Empresas de SaaS: faça o melhor controle do seu negócio

Compartilhar

Há pouco tempo atrás, quando uma organização precisava de um sistema para gerenciar todas as áreas do negócio, três letras surgiam de forma automática na mente dos gestores: ERP. Acontece que a compra de licenças, a aquisição de equipamentos em grande escala e a contratação de especialistas acabaram tornando essa tecnologia cara e obsoleta, então surgiram as empresas de SaaS.

Mas não foram apenas essas dificuldades que mudaram a forma de se fazer gestão. A transformação digital e o desenvolvimento de novas tecnologias também contribuíram com o nascimento das modalidade SaaS. Além de driblar essas dificuldades e diversas outras, sua competitividade estende-se às organizações que optam por esse fantástico modelo de gestão.

Quer entender como isso acontece? Então, continue a leitura para descobrir o que é SaaS, quais são suas vantagens e como você pode usá-lo para controlar a sua empresa.

O que é SaaS e por que ele melhora seu negócio

As empresas de SaaS são aquelas que aplicam uma série de ferramentas tecnológicas — como computação em nuvem, inteligência artificial e a própria internet — para desenvolver softwares como serviços (do inglês, Software as a Service). Baseados na web, eles são usados para integrar e gerenciar uma ou todas as áreas de uma mesma empresa.

Por ser ofertado como um serviço, a instalação do SaaS é facilitada e a contratação ocorre através de uma mensalidade. Você só paga o que usar.

O modelo de SaaS se tornou competitivo justamente porque as organizações que optam por sua contratação se eximem de responsabilidades até então onerosas. Como o software é hospedado e executado nos servidores das empresas que prestam serviços com SaaS, elas assumem para si o compromisso de garantir a estabilidade da operação e a segurança dos dados.

Já a sua empresa não precisará se preocupar em manter a operação funcionando, o que permite você se concentrar em processos estratégicos para tornar seu negócio ainda mais competitivo. Portanto, não há motivo para dor de cabeça na hora de escolher uma ferramenta de gestão. Basta deixar essa tarefa para quem entende de software.

Quais são as vantagens de contratar empresas de SaaS

empresas saas

O SaaS revolucionou o mercado de sistemas de gestão corporativos justamente por sua característica de flexibilidade. Aliás, não é porque o software está pronto que ele não possa se adaptar às suas necessidades. Ao contratar o software na modalidade  SaaS, você terá total liberdade para sugerir melhorias que otimizem sua experiência de usuário.

Veja agora outros benefícios de contratar a modalidade SaaS:

Infraestrutura

Todos os equipamentos, servidores e equipe necessários para o funcionamento do sistema ocuparão espaço, sim: Mas não na sua empresa. Por isso, você não vai precisar fazer adaptações mirabolantes na infraestrutura. Basta garantir uma boa conexão com a internet.

Redução de custos

Sem a necessidade adaptar a infraestrutura da sua empresa, você deixa de desembolsar gastos desnecessários. Já o valor cobrado pelo uso é limitado à assinatura. Se você usa Netflix, por exemplo, dá para ter uma noção do custo-benefício, já que a ideia é a mesma.

Acessibilidade

As responsabilidades dos gestores fazem com que eles precisem estar à disposição do negócio full time. A vantagem é que a modalidade SaaS oferece soluções que podem ser acessadas de qualquer lugar a qualquer hora — pois elas estão na internet, lembra?

Como usar o software a favor da sua empresa

Ainda que a tecnologia tenha avançado a esse nível, você não deve esperar que a empresa de SaaS faça tudo sozinha. É preciso ter em mente que esse tipo de sistema exige alimentação contínua para que todo o seu potencial seja aproveitado. Disso também depende o seu desempenho no controle do seu negócio.

Em seguida, trouxemos algumas dicas para você otimizar o uso do SaaS:

Aproveite as integrações

A criação do SaaS já foi pensada para resolver o problema comum de uma única empresa usar diversos sistemas. Ainda assim, caso você precise integrar o software a outros programas, ele fará isso de maneira simples, rápida e inteligente.

Analise seus dados

Uma das características do serviço oferecido pela modalidade SaaS é o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI). Por isso a importância de você se dedicar a alimentar a plataforma: os dados se transformam em indicadores que auxiliam na tomada de decisões.

Alivie sua equipe

As empresas com SaaS não criam softwares apenas para aliviar o trabalho do gestor, mas também dos seus liderados. Muitas das atividades burocráticas já podem ser automatizadas por meio dessa tecnologia, permitindo sua equipe se concentrar em tarefas estratégicas.

empresas saas

Na área de gestão de pessoas, responsável por uma série de processos, o SaaS pode fazer toda a diferença. Que tal conhecer uma solução inteligente que otimiza desde a folha de pagamento aos indicadores de RH? Conheça a 2easy!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias