Empresas que apostam na diversidade têm mais chance de sucesso

Compartilhar

Quando o tema sobre a diversidade nas empresas é abordado, muitas pessoas questionam se esse é um ponto relacionado à inclusão ou estratégia das companhias. A maioria dos argumentos são baseados na questão inclusiva do assunto, valorizando as pessoas independentemente de gênero, etnia, sexualidade, condição social ou credo.

No âmbito corporativo, a diversidade é vista como uma questão de ética e respeito, entretanto, pode ir muito além disso — pode aumentar as chances de sucesso do negócio. Ela colabora para a criação de um ambiente que incentiva a criatividade, onde os problemas do dia a dia são resolvidos por meio de soluções diferenciadas.

Ao entrar no campo da diversidade como a sua empresa lida com essa questão? Internamente, existe uma pluralidade entre os colaboradores? E a imagem que ela transmite para o público, reflete o que acontece nos corredores e salas? São questões que merecem reflexão.

O fato é que, dentro das empresas, a diversidade vai além da questão da representatividade, que também é muito importante. O ambiente de trabalho que agrega, em vez de segregar, faz com que seja reduzida a quantidade de conflitos, que em muitos momentos são os responsáveis por atrapalhar a produtividade da equipe.

Isso acontece porque a diversidade fomenta o respeito entre as pessoas. Muitos colaboradores adotam uma postura defensiva diante daquilo que considera diferente. Mas, o que é diferente, não é verdade? O convívio mostra para esses profissionais que todos ali, independentemente de suas características, são seres humanos.

Sabemos que a realidade do mercado de trabalho é complicada, os grupos compostos por negros, indígenas, portadores de necessidades especiais, homossexuais, transexuais, idosos e outras minorias ainda enfrentam situações de discriminação quando tentam entrar no mercado de trabalho. E, por mais que tenhamos avançado nesse tema, o fim dessa situação ainda não está perto.

Cabe às empresas exercerem um papel de auxílio na construção de um mundo mais igualitário, plural tal e qual ele é. Essa não é uma missão somente do profissional de Recursos Humanos, mas de toda a organização. Todo e qualquer profissional merece a chance de ser contratado, desde que tenha qualificação para a vaga em questão.

Contudo, muitas empresas brasileiras ainda não se atentaram aos benefícios que a diversidade promove e vamos falar mais sobre eles no próximo tópico. A implementação de políticas inclusivas é só o primeiro passo para contribuir com esse mundo igualitário e, claro, alcançar resultados que superam o esperado.

As empresas que apostam na diversidade alcançam muitos benefícios. Imagine um ambiente no qual a maioria das pessoas pensa de forma igual, elas têm as mesmas vivências, conhecimentos e opiniões. Diante de um mercado tão competitivo, exigente e volátil como o que enfrentamos diariamente, como uma organização somente com essas pessoas pode superar obstáculos de maneira criativa?

O objetivo não é questionar o nível de inteligência dos profissionais, mas devemos perceber que a homogeneidade em qualquer organização não é algo que incentiva a criatividade, o tão desejado pensamento fora da caixa. É ele que ajuda a solucionar velhos problemas por meio de soluções inovadoras, às vezes simples, mas que ninguém tinha pensado.

A diversidade dentro da sua empresa colabora com um melhor posicionamento da marca diante do público, que também é plural. Isso pode abrir novos nichos de mercado e gerar uma vantagem competitiva em relação às concorrentes. Além disso, a empresa que promove a igualdade é vista como socialmente responsável.

Os números comprovam o sucesso

A consultoria McKinsey apresentou um estudo de 2018 que comprova que as empresas que apostam na diversidade entre os seus executivos têm mais chance de sucesso. Com base na análise de 1 mil empresas globais, as que promovem a pluralidade entre seus colaboradores têm 21% mais chances de alcançar resultados acima da média de mercado.

Esse estudo, chamado de Delivering through Diversity, já havia sido realizado em 2014. Naquele ano, as empresas que promoviam a diversidade nos seus respectivos quadros de funcionários tinham 15% mais chances de obter resultados além da média. Isso demonstra a importância do assunto que, no decorrer dos anos, se faz mais presente a cada dia.

A consultoria PwC também realizou, em 2017, um estudo que concluiu que 80% dos CEOs já estão adotando políticas com foco em equidade de gênero. Para recrutar e reter talentos, essas empresas oferecem oportunidades de carreira cujas condições são iguais, com salários competitivos e flexibilidade nas jornadas de trabalho.

As mulheres, por exemplo, analisam mais aspectos como a cultura da organização antes de aceitar uma proposta de trabalho. Segundo o estudo da PwC, 67% delas observam o grau de diversidade nas equipes seniores, afinal, isso demonstra as chances que elas têm para crescer dentro da organização.

Sendo assim, é importante que a sua empresa fique mais atenta às oportunidades que a diversidade oferece, do ponto de vista social, econômico e mercadológico.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias