Comunicação e liderança: aprenda a impulsionar sua equipe

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Comunicação e liderança são competências que se complementam. Para qualquer tipo de gestão, elas contribuem para a forma de se relacionar com as pessoas e estimular os resultados desejados. Essas competências, portanto, devem caminhar lado a lado e precisam ser desenvolvidas para que a gestão empresarial seja sempre positiva.

Como líder, você precisa saber se comunicar bem para expressar suas ideias com clareza. Também deve se relacionar bem com todos — pares, colaboradores, parceiros e clientes —, além de inspirá-los.

Veja como a comunicação e liderança podem impulsionar os resultados de sua equipe!

A importância da comunicação na liderança

Dentro do âmbito corporativo, o líder tem a responsabilidade de influenciar pessoas em relação a alguma conduta ou pensamento. Em outras palavras, trata-se de impactar positivamente os demais. Suas ações e opiniões, portanto, têm consequências reais e diretas sobre os demais.

É fantástico poder inspirar um grupo de pessoas! Mas do ponto de vista da gestão, esta é a chave para que esse grupo obtenha sucesso em suas atividades. Quando estão inspirados, pensam de modo coletivo — mais precisamente nos objetivos da organização. No entanto, já pensou sobre como esse processo de inspiração ocorre?

A comunicação é a ferramenta para que você exerça sua liderança. Não há outro modo de influenciar pessoas sem que haja comunicação.

A comunicação não violenta é uma importante habilidade do líder atual

fotografia de uma reunião de colaboradores que possuem boas práticas de comunicação e liderançaComunicação e liderança se complementam e melhoram as relações de trabalho

Não podemos confundir líderes com chefes. A postura autoritária, com uma comunicação agressiva, não tem espaço nas relações de trabalho atuais.

Há uma crença de que a força é necessária para exercer autoridade. Contudo, isso acaba distanciando as pessoas e inviabilizando os resultados desejados.

A comunicação não violenta é a habilidade que você, líder atual, precisa desenvolver para impulsionar sua equipe. Essa é uma técnica desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, baseada em criar conexões com as pessoas e entender as necessidades delas.

A abordagem da comunicação não violenta é mais aberta, despida de preconceitos que impedem o fortalecimento de laços. É desafiador, porém possível!

Não confunda a comunicação não violenta com passividade

Para criar um espaço no qual seja possível enxergar tanto as nossas necessidades não atendidas, quanto as do interlocutor, o líder precisa exercitar a empatia.

Essa ferramenta colabora para que nos coloquemos no lugar do outro, gerando compreensão. Mas a prática dessa comunicação não violenta não pode ser confundida com agir passivamente.

Ela não prega a prática do “engolir sapo”, mas saber como expressar os próprios sentimentos e ser honesto consigo e com os demais em relação a isso. No ambiente de trabalho, ela pode ser praticada da seguinte maneira:

Separando fatos de julgamentos

Fato é uma coisa, enquanto julgamento é outra. É importante ouvir todas as pessoas envolvidas em determinada situação e conhecer os diferentes lados de uma mesma história.

Reconhecendo emoções desconfortáveis

O que está incomodando precisa ser identificado, compreendido e, quando necessário, dito. Conviver com uma situação desconfortável pode levá-lo a uma situação de extremo estresse.

Revelando necessidades que não estão sendo atendidas

Sua equipe não tem o dom da adivinhação. Quando os resultados não estiverem de acordo com suas expectativas, deixe isso claro!

Firmando acordos que viabilizem a convivência futura

A comunicação não violenta faz com que as mensagens sejam claras e objetivas, para que ninguém faça uma interpretação equivocada. Desse modo, você estimula uma boa convivência futura.

Como a comunicação e liderança influenciam na relação, na produtividade e na retenção de pessoas

Novos talentos se fidelizam mais facilmente quando encontram boas práticas de comunicação e liderança.

Observe que comunicação e liderança são fundamentais na relação entre as pessoas. Quando isso acontece de maneira positiva, elas permanecem focadas nos resultados da organização.

É dessa maneira que os colaboradores têm um incentivo para serem mais produtivos, pois têm a atenção direcionada para suas atividades — em vez de se preocuparem com problemas e desavenças no ambiente de trabalho.

Sendo assim, juntas, comunicação e liderança contribuem para a retenção de pessoas, pois o ambiente de trabalho estimula o bom relacionamento e a produtividade.

Promova um bom diálogo entre as pessoas. Ele deve estar presente nas reuniões, feedbacks e em outros momentos que permitem reconhecer conquistas e realinhar expectativas.

Delegue de forma clara para evidenciar o objetivo da tarefa, quem são os responsáveis, o prazo, o processo e todos os detalhes que viabilizam a realização.

Encontre novos meios para propagar suas mensagens e estimular a comunicação não violenta. Crie canais, de acordo com as características e necessidades de sua equipe, para usá-los a favor da gestão e da produtividade.

Por último, mas não menos importante, a comunicação deve ser feita com objetividade, concisão e clareza. Defina o foco do que será relevante para sua equipe e evite ser técnico ou genérico demais.

Quando estão juntas, comunicação e liderança têm o poder de inspirar pessoas e fazer com que elas alcancem os resultados desejados. Tudo isso ocorre ao mesmo tempo que são fortalecidas as relações e incentivada a produtividade e retenção de talentos.

Complemente o conhecimento compartilhado neste artigo com outro cuja leitura é sugerida. Saiba como e por que manter sua equipe engajada

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