Como funciona o BPO de folha de pagamento?

Compartilhar

A atuação do RH tem se tornado cada vez mais estratégica e fundamental para o sucesso dos negócios. Para que isso seja possível, entretanto, é preciso se preocupar menos com tarefas repetitivas e burocráticas e mais com atividades gerenciais. Nesse sentido, o BPO para folha de pagamento pode ajudar.

Essa alternativa consiste na terceirização da elaboração e do envio da folha e de todas as rotinas burocráticas envolvidas no processo.. Com isso, é possível ter mais produtividade, economia, eficiência e qualidade, de modo a evitar erros e até a melhorar a motivação dos colaboradores. Para o RH, significa que é possível focar em atividades que geram mais valor para a empresa.

Mas, afinal, como essa terceirização funciona? A seguir, veja tudo sobre o BPO de folha de pagamento e suas características!

A implementação é feita com base em um projeto personalizado

O primeiro passo rumo a essa terceirização da folha envolve o reconhecimento das necessidades do negócio e a melhor forma de realizar o processo. Nesse sentido, há uma avaliação completa e personalizada para que ocorra a implementação.

A empresa contratada fica responsável por esse processo e determina quais são os passos mais importantes. Quanto mais personalizada for essa atuação, maiores são as chances de conseguir o melhor desempenho. Portanto, é preciso contar com uma equipe capacitada desde os primeiros passos.

Também convém notar que o plano será mais robusto de acordo com a complexidade da folha. Se houver muitos cargos diferentes e muitos colaboradores, é natural que o processo inclua mais variáveis. Além disso, elaborar um cronograma a quatro mãos também é uma parte importante para a definição de todas as etapas e envolvidos.

Conte com os mais avançados recursos tecnológicos para processar sua folha de pagamento

Assim que o plano de terceirização é criado, há a adoção de tecnologia. A intenção é automatizar processos e fazer com que tudo se dê com qualidade, eficiência e respeito aos prazos especificados.

Um software ou plataforma costuma ser a solução especificada para realizar toda a parte operacional e burocrática. Ainda mais quando se aposta em uma solução inteligente em Recursos Humanos que potencialize os processos tanto para as folhas de pagamento como para a gestão do departamento pessoal e talentos.

Tudo isso viabiliza maior autonomia e mobilidade no acesso às informações, de modo que essa transformação digital permita o protagonismo do colaborador na hora de direcionar sua carreira — já que a atualização cadastral e parte do planejamento serão feitos em cooperação com os talentos.

O painel de gestão traz a possibilidade de automatizar diversos níveis de aprovação de workflow, de acordo com a hierarquia da organização. Dessa forma, o gestor será capaz de conhecer mais claramente o departamento pessoal e fazer a gestão completa do orçamento, documentos e planejamento.

Isso tudo pode ainda ser conjugado à contratação de benefícios e seguros para os colaboradores. Com a vantagem de agregar vários serviços em um só lugar, de modo que a folha de pagamento não apenas seja realizada corretamente, mas também se torne mais completa.

A integração de informações acontece em uma plataforma de RH

Ainda que o BPO preveja a terceirização, o RH da empresa deve se envolver com a performance, acompanhar os resultados e tomar decisões. Por isso, há a consolidação e a integração de informações da folha de pagamento em um portal de RH.

O acesso é simples e oferece dashboards repletos de informações. Assim, é possível entender tudo o que já foi realizado, conferir os valores e até ver os impactos de benefícios e da atuação da corretora, por exemplo.

A análise desses dados subsidia a tomada de decisão e também deixa o negócio a par do que vem acontecendo quanto ao pagamento de funcionários.

As responsabilidades são transferidas para a empresa contratada

Um ponto muito importante do BPO é que essa terceirização também envolve uma mudança sobre as responsabilidades. A partir da contratação do serviço, cabe à empresa selecionada garantir que todas as condições da folha de pagamento serão cumpridas adequadamente.

Portanto, em caso de erro na elaboração ou de atraso, por exemplo, seu negócio não é prejudicado. É o time terceirizado que se responsabiliza, o que oferece mais tranquilidade e praticidade.

O BPO da folha de pagamento consiste na terceirização estruturada da elaboração e do envio das folhas de pagamento. Mas além disso reúne diversas vantagens, integrando todas as informações em uma única solução, o que entrega dados mais confiáveis, automatiza processos, proporciona mais satisfação aos talentos e aumenta a produtividade da empresa.

Para ficar por dentro das dicas e das novidades sobre o assunto, curta nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias