Como melhorar a comunicação corporativa?

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A comunicação corporativa é definida pelo conjunto de atividades que gerenciam e integram a maneira como uma marca se comunica com seu público, interno ou externo: clientes, mercado, colaboradores, parceiros, investidores e analistas.

Esse tipo de comunicação transmite, para essas partes interessadas, conhecimento, ética e credibilidade. Ela é fundamental para criar unidade e visão de crescimento.

As relações entre as pessoas e grupos interdependentes formam o organismo vivo que é a empresa.

Por causa disso, a comunicação influencia em todos os processos organizacionais, resultados e também na integração dos colaboradores.

Uma boa comunicação corporativa é capaz de otimizar produtos e serviços, aumentar o desempenho de equipes e garantir o lucro esperado. Mas e como torná-la efetiva?

Para melhorar a comunicação corporativa em sua empresa, continue a leitura e confira os principais passos a serem dados!

Separe a comunicação corporativa interna da externa

Você notou que entre as partes interessadas há diferentes públicos? 

Por esse motivo, a comunicação corporativa é dividida entre interna e externa. Esses conceitos são bem simples e fáceis de entender!

O que for comunicação interna tem a ver com o relacionamento entre a organização e seus colaboradores, parceiros de negócios, prestadores de serviços e terceirizados.

Já a comunicação corporativa externa agrupa as ações voltadas para fora, ou seja, clientes, mercados, concorrentes e sociedade em geral.

Crie padrões para divulgar informações

Agora que você já sabe que a comunicação corporativa é dividida em duas frentes, o próximo passo é criar padrões para utilização delas.

Internamente, meios como murais, e-mails, intranet, videoconferências, circulares e outros devem adotar um tom de voz próximo do público — isso ajuda a gerar maior envolvimento. 

Entretanto, reforce a necessidade de sempre manter a comunicação clara, objetiva e organizada.

Para a comunicação corporativa externa, é interessante criar um grupo com especialistas em assessoria de imprensa e relações públicas ou contratar uma empresa com foco nesse trabalho.

Isso porque o contato com o público externo é o fator de maior influência para a construção da imagem da marca, e assim, uma pequena falha pode gerar grandes problemas.

Através de análises tanto do público como das necessidades da empresa, os especialistas conseguem indicar quais são os melhores caminhos e maneiras de realizar essa comunicação. 

Estabeleça uma agenda e mantenha-a atualizada

Fotografia de uma mesa de trabalho onde no centro existe uma agenda para organizar a comunicação corporativaTer uma agenda organizada entre a organização e colaboradores promove melhorias na comunicação corporativa interna.

Outro passo importante para aprimorar a comunicação corporativa é estabelecer uma agenda corporativa, assim, todos os colaboradores poderão alinhar seus compromissos e responsabilidades com os eventos e acontecimentos da organização. 

Garanta que ela esteja presente ao longo do ano, suprindo diferentes datas e valorizando aspectos que são essenciais para o sucesso da organização, e também as atividades dos colaboradores.

Destacamos ainda que essa agenda precisa ser revisada com certa frequência, para que fique atualizada e alinhada com os objetivos organizacionais.

Pratique ações que melhoram a imagem da companhia

A comunicação corporativa deve fazer parte do pacote de ações que melhoram a imagem da companhia — interna e externamente.

Uma postura mais sustentável, como economizar água ou incentivar a redução de plásticos, são atitudes valorizadas dentro e fora da empresa.

Posturas assim devem ser reforçadas na visão e missão da corporação, para que sejam refletidas na imagem do negócio.

Trabalhe para eliminar mitos e especulações

Somente uma comunicação corporativa eficaz é capaz de eliminar ruídos que atrapalham a produtividade das pessoas e os resultados da organização.

Compartilhe informações claras para não gerar boatos e nem dar força aos mitos e especulações. Quando identificar a presença deles, esclareça-os!

Promova maior compreensão dos colaboradores sobre diferentes assuntos que fazem parte do dia a dia da empresa.

Defina os melhores canais de comunicação

fotografia de uma mesa com canais de comunicação pensados para melhorar a comunicação corporativa Para alcançar uma boa comunicação corporativa é necessário avaliar quais canais possuem maior abrangência.

A escolha dos melhores canais de comunicação corporativa deve ser feita com bastante cautela, pois seu público interno pode ser diversificado, mas a solução deve abranger a todos.

Sendo assim, dê preferência para as soluções digitais que são facilmente acessadas, como redes internas, e-mails, telas espalhadas pela empresa e outras.

Reconheça progressos coletivos e individuais

A comunicação corporativa também é uma importante ferramenta para o reconhecimento do capital humano e intelectual do seu negócio.

Além dos assuntos sérios, dedique um espaço para reconhecer progressos coletivos e individuais.

Isso pode ser feito por canais de comunicação, inclusive reuniões presenciais e informais como um café da manhã.

Tenha uma rede social interna para conectar pessoas

Uma excelente solução digital para tornar seus colaboradores mais produtivos, engajados e integrados é a rede social — mas não estamos falando de Facebook, Instagram e Twitter.

Imagine uma rede social da sua empresa, na qual somente os seus colaboradores participam!?!

A 2Easy possui parceiros que constroem ferramentas com chat, enquetes, grupos, notificações, busca e todos os recursos de uma rede social completa.

A diferença é que essa rede social é voltada para o seu público interno, permitindo que todos trabalhem mais conectados e engajados

E nessa rede, o alcance de suas publicações é máximo e ainda pode ser mensurado.

Permita que os colaboradores opinem

fotografia de um ambiente de trabalho onde os colaboradores estão conversando sobre a comunicação corporativa O colaborador é a peça mais importante quando se quer estabelecer uma boa comunicação corporativa, por isso é imprescindível ouvi-los. 

Por último, mas não menos importante, você deve considerar as opiniões de seus colaboradores em relação aos canais e ações de comunicação corporativa.

Uma vez que formam o seu público, é fundamental saber o que eles acham das escolhas e se têm sugestões para melhorá-las.

O primeiro passo foi dado: entender a comunicação corporativa como elemento estratégico para fortalecer a imagem, a reputação e o modo como a empresa se relaciona com seus stakeholders.

Preparado para dar o próximo passo? A 2easy é uma empresa especializada em gestão de processos para Recursos Humanos e folha de pagamento. Possuímos parcerias que incluem no pacote de vantagens uma rede social própria para o seu negócio!

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