Admissão no eSocial: as mudanças e como otimizar os processos?

Compartilhar

Quem trabalha na área de Recursos Humanos, sabe que o cumprimento das obrigações acessórias da área trabalhista demanda um tempo importante. Um desses processos é o de admissão no eSocial — nova ferramenta do Governo Federal.

Seu nome completo é Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, que tem a finalidade de integrar os dados referentes às obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, que são gerados pelas empresas.

Trata-se de uma ferramenta de grande magnitude e complexidade, que envolve diferentes órgãos e entidades: Secretaria da Receita Federal do Brasil, Instituto Nacional do Seguro Social, Secretaria de Trabalho e Caixa Econômica Federal.

Especificamente sobre a admissão de colaboradores no eSocial, preparamos este artigo com as novas exigências e mudanças nesse processo. Acompanhe!

O que mudou no processo de admissão com o eSocial?

Todas as contratações devem ser informadas por meio da plataforma eSocial antes da admissão de qualquer profissional. É importante e seguro que a Ficha de Solicitação de Novos Empregados seja recebida com, pelo menos, três dias de antecedência.

Outra ação que deve ser feita com antecedência é a Qualificação Cadastral — responsabilidade do departamento de Recursos Humanos. Dados como nome completo, data de nascimento e os números do PIS e do CPF serão solicitados. Na data de admissão, o exame admissional precisa estar pronto.

Por que essa mudança é importante?

fotografia de um escritório de uma organização onde os colaboradores estão feliz com as mudanças na admissao eSocialAs mudanças da admissão no eSocial acompanham as mudanças da sociedade

Todo o processo de admissão de um colaborador acontece on-line, por meio da plataforma do eSocial. Isso significa ganho de tempo e produtividade para você e sua equipe.

Essa mudança faz parte de algo maior: a transformação digital do RHNa atualidade, a área de Recursos Humanos precisa ter uma postura mais estratégica, voltada para os objetivos do negócio.

Isso é bem diferente do antigo departamento de Recursos Humanos, responsável apenas pelas burocracias que envolviam a contratação, o pagamento e a demissão de pessoas. Felizmente, o tempo mudou! Com ele, as rotinas evoluíram e a tecnologia trouxe novas ferramentas que garantem a melhoria nos processos e na gestão.

Por outro lado, alguns desafios surgiram. O principal é o acompanhar as mudanças!

O processo de admissão ainda é um gargalo na sua companhia?

Admitir pessoas, para muitas empresas, ainda é um processo que precisa de melhorias. Ele é considerado um gargalo por envolver outras etapas, como recrutamento, seleção, formalização de contrato e onboarding.

A admissão no eSocial contribui para uma parte desse conjunto — exatamente aquela que repassa as informações da empresa para o Governo Federal. Correções podem ser feitas on-line, sem burocracia. No entanto, os demais processos que envolvem a admissão do colaborador ainda requerem atenção, disciplina bastante conhecimento.

É nesse aspecto que surgiu, por meio de ferramentas inteligentes que interligam o RH à gestão de pessoas, a admissão digital. As consequências englobam experiências inovadoras, processos otimizados, canais integrados e menos retrabalho.

A admissão digital tem a ver com o processo de contratação de novos colaboradores com uma ajudinha das ferramentas tecnológicas. Ela automatiza muitos processos operacionais — agilizando-os.

A admissão digital substitui os profissionais de RH?

fotografia de profissionais de RH conversando acerca do novo modelo de admissão no eSocialOs profissionais humanos ainda são essenciais nos processos de Admissão eSocial 

Não ocorre substituição de pessoa por máquina. Os profissionais de RH saem do operacional para assumir uma posição mais estratégica de mediador entre a empresa e seus colaboradores.

As atividades burocráticas, vale ressaltar, não deixam de existir. Elas permanecem como parte do processo, mas serão automatizadas. Desse modo, a área de Recursos Humanos ganha tempo, pessoal e ferramentas para se reinventar e assumir essa posição estratégica, ajudando a cumprir os objetivos da organização.

Por meio da admissão digital, as pessoas se tornam o centro das decisões! Mais moderno e digital, o RH tem potencial para garantir produtividade à empresa, economizar recursos, poupar tempo e otimizar processos — como o de admissão dos colaboradores.

E quais são as outras vantagens dessa mudança?

Listamos as principais. Confira:

Processos mais ágeis e precisos

Quando são automatizados, os processos ganham agilidade e precisão. Reduz-se, portanto, a quantidade de erros humanos e de retrabalho.

Facilidade na gestão de documentos

Os documentos dos colaboradores passam a ser digitais, facilitando sua gestão. O profissional de RH deixa de perder tempo buscando arquivos físicos.

Redução de riscos trabalhistas

A legislação trabalhista brasileira é muito complexa e qualquer erro pode ser crucial para sua empresa. Executar o processo de admissão digital reforça a segurança contra riscos trabalhistas.

Mais tempo para ações estratégicas

Uma vez que muitos processos operacionais se tornaram automatizados, sua equipe ganha tempo para realizar ações estratégicas para a companhia. O tempo gasto com a admissão de novos colaboradores e a burocracia presente nesse processo pode atrasar a entrada do recém-contratado.

A partir da admissão no eSocial e da adesão de ferramentas tecnológicas que agilizam as tarefas envolvidas, sua empresa proporciona uma melhor experiência desde o primeiro contato e passa a ser tão competitiva ou mais que as outras.

Como a 2Easy pode te ajudar? 

Apesar das facilidades que a Admissão no eSocial proporciona, se adaptar a todos esses novos processos, sem ter uma equipe preparada e especializada para essas atividades, leva muito tempo de estudo e trabalho. 

Pensando em auxiliar as organizações, a 2Easy possui ferramentas com foco na otimização do processo de admissão no eSocial. Assim, as contratações passam a ser mais ágeis e com menores burocracias, melhorando a experiência tanto do empregador quanto do novo colaborador.

Essas ferramentas realizam a qualificação cadastral de forma automática e simultânea, antecipando possíveis inconsistências e correções pelo eSocial. Além disso, essa ferramenta permite o monitoramento eficiente dos indicadores de onboarding e o andamento das admissões pode ser acompanhado em tempo real. 

Tudo isso para garantir a realização de uma gestão efetiva no cumprimento dos prazos e metas. Se interessou? Fale com a 2Easy, com a tecnologia a seu favor a gestão fica mais simples e estratégica!

botão que redireciona para o contato

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias