Como seu RH pode aumentar o foco na gestão de pessoas dentro da empresa

Compartilhar

A realização da folha de pagamento está entre as tarefas mais importantes de uma empresa. Essa atividade se repete mensalmente e tem grande impacto na gestão de pessoas, já que qualquer erro pode prejudicar o relacionamento com os talentos, por exemplo.

Para obter bons resultados, o ideal é contar com a ajuda certa. Ter o nível adequado de suporte é indispensável, já que permite obter a orientação necessária para agir rumo aos objetivos desejados.

Nesse sentido, aproveite para descobrir 3 soluções para ter um bom nível de apoio na hora de criar a folha de pagamento!

1. Faça um planejamento completo para a folha

Antes mesmo de rodar a folha, é preciso entender como ela deve ser feita, quais são os pontos de atenção e quais são os objetivos com a sua execução. Por isso, o ideal é realizar um planejamento completo para que tudo saia conforme o esperado.

Esse elemento também serve como suporte porque indica quais são as etapas essenciais e como a elaboração deve acontecer, de modo a entregar os melhores resultados. Sem isso, o desempenho fica comprometido e se torna mais difícil entender qual é o próximo passo na elaboração desse documento.

Além de tudo, o planejamento de um mês pode servir como base para todos os outros. Assim, não é preciso perder tempo com a tarefa, embora seja possível aproveitar todas as suas vantagens.

2. Implemente a tecnologia e automatize parte do processo

Em vez de realizar tudo manualmente, é possível tornar a folha de pagamento mais dinâmica e efetiva. Para tanto, o ideal é recorrer ao apoio oferecido pela implementação de tecnologia de maneira estratégica.

O ideal é contar com uma plataforma SaaS. Em vez de ter que ser instalada como um software tradicional, ela pode ser acessada pelo próprio navegador. Isso é muito importante para diminuir os custos, sem prejudicar a qualidade.

folhas de pagamento

Também é uma forma de obter segurança e disponibilidade das informações, além de oferecer mobilidade. Afinal, como todos os dados são mantidos na nuvem, é possível acessá-los de qualquer lugar.

Além disso, o módulo referente à folha conta com diversas funcionalidades específicas, como:

●     criação de regras para o processamento;

●     elaboração e uso de tabelas salariais;

●     gestão de benefícios contratados;

●     realização de cálculos, inclusive de forma referencial;

●     elaborar e acessar relatórios e contabilizações e assim por diante.

3. Recorra ao BPO para a folha de pagamento

A solução definitiva e mais completa para ter suporte na elaboração dessas informações é com a contratação de BPO de folha de pagamento. Basicamente, essa solução consiste na terceirização desse processo, de maneira robusta.

Basicamente, a sua equipe interna de RH deixa de ser a responsável por inserir informações, fazer cálculos dos valores devidos e enviar a declaração correspondente. Tudo passa a ser função de um time especializado e dedicado para a tarefa.

Dessa maneira, é possível eliminar as tarefas repetitivas, além de aumentar a qualidade. Outro aspecto positivo tem a ver com o cumprimento de prazos e das rotinas anuais que envolvem a folha, como o pagamento de férias ou 13º salário.

Em caso de falhas que resultem em penalidades, a empresa contratada como fornecedora se torna a responsável. Então, seu negócio não precisa se preocupar quanto a isso.

A elaboração da folha de pagamento pode ser apoiada tanto pelo planejamento quanto pelo uso dos recursos e das ferramentas certas. Com o BPO, principalmente, é possível atingir ótimos resultados, sem perder o controle. Todas as tarefas podem ser acompanhadas pelo portal, que também conta com relatórios, dashboard, gráficos e outros recursos espelhados com a folha.

Conhece alguém que precisa ficar por dentro dessas dicas? Compartilhe o post em suas redes sociais e marque os seus contatos!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias