Como o controle de ponto eletrônico pode melhorar o orçamento

Compartilhar

O profissionalismo e a transparência são requisitos essenciais para o bom funcionamento de todos os setores de uma empresa. Eles devem estar presentes em todas as atividades cotidianas da organização, inclusive, nas ações da área de Recursos Humanos, por meio do controle de ponto eletrônico. 

Controlar eletronicamente o ponto dos colaboradores, vai além da questão da organização. Envolve disciplina, controle de gastos, agilidade e precisão na gestão do negócio e no relacionamento com os profissionais. Isso também ajuda a proteger os direitos da empresa e dos colaboradores, bem como garantir os seus deveres.

Continue a leitura e saiba como o controle de ponto eletrônico pode melhorar o orçamento da sua empresa.

Legislação e obrigatoriedade do ponto eletrônico

De acordo com o artigo 74 da CLT, empresas com um número superior a dez funcionários são obrigadas a realizar o controle de ponto dos colaboradores. Fica a critério de cada empregador, como a fiscalização e a frequência da jornada de trabalho serão analisadas. E, caso seja necessário, mais de um modo de controle  — manual, eletrônico ou digital — pode ser adotado.

Precisão na marcação das horas trabalhadas

O controle de ponto eletrônico garante extrema precisão na marcação das horas trabalhadas, evitando que a empresa pague a mais ou a menos do que o colaborador realmente trabalhou. Por meio dele, a contagem de horas trabalhadas inicia no exato instante em que o colaborador registra sua biometria no relógio e, finaliza, quando ele aponta novamente na saída.

Desse modo, as informações podem ser acessadas a qualquer momento. Isso dispensa, por exemplo, ter que esperar o fechamento da folha de ponto para analisar a jornada de trabalho de cada colaborador.  

Além disso, os funcionários ganham uma maior flexibilidade de horários, já que o ponto eletrônico agiliza a entrada e saída deles, sem a necessidade de ter alguém no controle o tempo todo. No entanto, é sempre recomendado conversar com seu chefe antes de resolver tirar uma folga ou entrar mais tarde no expediente, pois é preciso deixar acordado, previamente, afim de evitar possíveis problemas.

A precisão na marcação das horas trabalhadas é refletida na folha de pagamento, que aponta a quantidade de tempo extra dedicado ao trabalho e a consequente remuneração por ele — sem margem para erros.

Facilidade na instalação e uso do controle de ponto eletrônico

Outra vantagem do controle de ponto eletrônico é a facilidade que envolve sua instalação e uso. Ele pode ser instalado por meio de um relógio próprio ou em tablets e smartphones e, nestes casos, deve ser implementado sempre mediante acordo coletivo e de acordo com a Portaria 373.

Assim, um benefício da instalação do controle de ponto eletrônico é que, ao invés de dedicar parte de seu orçamento para compra de relógios, instalação e manutenção, você utiliza um sistema 100% digital e ecologicamente correto.

As consultas, conferências e a emissão de comprovantes podem ser feitas on-line, com apenas alguns cliques. Para o colaborador, reflete a transparência necessária e, para a empresa, uma economia certeira.

Praticidade com o ponto eletrônico no celular ou tablet

Além de ser uma ferramenta fácil de ser instalada, o controle de ponto eletrônico utilizado via celular ou tablet é prático, pois armazena os registros de forma online e possibilita que você consulte as informações a qualquer momento.

mulher usando o controle de ponto eletrônico no celular
Uma das praticidades da implementação do controle de ponto eletrônico é que os colaboradores, podem registrar suas horas de trabalho mesmo não estando no escritório.

Essa modalidade pode ser estendida aos smartphones corporativos da companhia, permitindo que o colaborador que trabalha fora consiga registrar o início de suas atividades de trabalho, mesmo que não haja internet no local.

Nesses aplicativos, os dados ficam armazenados no aparelho e são transmitidos assim que o sinal de internet é restabelecido. Com acesso on-line, você tem como monitorar a jornada de trabalho em tempo real, por meio de geolocalização.

Ao registrar o início de suas atividades laborais, o aplicativo de ponto eletrônico armazena também a localização exata de onde a ação foi feita. Isso dá a certeza necessária à empresa de que ele se encontra no local de trabalho.

Economia e melhor controle de gastos

Tanto o controle eletrônico via celular ou tablet, quanto o da máquina instalada no escritório trazem economia e melhor controle de gastos. No caso dos dispositivos móveis, o colaborador usa uma tecnologia com a qual está acostumado.

Trata-se de mais conforto para ele e economia para a empresa, que não gasta com a aquisição e manutenção de um equipamento mais complexo. Além disso, a equipe de Recursos Humanos perde menos tempo com as solicitações dos colaboradores, já que eles podem consultar os horários no próprio aplicativo.

Mesmo com a máquina, a economia se reflete na precisão do controle dos horários e os pagamentos feitos de maneira justa — evitando gastos desnecessários. Por meio dele, a empresa pode identificar os colaboradores que atrasam mais, estão ausentes e que, de uma forma ou de outra, prejudicam o andamento das atividades.

Agilidade no fechamento do ponto

O controle de ponto eletrônico também oferece economia por meio da agilidade em seu fechamento. Os dados registrados nele são exportados para um sistema que faz os cálculos das horas automaticamente, sem a necessidade de alguém realizar uma interferência manual.

Isso diminui de dois a quatro dias o tempo de trabalho do gestor de recursos humanos, permitindo que ele tenha mais espaço para trabalhar em outras frentes que são estratégicas para o funcionamento do negócio — como a atração e a retenção de talentos.

Integrado ao sistema de folha de pagamento, o controle de ponto eletrônico transforma os registros das horas em valores, eliminando cálculos manuais e os possíveis erros que eles podem causar.

Ter um controle de ponto eletrônico na sua empresa transmite mais segurança aos colaboradores e, ao mesmo tempo, garante uma redução de gastos. Por meio dele, sua equipe de recursos humanos ganha a agilidade necessária para tomar decisões e garantir a produtividade que o negócio precisa.

fale com a 2easy e veja como o controle de ponto eletrônico pode ajudar sua empresa

A 2easy oferece o serviço de controle de ponto eletrônico interligado ao software on-line, facilitando ainda a rotina da empresa e proporcionando um melhor controle de gastos.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias