Blitz postural: um bom investimento na qualidade de vida do funcionário

Compartilhar

A blitz postural é uma ação cujo objetivo envolve o combate ao vício de determinadas posturas corporais prejudiciais à saúde durante a realização das atividades no trabalho. Ela pode ser aplicada por meio de campanhas, treinamentos, acompanhamentos e avaliações para que cada colaborador adote a postura correta durante o exercício de suas funções.

No ambiente de trabalho, os colaboradores se empenham para conquistar bons resultados e uma remuneração adequada no fim de cada mês. Eles desejam alcançar essas metas com saúde e bem-estar, sem dores e desconfortos. No entanto, para alcançar esse patamar, é necessário que seja criada uma consciência em relação à postura durante o cumprimento de cada tarefa — algo possível por meio de uma blitz postural.

Além de garantir um bem-estar físico e mental, a blitz postural pode contribuir com os resultados que a sua empresa deseja alcançar. Continue a leitura e saiba como!

A importância de uma boa postura

A postura corporal reflete a maneira como o corpo humano enfrenta a gravidade do nosso planeta e os outros fatores físicos, além de dar indícios de como anda o estado emocional e de como é a personalidade de alguém. Uma boa postura é capaz de transmitir seriedade e confiança.

Apesar do fator aparência, as pessoas devem adotar uma boa postura corporal para que melhorem aspectos ligados à saúde e bem-estar. No escritório, por exemplo, sentar-se da maneira correta pode parecer um pouco difícil e fazer com que o colaborador acredite que isso requer mais esforço muscular, mas não é verdade.

Os músculos do corpo humano são expostos a mais esforços quando a postura corporal adotada está errada. Ao se sentar curvado, você força mais alguns grupos musculares do que outros e isso pode levar à fadiga. Dessa forma, surge o desejo de levantar e fazer outra atividade que não seja aquela.

Os problemas relacionados com uma má postura   

Trabalhar na mesma posição durante horas requer cuidados com a postura, para evitar que ocorram lesões na coluna, nos músculos e nas articulações. O estresse e a tensão causados pela postura incorreta podem fazer com que essas partes do corpo humano sofram grandes consequências, entre elas:

  • Esgotamento físico e mental;
  • Diminuição do rendimento e produtividade;
  • Enxaqueca e dores de cabeça;
  • Lombalgia;
  • Tendinite;
  • Escoliose e hérnia de disco;
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Outras doenças crônicas.

Essas consequências acendem uma luz de alerta para as empresas, principalmente aquelas que têm uma grande quantidade de colaboradores que atuam, durante horas, sentados. Eles precisam adotar hábitos posturais corretos e, com a ajuda de uma blitz postural, essa prática pode ser desenvolvida.

A blitz postural e o combate aos problemas ergonômicos

Colaboradora sentada com dor na coluna que poderia ser evitada a partir da blitz postural.
A blitz postural auxilia na prevenção de dores que os colaboradores podem sentir depois de passar muito tempo sentados. Fonte: SleepMaker.

Trabalho desenvolvido por uma empresa especializada, a blitz postural identifica, diagnostica e corrige, por meio de orientações, análises e registros, os vícios posturais e o mau posicionamento adotado pelos colaboradores em seus respectivos postos de trabalho. Essa ação pode ser dividida em três etapas:

1ª etapa

Os profissionais de uma empresa especializada vão até o seu local de trabalho para uma avaliação inicial. Nele, identificam, efetuam registros e fazem as primeiras correções sobre a postura corporal dos colaboradores.

2ª etapa

Os registros passam por uma análise e, a partir dela, é elaborado um relatório que aponta as melhores posturas ergonômicas e os problemas identificados em cada área da organização.

3ª etapa

É criada uma campanha de conscientização e outras ações pontuais com soluções práticas para corrigir os problemas ergonômicos e posturais que foram identificados nas etapas anteriores.

A abordagem pode ser feita de maneira individual ou coletiva e, para que a ação tenha total efetividade, ela pode ser realizada sem uma comunicação prévia — permitindo que os fiscais tenham acesso à realidade do local de trabalho.

A saúde financeira da sua empresa também precisa da blitz postural

A blitz postural é uma das ações que a sua empresa pode adotar com o objetivo de aumentar a produtividade dos colaboradores por meio de um ambiente de trabalho saudável. Além disso, ela contribui com a diminuição dos custos com processos trabalhistas, afastamentos e multas causados por isso.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o total de gastos no primeiro semestre de 2018 para cobrir as mais de 150 mil comunicações de acidentes no trabalho passou de R$ 1 bilhão. Dentre elas, 585 casos notificados foram de vítimas fatais, um número alarmante.

Muitos dos funcionários afastados são afetados por problemas ergonômicos e posturais, além de doenças e outros problemas de saúde. Isso acarreta em faltas, baixa produtividade e prejuízos ao ambiente de trabalho, pois alguns profissionais ficam sobrecarregados pela ausência de outros.

Isso leva as empresas a identificarem a necessidade de melhorar, com profundidade e frequência, a vida dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Por isso, o investimento em novas ferramentas de conscientização, como a blitz postural, ajuda a diminuir a quantidade de profissionais afastados.

Fale com a 2easy para ficar por dentro dos benefícios que a blitz postural pode trazer para sua empresa.

Esse é um trabalho que a 2easy desenvolve para a sua empresa, portanto, entre em contato e fale com um especialista. Garanta a saúde dos seus colaboradores e a produtividade desejada para o seu negócio.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias