Como acabar com reclamações dos funcionários sobre os cálculos de folha de pagamento de uma vez por todas

Compartilhar

Empresas de todos os segmentos e portes precisam realizar mensalmente os cálculos da folha de pagamento. Esse é um processo importante e que, dependendo do formato adotado pela empresa, acaba exigindo bastante tempo da equipe de Recursos Humanos. 

Quando a companhia não conta com bons recursos que ajudam a dinamizar o processo de cálculos da folha de pagamento, as chances de ter problemas nessa área são grandes. Caso isso aconteça, as reclamações dos funcionários também aumentam, gerando insatisfação, ruídos e, em algumas situações, pode levar a problemas na justiça do trabalho.

Se você quer acabar com esse tipo de ocorrência em sua empresa, aprimorando os cálculos da folha de pagamento, continue acompanhando esse artigo e confira as dicas que irão te ajudar nesse processo de reformulação. Não perca!

Problemas enfrentados pelo time de RH

Como mencionado no início, os profissionais de Recursos Humanos precisam realizar todos os meses os cálculos da folha de pagamento. Esse é um processo essencial em todos os negócios e que envolve análise e dedicação para evitar erros que possam aumentar o número de reclamações dos funcionários em relação aos pagamentos.

Entretanto, é comum ver nas empresas profissionais de RH sobrecarregados com os cálculos da folha de pagamento e sem tempo para se dedicar a outras atividades importantes do departamento, como melhorias internas e desenvolvimento de pessoas. Isso acontece devido ao fato de muitos negócios ainda realizarem os cálculos da folha de pagamento de forma quase que manual, demandando tempo da equipe e aumentando as chances de inconsistências.

Quando esses problemas se tornam recorrentes e as dúvidas não param de surgir, os funcionários começam a registrar mais reclamações para que os valores sejam corrigidos, gerando muito retrabalho, além de poder causar problemas com processos trabalhistas. 

Essa é uma situação bastante comum em empresas que não utilizam um sistema completo para cálculos da folha de pagamento e não possuem suporte do fornecedor para corrigir impasses ou personalizar as funcionalidades da solução.

infografico-gestao-rh-o-passo-a-passo-para-melhorar-os-processos-na-sua-empresa-e-focar-em-pessoas

Saiba como acabar com as reclamações sobre os cálculos da folha de pagamento

Diante de uma situação tão complexa como os erros nos cálculos da folha de pagamento, as empresas precisam buscar por formas eficazes de solucionar esse problema, trazendo ganhos tanto para o time de RH, que poderá se dedicar a outras tarefas importantes do setor, quanto para os colaboradores, que terão acesso aos pagamentos corretos.

Para acabar com erros e burocracias, a dica é contar com soluções inteligentes que vão transformar a área de Recursos Humanos da sua empresa. A terceirização dos cálculos da folha de pagamento, por exemplo, é uma ótima escolha para companhias que não conseguem gerir esse processo internamente. 

Ao contratar uma empresa especializada no formato BPO (Business Process Outsourcing) de folha de pagamento, você terá acesso a benefícios exclusivos, como: 

  • Fim da sobrecarga do time de RH com atividades burocráticas;
  • Gerenciamento de todos os processos de folha de pagamento;
  • Equipe de consultores especializados no processo de folha de pagamento, com  profissionais treinados na interpretação das legislações trabalhistas e tributárias e no contencioso trabalhista, garantindo mais segurança para o seu negócio;
  • Profissionais qualificados para ajudar o RH da sua empresa, assim não será necessário contatar outras consultorias para solucionar as demandas internas.

Vale destacar, também, que os melhores sistemas do mercado contam com um painel de gestão no qual o funcionário consegue acompanhar 100% online seu holerite, dados cadastrais, fazer solicitação de férias e acompanhar com dashboards seus históricos e vencimentos, além de ter um assistente virtual para guiar as demandas mais recorrentes. Com essa automatização, o funcionário pode até tirar dúvidas diretas sobre o problema que ele encontrou, como descontos ou pagamento dos benefícios.

No artigo de hoje, abordamos os principais problemas encontrados pelas empresas quando há erros nos cálculos de folha de pagamento e também apresentamos a melhor forma de solucionar essas ocorrências, que é por meio da terceirização do serviço com um time de especialistas.

Se você gostou das dicas do post de hoje, continue acompanhando as atualizações do nosso blog e siga-nos também nas redes sociais.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias