Cultura e clima organizacional: conheça os benefícios para empresas

Compartilhar

Para promover um melhor ambiente de trabalho para os seus colaboradores, todo gestor de Recursos Humanos deve conhecer a diferença entre cultura e clima organizacional. No entanto, é comum confundir esses termos.

Isso acontece porque eles são muito parecidos e estão diretamente relacionados dentro de qualquer empresa, mas têm significados diferentes. Enquanto um conceito diz respeito aos valores da companhia, o outro mostra o dia a dia.

Continue a leitura, entenda a diferença entre cultura e clima organizacional e conheça os principais benefícios para as empresas.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é definida pelos valores, crenças, regras morais e éticas que dão base para o comportamento dos colaboradores e gestores de uma organização. Em outras palavras, trata-se do código de conduta da companhia.

Esse código de conduta indica como cada profissional deve se comportar e agir dentro da empresa — algo que se reflete na imagem da organização. Dessa forma, pode ser que ela seja vista de maneira positiva ou negativa.

Uma vez que estamos falando de valores, devemos compreender que a cultura organizacional se encontra enraizada na rotina das pessoas, o que a torna impossível de ser mudada do dia para a noite.

Qualquer mudança que se deseja aplicar na cultura organizacional precisa ser feita de maneira lenta e gradual, oferecendo a oportunidade para que todos os membros consigam se adequar às novidades.

Para exemplificar o conceito de cultura organizacional, imagine aquela empresa que sempre permitiu horários flexíveis para os seus colaboradores e, de repente, passou a cobrar um horário rígido de entrada e saída. É necessário que haja um tempo de adaptação para os colaboradores, pois eles precisam organizar suas rotinas, tanto relacionadas ao trabalho quanto pessoais, para cumprirem com essas novas normas.

Quais são os benefícios da cultura organizacional?

Direciona os colaboradores para um trabalho em sintonia

As diretrizes que norteiam o comportamento das pessoas pode encaminhá-las para um trabalho em sintonia, pois alinha as rotinas delas às suas respectivas atividades. Isso é feito por meio do compartilhamento de expectativas em relação aos objetivos da organização.

Melhora o desempenho e a união dos colaboradores

Uma forte cultura organizacional torna o ambiente de trabalho mais agradável, pois oferece a autonomia e o conforto que são necessários para uma comunicação objetiva e transparente entre todos, algo que favorece a produtividade.

Permite a identificação do perfil ideal do colaborador para a empresa

Pessoas que compartilham características em comum trabalham melhor em grupo do que aquelas que são muito diferentes. Com o fortalecimento da cultura organizacional, você pode visualizar o perfil ideal do colaborador para identificá-lo nos processos de recrutamento e seleção.

Favorece o crescimento das pessoas e a execução dos processos

Quando a cultura organizacional não recebe apoio suficiente da equipe de RH para o seu fortalecimento, ela pode se tornar um obstáculo para as pessoas e os processos da empresa. Isso favorece o excesso de competitividade e um ambiente repleto de fofocas e especulações.

O que é clima organizacional?

pessoas levantando placas coloridas
Saber a opinião dos colaboradores é uma ótima maneira de fazer com que a cultura e clima organizacional da empresa estejam sempre bem alinhados.

O clima organizacional funciona como um tipo de termômetro no qual a empresa consegue medir o nível de satisfação dos seus colaboradores em todos os aspectos relacionados à organização — da relação com os líderes à limpeza do ambiente.

Isso significa que o clima organizacional pode ser definido como a percepção que os profissionais da sua empresa têm em relação a ela. De fato, trata-se de algo mutável, pois o clima passa por mudanças constantes — principalmente quando a cultura organizacional não está bem estabelecida.

Contribuem negativamente para o clima organizacional o excesso de mudanças nos processos da companhia, muitas demissões, contratações mal feitas, falta de líderes e uma estrutura ruim de trabalho — como mobiliário antiquado para as atividades.

Essa possibilidade de mudança leva o RH a ter que acompanhar, periodicamente, o nível de satisfação dos colaboradores. Isso deve ser feito por meio de pesquisas anônimas, pois elas dão a oportunidade de se manifestar com mais liberdade.

De olho no nível de satisfação dos colaboradores, você e sua equipe de RH têm meios para identificar os pontos que merecem mais atenção e, juntos, podem planejar ações que promovam melhorias.

Quais são os benefícios do clima organizacional?

Permite a tomada de decisões eficazes

É muito complicado promover mudanças em uma empresa sem saber por onde começar. No caso das pesquisas de nível de satisfação, elas possibilitam fazer um diagnóstico completo e preciso da percepção dos profissionais sobre a organização — o que facilita a sua tomada de decisões.

Aumenta a motivação e o engajamento de todos

A realização da pesquisa, por si só, já é um fator que contribui com a motivação da equipe, pois ele fica satisfeito por ser ouvido. Somando isso às ações feitas para melhorar o clima organizacional, você alcança níveis maiores de motivação e de engajamento entre todos.

Diminui a rotatividade e o absenteísmo

Quem se encontrava desmotivado e acabava faltando ou atrasando para o trabalho, ganha uma nova oportunidade para executar suas tarefas com mais motivação. Já aqueles que pensavam em se demitir, recebem um sinal da companhia de que podem dar a ela uma nova oportunidade.

Conhecer as diferenças entre cultura e clima organizacional, bem como os benefícios desses dois termos para empresa, é fundamental para que você e sua equipe promovam mudanças com foco em produtividade.

Nesse aspecto, algumas ferramentas são muito importantes para manter a cultura e clima organizacional bem direcionados, como o sistema de gestão de RH. Conheça essa ferramenta e saiba como direcionar esforços para os aspectos mais estratégicos da sua empresa.

botão fale conosco para conhecer os serviços da 2easy

A 2easy possui a ferramenta tecnológica necessária para auxiliar na aplicação de projetos de pesquisas relacionadas ao clima, performance ou desempenho da sua empresa e de seus colaboradores. No site, você encontrará mais informações sobre esta solução.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias