4 processos trabalhista mais comuns e como evitá-los

Compartilhar

O Brasil é o país que mais sofre com processos trabalhistas em todo o mundo. Isso ocorre, muitas vezes, porque eventuais descuidos podem gerar problemas que comprometam a segurança e a integridade dos envolvidos.

Por isso, é importante identificar quais são os processos trabalhistas mais comuns que ocorrem no Brasil e saiba como evitá-los. É sobre isso que falaremos a seguir.

1. Acidentes de trabalho

Uma das principais causas de processos trabalhistas no Brasil é devido a acidentes de trabalho no qual comprova-se a negligência por parte da empresa sobre os cuidados necessários para proteger os colaboradores. Por exemplo, quando há algum tipo de comprometimento da integridade da pessoa por não-fornecimento de EPI, isso é uma responsabilidade da empresa.

Assim, uma das formas de evitar é que o RH atue em conjunto com a área de Saúde e Segurança do Trabalho para minimizar eventuais problemas e ter uma gestão de riscos eficiente.

2. Assédio moral

Outro motivo pelo qual há uma série de processos trabalhistas diz respeito ao assédio moral. Trata-se de atos de violência moral contra trabalhadores, que se enquadram em situações repetitivas de perseguição, humilhação, coação para realização de determinadas tarefas, entre outros.

Normalmente esses atos são praticados, principalmente, por superiores a seus subordinados (diretores, gestores, lideranças, entre outros). Por isso, para evitar este tipo de conduta, há duas frentes importantes de atuação:

  1. Treinar aqueles que estão em situação de poder para não incorrerem nesse tipo de erro;
  2. Criar uma espécie de ouvidoria, para que os funcionários possam relatar situações desta natureza, registrando a denúncia. É importante que exista a possibilidade de que o relato seja anônimo.

processos trabalhistas

3. Pagamento de horas extras

A divergência no pagamento de horas extras também costuma ser passível de litígio – seja sobre o não-pagamento ou, então, inadequação nos valores. Isso normalmente ocorre por alguns motivos, entre eles:

  • Erro no registro das horas extras;
  • Falta de condições de caixa para o pagamento da jornada;
  • Erro no cálculo das horas extras.

Para evitar este tipo de problema, é fundamental que você conte com um bom sistema de gerenciamento de ponto e controle de horas extras. Assim, o sistema fará os cálculos de forma automatizada e minimizará os riscos de problemas.

4. Pagamentos realizados de forma errada

Parecido com o problema anterior, também está relacionado com inadequações nos controles na folha de pagamento e cálculos. Nesses casos, o colaborador pode entrar com o pedido de ação por considerar que os valores pagos são menores do que deveriam ser.

Mais uma vez, outra solução para a questão é ter um bom sistema de registro de ponto e folha de pagamento. Assim, é possível ter um maior controle, bem como os cálculos são feitos de forma automatizada, minimizando as chances de problemas.

Os processos trabalhistas podem comprometer consideravelmente as finanças da empresa. E muitas das questões são facilmente resolvidas com uma boa gestão de RH. Por isso, esteja atento e evite potenciais danos.

O BPO da folha de pagamento permite as garantias tanto sobre os prazos a serem cumpridos, bem como cumprir todos os dispositivos legais para este fim. Assim, a contratação de um software de RH pode ser uma importante aquisição para evitar este tipo de problema.

Confira neste artigo como softwares de gestão de RH podem ser grandes aliados nisso e tire suas dúvidas!

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias