Empresas digitais: entenda as mudanças do mercado

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As empresas digitais fazem parte de uma nova era nos negócios, criada a partir da ruptura causada pelas novas tecnologias

Os avanços tecnológicos têm impactado o mundo de diversas maneiras. Fez surgir os aplicativos para pedir comida ou motorista, além de smartphones mais potentes que os computadores. E assim, criou também as empresas digitais.

Há menos de uma década, as organizações estavam focadas em mineração de dados, além de maneiras para que os seus trabalhadores colaborassem mais ativamente por meios virtuais. No entanto, esse foco mudou.

Neste momento, as empresas se esforçam para usar a inteligência artificial e a computação cognitiva em favor dos seus negócios, além de encontrar soluções para a internet das coisas.

Novas tecnologias e conceitos surgem a todo instante. E para que você entenda como as empresas digitais criaram uma era nos negócios, preparamos este artigo com as principais informações. Acompanhe!

Surgimento e realidade das empresas digitais

As empresas digitais são bastantes valorizadas pelos consumidores atuais

O crescimento, melhoria e popularização de novas tecnologias facilitou a o surgimento das empresas digitais, que são negócios que utilizam esses recursos para agregar novos valores ao próprio modelo, experiência do cliente e força de trabalho.

Trata-se de um conceito que abrange tanto as empresas que existem somente no meio digital quanto as mais tradicionais — desde que estejam em processo de transformação a partir das tecnologias.

O surgimento das empresas digitais se deu da junção de alguns fatores. São eles:

  •         As possibilidades oferecidas pela tecnologia.
  •         As novas necessidades dos consumidores.
  •         Aparecimento de novos segmentos e nichos.
  •         Urgência de formas inteligentes para reduzir custos.
  •         Crescimento da economia digital.

Na atualidade, uma parcela significativa das pessoas gasta mais dinheiro on-line do que em estabelecimentos físicos. O crescimento desta economia estimula a população a se familiarizar com os produtos e serviços digitais.

Destacamos, contudo, que as empresas digitais criam os próprios diferenciais a partir de combinações únicas entre os recursos digitais e físicos, fazendo principalmente o que os concorrentes não conseguem.

Algumas empresas digitais de sucesso

Selecionamos alguns exemplos que nasceram nesse ambiente on-line e outras que se adaptaram e estão prosperando cada vez mais. Veja!

Nubank

O Nubank, conhecido por seu cartão roxo, possui o aplicativo de finanças mais utilizado no Brasil. Ele permitiu o acesso ao crédito para milhões de brasileiros, zerou tarifas e simplificou a maneira como as pessoas lidam com o próprio dinheiro.

Magazine Luiza

A rede de lojas Magazine Luiza ampliou o conceito de marketplace, estimulando a participação cada vez mais ativa de pequenos e médios comerciantes, fazendo-os vender os produtos em seu site.

Também criou uma rede de parceiros que criam as próprias lojas, o Magazine Você, divulgam os produtos vendidos pelo Magazine Luiza e ganham uma comissão por isso. Permitiu ainda a compra on-line com retirada na loja física mais próxima.

Trello

Fornece uma ferramenta on-line gratuita para a gestão de processos e tarefas. Com isso, conquistou a atenção de empresas que possuem, principalmente, equipes remotas. Essa ferramenta cria listas e organiza tarefas de modo prático e intuitivo.

Slack

Plataforma de comunicação corporativa que possibilita a troca de mensagens e arquivos entre pessoas. Você pode estabelecer conversas individuais ou em grupo, organizando as equipes para que se comuniquem com mais eficiência.

Transformação digital é a oportunidade para todos

Pode ser que a sua empresa ainda não tenha adotado o conceito de ser digital, muito menos estar familiariza com termos como Business Intelligence e Big Data. Entretanto, ainda há tempo para participar dessa revolução!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a transformação digital não tem a ver apenas com o processo de adotar novas tecnologias. Seu conceito é o de uma mudança verdadeiramente profunda e significativa.

Essa disrupção em relação ao modo como opera envolve uma mudança estrutural — e aí sim — na qual a tecnologia participa de modo fundamental. Isso envolve, portanto, nos seguintes passos:

  •       Avaliar os processos.
  •       Renovar alguns fluxos, simplificando-os
  •         Promover o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais.
  •         Investir em uma mudança cultural.
  •         Incentivar o engajamento da equipe
  •       Digitalizar a inteligência do negócio.

Essa mudança não precisa e nem pode acontecer do dia para a noite. Todos os passos devem ser dados com bastante planejamento.

Uma das maneiras se transformar os negócios atuais em empresas digitais se dá por meio do Business Process Outsourcing (BPO), ou terceirização de serviços.

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A área de Recursos Humanos de sua companhia ganha mais tempo e fôlego para focar em outros assuntos, como as contratações e retenções fundamentais para o cumprimento da estratégia da organização.

Essa solução, além de ser 100% web, é totalmente personalizada e configurável. Funciona como a intranet do RH, no entanto, descentralizando as informações para que gestores e colaboradores tenham acesso.

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