Como uma empresa especializada pode mitigar erros na gestão de ponto?

Compartilhar

A gestão de ponto é uma obrigação importante na área de RH. O cálculo da folha de pagamento utiliza esse ponto para definir os valores a serem pagos por mês. Por isso, eventuais erros podem prejudicar sua empresa e, assim, trazer, até mesmo, risco de processos judiciais.

É preciso, portanto, buscar alternativas para evitar falhas. Há diversas possibilidades para isso, algumas mais, outras menos eficientes. Uma das opções é contar com a terceirização junto a uma empresa especializada.

Mas então, como uma empresa especializada pode te auxiliar a não ter erros na gestão de ponto? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Automatização de processos

Em primeiro lugar, as empresas que trabalham com soluções especializadas (entre elas, com função de gestão de ponto) com sistemas automatizados, ou seja, as ações são feitas sem a necessidade de intervenção humana. Com isso, minimiza-se as chances de que falhas ocorram, justamente, por erros de colaboradores.

Por exemplo, quando um dado é inserido errado por parte de um funcionário de RH, pode comprometer toda a gestão de ponto e, consequentemente, gerar problemas para o pagamento dos times do negócio.

Assim, o uso de um sistema integrado a folha de pagamento miniza a chances de erros. E como eles já estão implementados na empresa especializada, você não precisa se preocupar, ainda, com adotar de imediato as soluções no negócio.

Uso de tecnologias para este fim

Outro ponto importante é que, além de automatização de processos, as tecnologias utilizadas pelas empresas especializadas permitem que seja possível analisar questões importantes para uma boa gestão de RH.

Por exemplo, se, ao analisar a folha de ponto, você notar que um colaborador teve uma alta taxa de absenteísmo, pode-se investigar o que está acontecendo e se há algum tipo de questão que possa comprometer a motivação dele. Com isso, é possível verificar, até mesmo, se há alguma questão que esteja abalando o clima organizacional e resolvê-lo.

Esse é um ponto crucial! Ele fará muita diferença no que diz respeito a facilitar a gestão de ponto. Alguns dos pontos para isso são:

  • Permite atende às premissas da portaria 1510;
  • Permite integração com diversos REPs de mercado, para a leitura de marcação de ponto;
  • Permite flexibilidade para adequação de acordo com as necessidades da empresa;
  • Permite autonomia para o RH no que diz respeito à criação de escalas de horário, configurações de bancos de horas, geração de relatórios gerenciais e operacionais, entre outros;
  • Gera maior assertividade para os colaboradores de RH, principalmente em situações nas quais precise administrar folgas, trocas de escalas, entre outros.

GESTÃO DE PONTOS

Diálogo aberto com a sua empresa

As empresas especializadas em gestão de RH também estão, constantemente, em um diálogo aberto com o seu negócio, trocando informações estratégicas. Com isso, você receberá dados importantes que serão úteis para outras questões importantes da empresa.

Assim, vamos supor que, na gestão de ponto, uma solução oferecida por uma empresa terceirizada perceba que há uma tendência a que profissionais de uma determinada área tenham maior taxa de absenteísmo. Isso pode significar a necessidade de intervenção para analisar o que está trazendo tantos problemas para um setor (excesso de pressão, rotinas exaustivas, falta de feedbacks positivos, gestores que tenham atuações inadequadas, entre outros).

Com os dados fornecidos, é possível encontrar essas questões e minimizar eventuais prejuízos de produtividade em sua empresa.

Permite dedicar-se com mais tempo à gestão de ponto

Quando você deixa os cuidados de outras atividades da área de RH (por exemplo, a folha de pagamento) com quem entende, você tira um peso dos funcionários do seu negócio e, portanto, deixa-os livres para questões importantes e analíticas, podendo ter uma melhor gestão de ponto.

Além disso, como são especializados neste tipo de questão, eles conseguem diminuir eventuais gargalos e encontrar melhores soluções para seu negócio. Isso tudo sem trazer dores de cabeça para sua empresa, afinal, eles estarão realizando as tarefas.

A gestão de ponto deve ser feita de forma eficiente. Afinal, problemas nessa questão podem causar uma série de problemas, incluindo, até mesmo, processos trabalhistas. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade, ok?

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e leve este conteúdo para outros profissionais e gestores, a fim de que possam implementar essas mudanças na empresa.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias