Empresas de BPO x Escritórios de Contabilidade: qual vale a pena?

Empresas de BPO e Escritórios de Contabilidade

Um rápido olhar para o mercado permite visualizar que ele está marcado pela forte concorrência entre as marcas, presença de um público bem informado e uma certa padronização entre os produtos oferecidos por cada organização — algo que se deve pelo surgimento de empresas de BPO e das tecnologias de ponta presentes no mercado.

Esse cenário obriga as empresas a serem flexíveis, com uma capacidade constante de se reinventar — respondendo com a rapidez necessária às mudanças do mercado. E nessa dinâmica atual que surgiram as empresas de BPO (Business Process Outsourcing), que realizam a terceirização dos processos de negócio.

Neste artigo, você vai entender a diferença entre o trabalho das empresas de BPO e os escritórios de contabilidade — visualizando os benefícios que cada uma traz para a sua organização.

Empresas de BPO e Escritório de Contabilidade
Empresas de BPO trazem soluções inteligentes para o seu negócio. Imagem: FitBrokers.

Como é a atuação dos escritórios de contabilidade?

Os escritórios de contabilidade realizam um trabalho de análise em diversas áreas, como a fiscal, tributária e a trabalhista de empresas, instituições e entidades — governamentais ou não.

Trata-se de um trabalho que demanda tempo e, por esse motivo, as organizações contratam escritórios que prestam esse serviço. Contudo, em muitos casos, não há vantagem financeira em manter uma estrutura dessa dentro da companhia.

Uma vez que muitas empresas devem realizar auditorias periódicas, torna-se mais prático contratar um escritório de contabilidade para fazer o balanço contábil e financeiro, além do pagamento de tributos e a solução de problemas trabalhistas.

No entanto, os escritórios de contabilidade têm atuação muito ampla — oferecendo serviços que podem ser feitos internamente. Algumas firmas até atuam como assessoria específica em determinadas áreas, mas ainda são poucas.

E esses escritórios não possibilitam a alocação permanente de profissionais em seus clientes, centralizando as ações em suas próprias estruturas. Desse modo, ainda demandam das suas equipes uma parte do trabalho.

E as empresas de BPO?

As empresas de BPO trabalham de modo diferente dos escritórios de contabilidade. Elas não realizam assessoria e são capazes de assumir áreas inteiras do seu negócio — principalmente as atividades que não fazem parte do core business.

O Business Process Outsourcing vem ganhando força, pois as empresas estão cada vez mais focadas em reduzir seus custos, aumentar a produtividade e maximizar a lucratividade. Isso faz com que elas precisem de foco em suas atividades-fim.

E no que tange o trabalho da área de Recursos Humanos, as empresas de BPO promovem a integração de processos das suas atividades com o objetivo de aumentar a eficiência operacional da organização.

Sua equipe de profissionais também precisa se dedicar ao core business da empresa — recrutando colaboradores que tenham o perfil da organização e gerenciando aqueles que já fazem parte do quadro.

Contudo, torna-se muito difícil quando esse foco não é mantido por causa de atividades que tomam tempo — como a gestão da folha de pagamento. Nesse caso, é possível terceirizar especificamente essa atividade.

Quais são os benefícios do business process outsourcing?

Sua empresa pode terceirizar determinadas atividades e contar com um fator importante e essencial que gera maior competitividade e possibilita o foco estratégico no negócio.

Esse trabalho pode ser interligado com o sistema ERP da sua empresa, através de integrações contábeis e financeiras automatizadas. Além disso, por meio de um portal, sua equipe tem acesso ao trabalho desenvolvido pela empresa terceirizada e, por meio dele, pode se relacionar.

O ambiente é totalmente on-line, possibilitando o acesso de qualquer ponto do planeta mediante senha e sinal de internet. Desse modo, o portal se transforma em um ambiente exclusivo para o RH, descentralizando as informações para que gestores e colaboradores tenham acesso facilitado.

A descentralização dessa operação também propicia a automatização customizada de processos, do modo que a área necessita — sem as limitações de um ERP. Isso reduz tempo e dinheiro, tornando o trabalho da sua equipe ainda mais preciso.

Perceba que as soluções das empresas de BPO envolvem a desburocratização do trabalho — aumentando a produtividade das equipes e obtendo maior controle sobre as informações importantes da área, sempre em tempo real.

Além disso, sua empresa conta com o apoio de outra que oferece o serviço de profissionais experientes, constantemente atualizados, bem como equipamentos e softwares que foram especialmente projetados para as atividades do seu negócio.

Com o auxílio das empresas de BPO, muitas empresas conseguem melhorar a produtividade de suas equipes e a qualidade das atividades relacionadas com o core business — utilizando os próprios recursos de modo mais eficaz.

Desse modo, obtém-se a desejada redução de custos e maiores margens de lucro, além de manter as equipes mais focadas naquelas atividades-fim que dão sentido ao negócio. E em alguns casos, é possível deixar a equipe mais enxuta.

Os escritórios de contabilidade fazem um trabalho muito importante para as organizações. Contudo, a amplitude da atuação deles nem sempre permite que uma parceria seja estabelecida — pois a necessidade de cada empresa é diferente.

Por isso, avalie a situação atual da sua organização e, antes de buscar uma assessoria, estude a possibilidade de contratar empresas de BPO para que elas assumam atividades específicas de modo prático e eficaz.

Empresas de BPO

Gostou do artigo? Saiba mais sobre essa e outras soluções inteligentes para recursos humanos que a 2easy oferece para o seu negócio.

Deixe o seu comentário