4 formas de diminuir gastos na empresa terceirizando a folha de pagamento

Compartilhar

Com o intuito de otimizar as tarefas do dia a dia e diminuir os custos internos, empresas de todos os segmentos e portes estão investindo na terceirização de serviços. Em algumas áreas, essa estratégia já é bastante utilizada, como no setor de Tecnologia da Informação (TI). Entretanto, o que muitos empreendedores ainda não sabem é que é possível terceirizar também a folha de pagamento da companhia.

Com o time de Recursos Humanos cada vez mais sobrecarregado, terceirizar a folha de pagamento e outras atividades proporciona ganhos significativos para a empresa. Além de reduzir consideravelmente falhas neste importante processo, a companhia também conseguirá diminuir os custos internos e as reclamações dos funcionários, pois o serviço será realizado por profissionais focados 100% nesta operação e com as melhores ferramentas do mercado.

Se você nunca considerou fazer a terceirização da folha de pagamento, confira na sequência deste artigo 4 formas de diminuir os gastos da sua empresa ao adotar essa estratégia de sucesso!

1. Menos custos, mais resultados

A folha de pagamento é um documento obrigatório para todas as empresas, de acordo com os artigos 464 e 225 do Decreto 3048/1999. A principal função desse levantamento é reunir as informações pertinentes a remuneração que os funcionários devem receber da empresa onde trabalham, contemplando todos os trâmites legais envolvidos nessa movimentação. 

Sendo assim, a folha de pagamento é uma atividade presente todos os meses nas companhias, sendo realizada geralmente pelos profissionais de RH. Por ter relação com as áreas operacionais, contábil e fiscal do negócio, essa tarefa acaba demandando tempo e dedicação dos colaboradores, o que torna a terceirização uma ótima estratégia.

Hoje, é possível encontrar no mercado empresas que oferecem esse serviço dentro do conceito “Business Process Outsourcing” (BPO). Através dele, a companhia tem a chance de priorizar a sua atividade principal, agregando ao negócio possíveis reduções de custos operacionais, de tempo e gestão.

2. Equipe focada na gestão da sua folha de pagamento

Outra vantagem que somente a terceirização pode oferecer tem a ver com a excelência na realização desse serviço. Isso acontece porque a empresa terá uma equipe especializada e focada exclusivamente na gestão da folha de pagamento.

Esse time operacional possui toda base de conhecimento jurídico e trabalhista, ajudando na eficiência de tarefas tradicionalmente complexas e trabalhosas para as empresas. Assim, os profissionais de Recursos Humanos que atuam internamente na sua companhia conseguirão ter um foco mais estratégico e atuante, por exemplo, na gestão de pessoas e na retenção de talentos.

folha de pagamento

3. Benefícios exclusivos para as empresas que optam pela terceirização

Vimos até aqui que a terceirização da folha de pagamento gera redução de custos, otimiza essa importante tarefa e ainda diminui consideravelmente as chances de erros. Mas, quando a companhia contrata um BPO de qualidade, os benefícios não param por aí.

Ter um modelo operacional por célula, atendimento personalizado para o seu negócio

e acompanhamento contínuo dos indicadores de performance são outras vantagens que a terceirização da folha de pagamento disponibiliza para as empresas.

4. Sua empresa seguindo a legislação brasileira

Outra forma de diminuir gastos em seu negócio é evitando situações que não estejam previstas na lei brasileira. Ao contratar uma empresa especializada em folha de pagamento e que trabalha com os melhores recursos do mercado, você conseguirá manter o seu negócio em dia com as obrigações legais, tendo mais tranquilidade nos processos internos da sua equipe.

Além de não ter dores de cabeça no futuro e eliminar os riscos de não seguir a legislação, o empreendedor que opta pela terceirização terá maior confiabilidade nos valores da folha de pagamento, conseguirá realizar uma gestão mais efetiva dos benefícios concedidos pela empresa aos seus colaboradores e terá mais flexibilidade na adequação das regras e definições sindicais e da empresa.

5. Amplie a competitividade do seu negócio

Quanto mais ativa e competitiva a sua empresa for no mercado, menores serão os gastos com reformulações, ajustes devido ao baixo desempenho do time e problemas envolvendo questões trabalhistas.

A terceirização da folha de pagamento também auxilia o seu negócio nesse sentido, pois consegue gerar maior competitividade e foco estratégico no negócio graças a gestão de qualidade, apoio jurídico, eSocial e também uma consultoria trabalhista disponível para os empreendedores utilizarem sempre que preciso.

No artigo de hoje, apresentamos 4 formas de diminuir gastos na sua empresa terceirizando a folha de pagamento. Para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de conferir as próximas publicações do nosso blog.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias