Como ter um controle de férias apropriado para colaboradores

pessoas organizando calendário para controle de férias

Você sabia que o controle de férias dos colaboradores garante a inexistência de passivos trabalhistas e ajuda a manter a transparência da empresa?

Controlar as férias dos colaboradores é uma tarefa importante que fica sob a responsabilidade da área de Recursos Humanos. Por meio dela, a empresa obtém também o controle sobre a produtividade dos negócios — mantendo o ritmo necessário para os resultados desejados.

Isso demonstra a importância de se fazer esse controle de maneira antecipada, pois também exige conhecimento prévio sobre a própria companhia para gerir da melhor maneira as merecidas férias dos colaboradores.

Continue a leitura e descubra como ter um controle de férias apropriado para sua equipe.

A importância do controle de férias

O planejamento é fundamental para que sua empresa seja administrada de modo eficaz, permitindo que os negócios tenham um resultado positivo. Em outras palavras, ele viabiliza o crescimento da organização.

Esse planejamento deve ser estendido ao controle de férias para evitar que a empresa sofra prejuízos durante a ausência dos seus colaboradores. Para isso, existe a gestão de férias.

A gestão de férias deve seguir o tempo de trabalho dos colaboradores, considerando os períodos que a empresa necessita da equipe completa e a disponibilidade de verba para possibilitar a saída temporária deles.

As férias se tratam de um direito do trabalhador e devem ser respeitadas. No entanto, é preciso considerar todos os fatores antes de decidir quem se ausentará por algumas semanas e qual o período do ano.

Lojas on-line, por exemplo, incentivam seus colaboradores a tirarem férias entre janeiro e agosto. A partir de setembro, elas direcionam esforço máximo para sazonalidades como Dia das Crianças, Black Friday e Natal — eventos que são consecutivos.

Sem esse planejamento, o RH pode gerar grandes problemas para a empresa como a falta de mão de obra ou produtividade abaixo do necessário para atender as demandas de mercado.

Em qualquer empresa, independentemente do segmento ou porte, o controle de férias é essencial para manter a produtividade dos negócios. Sem estabelecer mecanismos adequados para dominá-lo, sua empresa corre o risco de afetar a relação com os colaboradores.

Sem o controle de férias, torna-se difícil estabelecer uma política que oriente os colaboradores sobre os melhores meses para eles se ausentarem.  E quando têm uma política para consultar, os profissionais conseguem organizar melhor os períodos de descanso com suas respectivas famílias.

Vantagens de ter um bom controle de férias

Foco na produtividade

Ao fazer a gestão das férias dos seus colaboradores, é possível direcionar todos os esforços necessários para obter os resultados desejados durante os períodos do ano em que a demanda por produtos e serviços é maior.

Colaboradores mais motivados

mulher mexendo no notebook
O controle de férias quando bem feito, ajuda não apenas a organização da empresa, mas também motiva seus colaboradores.

Essa gestão facilita a criação de uma política de férias. Para os colaboradores, trata-se de uma ferramenta excelente, pois por meio dela, eles conseguem organizar viagens e combinar com seus familiares um período para que descansem juntos.

Sem passivos trabalhistas

A Lei Trabalhista garante que todo colaborador tenha direito a férias e, sem organização, as chances de sua empresa se ver envolta aos passivos trabalhistas são maiores . Trata-se de um gasto que precisa ser evitado.

Tempo suficiente para substituições

Em casos específicos é comum ter a necessidade de substituir o colaborador que está entrando de férias. Como o controle antecipa necessidades, ele fornece o tempo para que você consiga efetuar essas substituições.

Como fazer o controle de férias dos colaboradores

Defina a política de férias

A definição de uma política de férias é fundamental para que o seu controle seja feito de maneira eficiente. Sendo assim, conheça o que diz a atual Lei Trabalhista e, a partir daí, estabelecer a forma pela qual o direito será concedido.

Estabeleça prazos para todos

Evite ser surpreendido pelo vencimento das férias dos trabalhadores. Defina um limite de datas para que cada profissional apresente o requerimento para sair de férias. Assim, seus respectivos setores também ganham tempo para se organizar.

Planeje-se para cobrir ausências

O prazo para que cada profissional solicite suas férias deve ser suficiente para que a empresa tenha como se planejar para cobrir ausências. Desse modo, você evita sobrecargas e consegue manter a produtividade daquelas áreas que não podem parar.

A tecnologia deve ser utilizada a favor do controle de férias. Um bom sistema de Gestão de RH pode auxiliar a organização da rotina de trabalho do RH. Ao optar pelos serviços da 2easy  seja no modelo de SaaS ou BPO da folha de pagamento sua empresa conta com o Portal de RH2you.

Este recurso permite acessar informações e funções a qualquer hora e qualquer lugar, pois é 100% web. Através dele, é possível ter à disposição um conjunto de informações configuradas de acordo com a preferência de sua empresa, como: realizar o planejamento anual de férias, descentralizar informações de gestores e colaboradores com autorização prévia de processos via worflow e manter sua equipe organizada e motivada.

Além disso, o Portal RH permite a descentralização de parte das atividades, reduz deslocamentos desnecessários, aumentando a produtividade da sua equipe.

botão fale conosco

Saiba mais sobre o portal de RH e do software de gestão da 2easy. Tenha sua intranet de RH sempre pronta para uma gestão otimizada e alinhada com as necessidades do seu negócio.

Deixe o seu comentário