Como fazer as melhores descrições de cargos para sua empresa

Compartilhar

Quem trabalha com recrutamento e seleção, conhece as dificuldades que fazem parte da rotina de buscar pelos melhores profissionais do mercado. De fato, essa não é uma tarefa fácil, por isso, é fundamental atentar-se às descrições de cargos.

Muitos profissionais de Recursos Humanos ignoram a importância que esse tema tem para o sucesso do trabalho de recrutamento e seleção de pessoas. Eles caem na armadilha de julgar que uma descrição tem apenas a função de informar quais as principais características de um cargo. No entanto, trata-se de algo que vai muito além disso.

Continue a leitura e saiba como fazer as melhores descrições de cargos para a sua empresa e qual sua importância para o sistema de RH da sua empresa.

A importância das descrições de cargos

Descrever bem um cargo, na atualidade, faz parte de uma estratégia de diferenciação que muitas empresas, incluindo as especializadas em RH, fazem para se diferenciarem das concorrentes e, dessa forma, conquistarem os talentos desejados. Essa é uma ação muito importante, pois estamos em plena era digital e os candidatos buscam oportunidades de trabalho na internet.

Os candidatos, em uma rápida busca por oportunidade profissional, se deparam com várias companhias e, sem boas descrições de cargos e salários, uma empresa pode sumir em meio às demais. Sendo assim, essa parte do processo deve ser feita com atenção e dedicação.

É a partir das descrições de cargos e salários que sua empresa consegue ter mais visibilidade no mercado e manter a relevância do seu nome diante dos seus principais concorrentes. Além disso, fazer boas descrições de cargos é essencial para que o RH da empresa consiga manter a organização na sua gestão. Os principais benefícios desse detalhamento são:

  • descrições de cargos feitas com precisão, auxiliam a área de treinamento da empresa a desenvolver melhor seus programas baseando-se nas especificações que cada cargo possui;
  • quanto mais específica for a descrição de um cargo, mais fácil será atribuir uma faixa salarial a ele;
  • garante que o candidato tenha uma ampla noção do seu escopo de trabalho, evitando possíveis insatisfações;
  • o recrutamento é feito de forma mais ágil;
  • mais facilidade em atrair o perfil que a organização requer;
  • melhora a definição das responsabilidades que serão atribuídas ao colaborador.

Como fazer as melhores descrições de cargos

Você sabia que a descrição de um cargo é, em muitos casos, o primeiro contato que o profissional tem com a sua empresa? Por isso, ele deve ser elaborado com o objetivo de informar e, além disso, despertar o interesse do candidato.

Tendo em vista que se trata de algo que causa uma boa ou má primeira impressão, confira o que considerar na elaboração de descrições de cargos para a sua empresa:

1. Defina objetivos e responsabilidades

Esse é o básico de qualquer descrição. Informe o cargo que o profissional terá caso seja o contratado, a área de atuação, as atividades que serão desempenhadas, as responsabilidades e os objetivos que justificam suas tarefas.

2. Apresente os pré-requisitos

Nessa etapa, deve ser elaborada uma lista com todas as especificações que precisam ser cumpridas para que o cargo seja direcionado, especificamente, para o perfil que a empresa procura. Informe o nível de experiência necessário, a escolaridade e as habilidades técnicas e comportamentais.

3. Fale sobre a empresa e a equipe nas descrições de cargos

O candidato não considera somente o salário ou a oportunidade profissional no momento em que reflete aceitar ou não uma proposta de trabalho. Ele também avalia outros aspectos da sua empresa, como cultura e clima organizacional.

O ambiente de trabalho é reflexo do modo como a organização pensa e lida com seus colaboradores. Sendo assim, nas descrições de cargos, conte um pouco de como são as políticas, a missão da companhia, os diferenciais de mercado e outros aspectos.

A equipe também precisa de um espaço, mesmo que mínimo, para ser descrita. Aborde o perfil das pessoas que trabalham na sua organização, os objetivos comuns e outras características que permitam uma associação entre expectativa e realidade.

4. Discorra sobre os benefícios

Outro ponto importante nas descrições de cargos, diz respeito aos benefícios oferecidos por sua empresa. Comunique a faixa salarial, se não quiser dizer o valor exato, e os incentivos e benefícios que fazem parte desse pacote de recompensas.

RH fazendo a descrição de cargos
As descrições de cargos são essenciais para que o candidato à uma determinada vaga entenda qual será sua função dentro da empresa.

O seu objetivo é encontrar o perfil ideal

Perceba como as descrições de cargos conduzem sua empresa por um funil para que, no fim, ela encontre o perfil ideal de profissional. Isso é fundamental para a diferenciação entre empresas que desejam se destacar, reduzir custos e acertar na escolha dos talentos.

A descrição de um cargo reflete a possibilidade de reduzir níveis de índices como absenteísmo e turnover. Assim, o profissional vislumbra uma carreira mais duradoura na organização, pois consegue avaliar se seu perfil encaixa com o que ele e a empresa esperam.

O candidato que se depara com boas descrições de cargo, tende a permanecer por mais tempo alinhado com as políticas da companhia, o que garante a satisfação. Na outra ponta, na qual as descrições não foram bem feitas, você pode lidar com profissionais mais propensos ao estresse.

A 2easy oferece uma solução completa de técnologia e serviços para a Gestão de Recursos Humanos da sua empresa. Conheça esse e outros módulos da ferramenta, acessando o nosso site.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias