Como e por que promover desenvolvimento profissional

Compartilhar

Para qualquer organização, independentemente do setor no qual atua ou do porte que possui, promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores significa cuidar do seu principal ativo.

A soma dos êxitos individuais e coletivos dessas pessoas resultam no sucesso do negócio. Além disso, representa o retorno sobre o investimento que é feito em cada contratação.

Uma das principais características do mercado atual é o alto grau de dinamicidade, pois nada é constante e tudo torna-se mutável — exigindo uma rápida adaptação por parte das empresas. Vem daí uma das necessidades constantes de desenvolver pessoas! Quer saber quais são as outras?

Continue a leitura e saiba como e por que promover o desenvolvimento profissional em sua organização!

Sua empresa depende do sucesso de cada colaborador

É essencial que toda organização se preocupe com seus colaboradores, oferecendo a estrutura necessária para que eles desenvolvam bem suas funções. Por esse motivo, a gestão de pessoas merece mais atenção.

Empresas, por mais modernas e tecnológicas, são feitas exclusivamente de pessoas e isso quer dizer que o sucesso ou o fracasso depende delas. Em outras palavras, precisam atingir as metas estabelecidas e aprimorar seus resultados.

O fato é que colocar isso em prática não envolve apenas clareza sobre o que se deseja alcançar ou boas intenções. É preciso se preparar para seguir um planejamento e ter soluções para imprevistos que aparecem durante essa trajetória.

Nesse sentido, o desenvolvimento profissional é o caminho ideal para que todo e qualquer obstáculo seja enfrentado e superado.

O desenvolvimento profissional é a solução sob medida  

Profissionais despreparados não têm as competências necessárias para o crescimento corporativo — principalmente na atualidade, em que as transformações acontecem mais rapidamente.

Sendo assim, a expectativa por bons resultados deve ser a consequência de sua empresa ter uma equipe preparada para exercer com excelência suas funções e, ao mesmo tempo, criar soluções inovadoras.

Quando não há estímulo ao desenvolvimento profissional, a organização pode ter custos com repetição de processos e até insatisfação dos clientes. No entanto, por muito tempo, desenvolver pessoas foi visto apenas como uma forma de adaptá-las ao ambiente de trabalho — sempre com foco no conhecimento técnico.

A realidade nos mostra que as capacidades comportamentais também precisam ser desenvolvidas, pois potencializam o crescimento profissional e aumentam a competitividade do negócio.

A motivação tem a ver com o desenvolvimento de pessoas

Tendo o fator humano como diferencial para qualquer organização, é importante saber que ele deve ser constantemente estimulado. Colaboradores motivados estão dispostos a crescer, alcançar metas e atingir objetivos da melhor maneira possível.   

Ser um bom profissional, na atualidade, já não é suficiente para permanecer em um emprego. É preciso ir além, renovar o conhecimento e se mostrar disposto!

Mas a motivação é algo que vem de dentro de cada pessoa. No contexto organizacional, líderes devem estimular seus colaboradores para que eles encontrem a própria motivação e o desenvolvimento de pessoas tem tudo a ver com isso.

Quando sua empresa promove o desenvolvimento profissional, oferece aos colaboradores a oportunidade de se sentirem mais autoconfiantes, pois sabem como devem lidar com os percalços e desafios que surgem.

Eles se tornam mais autoconfiantes, pois recebem o apoio necessário para serem cada vez mais produtivos. Isso cria o clima ideal para que eles busquem se destacar em suas respectivas áreas.

Como promover a cultura do desenvolvimento profissional

Na imagem se vê uma mesa, com xícaras de café e cadernos de anotações, enquanto duas pessoas conversam sobre desenvolvimento profissional.

Feedbacks

Experiências positivas e negativas devem fazer parte de análises que dão base para ações futuras. Com o feedback, o colaborador tem como saber em que está acertando ou errando e pode evitar cometer as mesmas falhas e focar nos melhores resultados.

Liderança

Líderes transmitem ensinamentos, experiências e atitudes aos colaboradores. Se eles demonstram na prática a importância do desenvolvimento profissional, torna-se mais fácil para que os trabalhadores assimilem isso.

Cultura organizacional

Missão, valores e propósitos não devem ficar apenas no papel. É fundamental que o desenvolvimento profissional seja estimulado nas ações do dia a dia — desde a intranet até a forma como a comunicação é estabelecida.

Onboarding

O processo de integração de novos colaboradores deve contemplar materiais que expliquem, de forma efetiva, como o trabalho precisa ser feito. O onboarding ajuda a alinhar conhecimentos e preparar esses trabalhadores para que iniciem suas atividades com o máximo de precisão.

Treinamentos

Pesquisas identificam as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas. Baseado nelas, prepare treinamentos ou um programa de educação corporativa que promova o desenvolvimento profissional. Realize-os frequentemente, pois é importante ter em mente que o conhecimento é algo renovável e que precisa de atualização.

O estímulo ao desenvolvimento profissional oferece inúmeros ganhos para sua organização! Repense suas estratégias e utilize um bom sistema integrado de gestão de pessoas para auxiliar no planejamento desse programa.

Fale com a 2easy e conheça nossas soluções para cuidar do desenvolvimento profissional, folha de pagamento, benefícios, cargos, salários, segurança do trabalho, controle de ponto e outros fatores essenciais para o sucesso do seu negócio! Conheça também nosso sistema de avaliações para performance, desempenho, competência, clima e satisfação, e muito mais! 

 

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias