Entenda porque a diversidade e inclusão nas empresas é tão importante

Compartilhar

Por que investir em diversidade e inclusão nas empresas? Essa é uma pergunta feita com cada vez mais frequência por empresários, empreendedores, líderes e gestores. Uma pesquisa da McKinsey and Co. com 1 mil companhias de 12 países concluiu que elas são mais lucrativas quando há diversidade cultural e de gênero.

As empresas que praticam diversidade e inclusão têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado. E quando a diversidade é cultural e étnica, esse percentual sobe para 33%.

É fato que existe uma relação entre a diversidade e inclusão nas empresas e os resultados que elas obtêm. Para você entender como isso acontece, continue a leitura deste artigo.

O que é diversidade e inclusão nas empresas?

Empresas são feitas de pessoas e, como seres humanos, somos diferentes. Cada indivíduo foi criado em uma realidade e enxerga o mundo a partir do próprio ponto de vista. Possuímos características em comum, o que permite a formação de grupos, mas que não são homogêneos.

Algumas organizações não valorizam a oportunidade que essa realidade oferece e insistem na busca por profissionais cada vez mais parecidos. No entanto, isso vai na contramão do objetivo de muitas delas: aumentar os níveis de criatividade e inovação.

Ora, como as empresas querem ser criativas se não há, por exemplo, diversidade na forma de pensar dos seus profissionais? É como tentar colocar um grupo de pessoas para criar um produto para uma parcela da população da qual ninguém conhece ou vivenciou a realidade.

Para aumentar os níveis de criatividade e inovação de sua organização, é preciso atrair pessoas diferentes. Surge, portanto, outro conceito: a inclusão.

Inclusão significa valorizar, aproveitar e respeitar a diversidade de raças, gêneros, culturas, orientações sexuais e até habilidades. Para que a diversidade seja uma realidade em sua empresa, é preciso incluir as diferenças!

Obviamente que a capacidade profissional merece destaque e não pode ser esquecida, mas isso não justifica práticas discriminatórias durante recrutamentos, seleções e contratações.

Por que a diversidade e inclusão nas empresas é importante?

Forma equipes mais criativas

A combinação de diferentes culturas possibilita criar experiências que agregam valor ao ambiente de trabalho, melhoram a convivência entre todos e a troca de conhecimentos. Isso permite acesso a diferentes pontos de vista, contribuindo com ampliação da criatividade.

Equipes diversificadas  são capazes de desenvolver diferentes soluções para que os clientes da empresa tenham suas necessidades atendidas. Lembre-se de que esses clientes também são diversificados e nem sempre precisam dos mesmos produtos e serviços.

Cria um diferencial competitivo

Apostar na diversidade e criatividade ajuda a fortalecer a marca da sua empresa — tanto entre os concorrentes quanto na opinião dos consumidores. Ela se torna mais competitiva, pois tem um time que reflete o que a sociedade é: diversa.

colaboradores mostrando a diversidade da empresa
A diversidade e inclusão nas empresas mostra que a organização é muito mais que apenas “negócios”.

Em relação aos consumidores, essa é uma mensagem que fala sobre responsabilidade social. As pessoas apoiam organizações inclusivas e que valorizam as diferenças existentes na sociedade. Somente isso já ajuda a criar um outro ponto de destaque.

Atrai e retém os melhores talentos

O verdadeiro profissional é aquele enxerga e valoriza o potencial de seus colegas de trabalho, independentemente das diferenças existentes. Sendo assim, características físicas ou culturais não deve ser vistas como impeditivos para a contratação de outros talentos.

É desse modo que sua companhia consegue atrair os melhores profissionais. Por meio da mensagem de inclusão, a empresa abre suas portas para que talentos diversos tenham vontade de trabalhar nela. Do mesmo modo, isso também contribui com a retenção de talentos. Não são todas as empresas que estimulam a diversidade e o reconhecimento é recíproco.

Líderes precisam enxergar os benefícios obtidos a partir das diversas forças de trabalho. Essa é uma relação de ganho mútuo. As gerações mais recentes já quebraram muitos paradigmas nesse sentido e o mercado vem se adaptado a esses novos profissionais.

Promover a diversidade e inclusão nas empresas é um dever de todos e necessita de atenção para que, diante das mudanças na sociedade, não deixe o seu negócio associado a um passado que considerava normal certas práticas discriminatórias.

botão fale conosco

Palestras e workshops ajudam a conscientizar líderes e liderados, combater a desinformação e estimular o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a diversidade e inclusão nas empresas. Confira aqui outros benefícios que podem ser obtidos.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias