Employee experience: o que é e como implementar

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Empresas costumam priorizar clientes, buscando proporcionar satisfação a eles para que continuem comprando seus produtos e serviços. E quando se trata de manter o colaborador sempre motivado e satisfeito? Vem daí o conceito de employee experience.

Há quem confunda o significado do termo employee experience com gestão de talentos, desenvolvimento de pessoas ou engajamento de colaboradores. Embora esteja relacionada com estes e outros, não se trata de um sinônimo.

O termo, que pode ser traduzido para experiência do colaborador, é a soma das percepções que cada indivíduo tem sobre suas interações com a organização na qual trabalha.

Trata-se de algo intrínseco do ciclo de vida do profissional.

Por que isso é importante?

Quando um colaborador não tem uma experiência positiva e conectada aos propósitos e valores da organização, deixa de ser capaz de proporcionar uma boa customer experience, ou seja, experiência do consumidor.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse conceito, conheça as vantagens de implementá-lo e como isso pode ser feito!

Entendendo employee experience melhor

Employee experience é a soma de todas as experiências e percepções desde o primeiro contato com a organização, até o fim de seu vínculo trabalhista.

Para quem trabalha com vendas, esse conceito soa familiar.

O ciclo de vida de um cliente é muito parecido com o do colaborador de qualquer empresa. Ambos são atraídos, rentabilizados, retidos e, em alguns casos, recuperados.

Essa similaridade despertou a atenção das organizações.

Colaboradores são seus capitais humano e intelectual — pilares importantes que ajudam a diferenciá-las dos concorrentes. Se não há investimento neles, elas enfraquecem.

Recorte das mãos de uma pessoa sentada em uma mesa de reunião gesticulando explicações sobre employee experience
O conceito de employee experience busca compreender o ponto de vista dos colaboradores

O fato é que muitas organizações ainda não conseguem entender esse conceito e acreditam que employee experience tem a ver apenas com benefícios atraentes ou a autodenominação de “ótimo lugar para trabalhar”.

A raiz do conceito que envolve a experiência do colaborador está na mudança do papel que a área de Recursos Humanos vem passando. Mais estratégica, ela trata colaboradores como parceiros, em vez de recursos.

Sabendo da importância que as pessoas têm para os resultados de qualquer negócio, aumentou-se o esforço para proporcionar bem-estar e satisfação entre os profissionais.

Por esse motivo, a employee experience ganhou relevância.

Vantagens que esse conceito traz para qualquer empresa

Proporcionar uma positiva experiência aos colaboradores é essencial para garantir o alto desempenho deles, além de mantê-los engajados e comprometidos com o resultado da empresa.

A seguir, as principais vantagens da employee experience para a organização:

Atrai e retém os melhores talentos

Quem não gostaria de trabalhar em um lugar no qual é ouvido, estimulado a crescer, participa ativamente dos processos e se sente automotivado?

A experiência positiva retém talentos e, no mercado, é vista como fator de atração para outros profissionais.

Ajuda no processo de onboarding

As primeiras percepções criadas pelo colaborador sobre sua empresa precisam ser positivas para que ele permaneça nela.

Quando se investe em employee experience, o onboarding contribui com uma experiência guiada para que seja estimulante.

Estimula o engajamento profissional

Uma vez que a employee experience promove o bem-estar em todos os sentidos, os profissionais tendem a se sentir mais automotivados e, como retribuição, se tornam engajados no trabalho.

Aumenta a produtividade de todos

Outra consequência é o aumento no nível de produtividade, pois os colaboradores estão felizes e buscando uma realização profissional possível de ser alcançada.

Eles sabem que serão reconhecidos por isso!

Reduz o absenteísmo

Atrasos e faltas, justificadas ou não, tendem a ser menos frequentes, pois os profissionais estão mais dispostos para o trabalho e comprometidos com suas tarefas e demais responsabilidades.

Melhora o clima organizacional

O resultado é uma considerável melhora no clima organizacional, pois as pessoas estão focadas no trabalho, em vez de se preocupar ou praticar fofocas, especulações, intrigas e conflitos.

Como implementar employee experience

mesa de reunião com vários computadores analizando employee experience
Invista em employee experience e entenda caminhos para melhorias na organização do trabalho

Valorize o onboarding

O primeiro dia de trabalho de qualquer colaborador tem muita expectativa, mas pode ser frustrante quando ele não é recebido da forma adequada. Informações e ferramentas básicas, por exemplo, devem ser preparadas com antecedência.

Adapte o processo ao colaborador

Existem diferentes maneiras de se alcançar um resultado! Forçar uma única pode impedir que seus profissionais sejam inovadores e criativos.

Sendo assim, antes de pensar em processos, considere como as pessoas poderão lidar com eles.

Crie uma jornada única

Lembre-se de que employee experience não se resume a experiências isoladas, portanto, promova a continuidade e a interligação de suas ações voltadas para o bem-estar.

Tudo precisa estar devidamente conectado.

Ouça seus colaboradores

O que parece óbvio, nem sempre é. De nada adiantará praticar as ações descritas neste artigo sem ouvir o que seus colaboradores têm a dizer.

Entenda-os para saber o que precisam, como se sentem e de que modo podem contribuir.

Considere-a um investimento, não um gasto

Não confunda employee experience com uma despesa que pode ser evitada.

Tenha em mente que a valorização do capital humano é refletida na outra ponta do processo, ou seja, na experiência de cada cliente.

Também é importante que você acompanhe seus indicadores de RH para encontrar falhas e oportunidades de melhoria, promovendo a employee experience de maneira contínua e integrada — gerando os resultados que a organização deseja.

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