera os profissionais de RH para outras tarefas analíticas importantes;
  • análise de processos;
  • aumento de eficiência no setor de RH, entre outros.

Para ter uma folha de pagamento organizada com um BPO eficiente é fundamental ter um bom parceiro para este fim. E a 2easy será a sua melhor opção.

Temos a melhor expertise do mercado para o tema, além de utilizarmos uma ferramenta completa para este fim. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho.

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