Conhecimentos e Habilidades pessoais X Recursos Tecnológicos aderentes a legislação

Compartilhar

A área de Recursos Humanos se transformou em uma das mais estratégicas dentro de qualquer empresa, pois compreende e acrescenta valor ao negócio por meio do desenvolvimento do capital humano como diferencial competitivo. Isso denota a profunda transformação pelo qual o RH passa e o fundamental papel da tecnologia nesse processo.

Como vivemos na era da informação e temos à disposição o acesso ao conhecimento de forma quase instantânea, não encontramos barreiras para acessar o que buscamos saber. É nesse sentido que as organizações e companhias se beneficiam da tecnologia da informação, usando recursos que colaboram com o cumprimento da legislação.

O papel estratégico do RH nas organizações

Uma boa gestão de recursos humanos é feita de forma alinhada com os objetivos da empresa, trazendo o equilíbrio necessário para que ela enfrente os desafios e tome as decisões necessárias de modo ágil e, ao mesmo tempo, eficaz. Por isso, esse é um departamento que tem grande importância estratégica.

Cabe ao RH recrutar e selecionar talentos, identificar e desenvolver habilidades com base nas necessidades da companhia, atuar na motivação dos colaboradores, fazer a gestão de benefícios e gerenciar a folha de pagamento de todos os membros da empresa. Sendo assim, é preciso facilitar os processos de gestão.

Os processos de gestão devem ser otimizados

Toda empresa, independentemente do porte e do número de funcionários, produz uma quantidade imensurável de informações valiosas para a estratégia do negócio. São elas que asseguram a confiança necessária para que os tomadores de decisão trabalhem de maneira precisa, garantindo o bom uso dos investimentos que são feitos.

O fato é que somente um sistema de gestão pode armazenar dados, controlar e filtrar informações, possibilitando uma análise com exatidão. Fazer isso de forma manual pode resultar em erros ou divergências, prejudicando o planejamento e demandando mais dinheiro para a correção do problema.

A importância da automação da gestão da folha de pagamento

Existem dois pontos que justificam a importância da correta gestão da folha de pagamento. O primeiro é a demanda, conforme sua empresa cresce, torna-se mais pesada a tarefa de fechar a folha. Isso leva a contratar mais profissionais de RH ou buscar uma alternativa escalável que envolva a automação desse processo.

O segundo ponto é a complexidade. Já que existem diversas leis trabalhistas que devem ser respeitadas e consideradas, para cumpri-las, é preciso atenção em dobro. Além disso, as empresas também têm seus benefícios, políticas próprias e outras características que criam margem para as falhas operacionais. Isso faz com que sejam maiores as chances de falhas humanas.

Os benefícios da automação dos processos em RH

A colaboração dos recursos tecnológicos aderentes à legislação promove o registro correto dos horários da jornada diária de cada funcionário. Essa informação é fundamental para dar a base do salário e os benefícios que eles receberão mensalmente. Também torna-se mais fácil imprimir a folha de ponto e pedir a assinatura deles.

Portanto, a automação da folha de pagamento e da gestão de benefícios ajuda a padronizar a estrutura de cargos e salários. Quando ela é bem definida, deixa clara a maneira como ocorre a distribuição das remunerações, gratificações e dos benefícios que são oferecidos pela companhia, facilitando para você os cálculos e apontando as funções que devem receber atenção.

Além disso, com a ajuda da tecnologia para o cumprimento da legislação trabalhista, você consegue armazenar mais informações e ter uma base rica para identificar com rapidez os problemas de gestão de recursos humanos. Isso contribui também com a agilidade na hora de solucioná-los, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.

Já que o software armazena informações valiosas para a estratégia da empresa, ele também pode guardar todos os documentos que envolvem a gestão de RH. Dessa forma, sua empresa evita problemas durante as fiscalizações trabalhistas e previdenciárias, usando-os também em auditorias internas.

Também pode automatizar os pagamentos, as instituições bancárias oferecem a tecnologia necessária para que os pagamentos sejam automatizados, deixando os salários agendados e permitindo o acompanhamento do processo via web. Isso evita atrasos e esquecimentos, mantendo os pagamentos em dia e conservando a boa relação com os trabalhadores.

Por fim, um sistema de gestão de RH que automatize a folha de pagamento permite provisionar os gastos da companhia. É possível ter as informações necessárias para saber quando as despesas ocorrem e, a partir disso, prever as fontes que garantirão o pagamento delas. Isso evita problemas de gestão financeira no fim do ano.

Perceba como os recursos tecnológicos aderentes à legislação vieram para facilitar a gestão de RH e colaborar para que esta área se torne cada vez mais estratégica para as companhias. Com ajuda da tecnologia, você consegue gerir conhecimentos, habilidades pessoais, recrutamento, seleção e até a folha de pagamento da organização.

E na sua empresa? A revolução tecnológica colabora com a gestão de pessoas e da folha de pagamento?

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias