Como fazer a otimização de processos dentro do seu RH

Compartilhar

A área de Recursos Humanos tem um papel estratégico dentro das operações. Além de trabalhar diretamente com o desenvolvimento de pessoas, o time de RH muitas vezes acaba assumindo também tarefas de cunho administrativo e que são bastante importantes para as companhias, como os cálculos de folha de pagamento, administração de benefícios, entre outras.

Por ser um departamento repleto de atividades essenciais, é comum que as empresas busquem formas de fazer a otimização de processos dentro do seu RH. Essa é uma estratégia que visa dar a equipe a oportunidade de se dedicar a questões também importantes e que demandam mais da presença dos profissionais, como a gestão de pessoas.

Se o RH da sua empresa precisa passar pela otimização de processos, mas você ainda não sabe por onde começar, confira na sequência deste artigo algumas dicas importantes e que te ajudarão a iniciar essa mudança o quanto antes em seu negócio.

Faça um planejamento estratégico 

O primeiro passo para começar qualquer transformação em sua empresa deve ter início em um planejamento estratégico. Com a área de RH não é diferente. Para saber como e porque fazer a otimização de processos, é necessário entender as necessidades da operação, levantar os seus pontos fracos e fortes, listar as especificidades da empresa, metas e objetivos.

Depois de ter todas essas informações reunidas, você conseguirá organizá-las em um planejamento estratégico, contemplando o atual cenário do RH e onde ele deseja chegar com a otimização de processos. É uma tarefa que necessita de tempo, mas é muito importante para que os próximos passos sejam guiados de forma inteligente.

otimização de processos

Otimização de processos através da terceirização

Com o planejamento realizado, o próximo passo é buscar a melhor estratégia para a otimização de processos dentro do seu RH. O modelo BPO (Business Process Outsourcing) é uma ótima opção para as empresas que buscam uma gestão assertiva e personalizada.

Você já imaginou ter o workflow no seu painel de gestão? Isso é possível com a adoção de um BPO de folha de pagamento que atenderá todas as necessidades do seu negócio. Além da redução de custos que a terceirização oferece, existem muitos outros ganhos importantes que a sua empresa terá ao adotar todas as funcionalidades de um bom sistema no RH.

Sabe aqueles erros que “tiram o seu sono”? Eles serão minimizados consideravelmente com a terceirização dos serviços da sua área de Recursos Humanos. Além disso, uma boa parceria também favorece a otimização de processos em outras frentes, como:

  • Manutenção sistêmica;
  • Infraestrutura;
  • Customizações;
  • Indicadores por performance;
  • Apoio Jurídico e eSocial.
  • Consultoria trabalhista;
  • Sistema totalmente personalizado e configurável;
  • Intranet de RH;
  • Definição de acesso por perfil de usuário;
  • Maior controle sobre suas informações em tempo real;
  • Redução de custo e tempo;
  • Alívio ao RH com a diminuição de trabalhos burocráticos;
  • Descentralização de informações para gestores e colaboradores;

Você conferiu no artigo de hoje dicas de como fazer a otimização de processos dentro do seu RH. Para continuar por acompanhando os assuntos relacionados a gestão de recursos humanos, não deixe de conferir as próximas postagens do nosso blog.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias