Confira quais as tendências de RH para 2022

Compartilhar

Desde o início da pandemia, os profissionais de RH realmente fortaleceram seu papel e levaram suas empresas ao sucesso. Incluindo a criação de modelos de trabalho híbridos até o desenvolvimento de planos estratégicos para ajudar as empresas a escalar e ajudar os funcionários a melhorar seus empregos.

O ano de 2022 aponta algumas mudanças, especialmente no formato de trabalho. Não é mais novidade que o trabalho híbrido tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas e esse modelo de trabalho é um dos maiores impulsionadores para as novas tendências de Recursos Humanos do ano que se inicia. A seguir, confira quais as tendências do RH para 2022.

1. Construção de habilidades e competências

Devido à crise dos últimos anos, líderes de RH estão sob pressão para assegurar que os colaboradores e a liderança tenham as habilidades e competências necessárias para ser competitivo no mercado e evoluir nos negócios.  

Entre as maiores prioridades para o setor de Recursos Humanos em 2021/2022 estava desenvolver habilidades críticas, ágeis, rápidas o bastante para atender as necessidades do mercado. 

2. Futuro do trabalho

É evidente que a pandemia mudou o mercado de trabalho. E a maioria dos líderes ficam sem uma estratégia eficiente para o futuro.  A grande estratégia é ter claro quais são as metas da empresa e planos estratégicos e ser flexível ao saber quais são os ajustes imediatos e de longo prazo que podem ser inevitáveis para que a empresa tenha bons resultados. Assim, pensar, agir rápido, com eficiência e equilíbrio.

3. Automatizar os principais processos de RH

Automatizar funções de RH pode trazer muitos benefícios para sua empresa e funcionários. A automatização dos processos pode agilizar os fluxos de trabalho, garantir a consistência do processo, reduzir o potencial de erro e ajudar o setor a economizar tempo e dinheiro que podem ser melhor usados ​​para o planejamento estratégico de pessoas.

4. Contratar uma empresa de BPO de folha de pagamento

Admitir os serviços de uma empresa de BPO de folha de pagamento significa que sua empresa terceiriza esse aspecto de preparação e cumprimento das obrigações. O suporte operacional é um dos aspectos mais importantes quando se considera a terceirização da folha de pagamento. Afinal, uma empresa contratante é aquela que assume a tarefa de atuar de acordo com as necessidades específicas de cada negócio, proporcionando otimização e melhora dos processos internos.

5. Saúde mental, física e segurança psicológica

A adaptação a tantas mudanças, dentre elas o trabalho remoto em 2020, e depois uma nova estruturação para o modelo de trabalho híbrido, deixaram as pessoas cansadas de tantas mudanças, a grande maioria dos líderes dizem que suas equipes estão exaustas. Ninguém está imune ao estresse, especialmente em tempos de incerteza.

Diante disso, focar na saúde mental e física das equipes é primordial para minimizar os diferentes impactos diante de tantas alterações e manter o bem-estar. O RH e líderes devem trabalhar o tema da segurança psicológica e saúde mental para impulsionar a resiliência, além de incentivar com benefícios e facilitar o acesso a profissionais qualificados como psicólogos, quando a situação for necessária. 

Gostou desse artigo da 2 Easy? Então aproveite e confira nosso artigo com as 04 soluções digitais para RH que estão em alta para potencializar e inovar as suas operações. Estamos esperando por você!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias