Como aplicar uma entrevista por competência?

Compartilhar

Conheça essa técnica e descubra como ela contribui para a contratação de profissionais com o perfil alinhado ao que a empresa requer

A entrevista por competência ocorre quando o entrevistador pede que o candidato fale sobre as situações reais pelas quais passou e que mostram como ele atingiu metas desafiadores ou reagiu a problemas de comunicação.

Essa maneira de abordar o candidato surgiu porque as empresas aprenderam que não basta checar currículos e referências, aplicar testes psicológicos ou realizar uma grande quantidade de entrevistas. A capacidade do profissional precisa ser testada.

Saiba mais sobre a técnica da entrevista por competência e descubra como aplicá-la!

Entrevista por competência: uma questão comportamental

Os processos seletivos têm avaliado, com mais frequência, a maneira como os candidatos se comportam, ao invés de focar somente nas habilidades técnicas.

Trata-se de uma mudança que atende a dificuldade das empresas em relação ao perfil dos colaboradores que elas desejam. É mais difícil contratar alguém pelo comportamento e cultura do que pelo currículo.

A parte técnica pode ser treinada em um outro momento, inclusive dentro da empresa, mas o comportamento e a cultura são aspectos mais intrínsecos das pessoas e complicados de mudar.

Mesmo com a crescente importância da entrevista por competência, não são todas as organizações que conseguem realizá-la do modo correto.

Antes de praticarmos, devemos entender o que são competências

As entrevistas por competência proporcionam maior entendimento acerca das habilidades e aptidões dos candidatos.

As competências agregam conhecimentos, habilidades e atitudes que caracterizam as aptidões de alguém para cumprir determinadas tarefas.

José Antônio Monteiro Hipólito e Cassiano Machado Silva, teóricos do assunto, definem competência como “a capacidade de uma pessoa de gerar resultados dentro dos objetivos organizacionais”.

Neise Deluiz, outra teórica, resume esse termo como “operações mentais que articulam e mobilizam os conhecimentos”. Assim sendo, são aspectos que não podem ser identificados em uma folha de currículo.

Competências que estão em alta

Quem está a procura dos melhores talentos pode aumentar a efetividade das contratações a partir da demonstração de competências requeridas pelo mercado — independentemente da área de atuação do profissional. Veja as principais:

Pensamento crítico

Pensar de modo claro e racional, entendendo a conexão lógica entre as ideias. Trata-se de questionar a conexão lógica entre as ideias, superando suposições e hipóteses ao invés de aceitá-las como fatos imutáveis.

Criatividade

Colocar em prática as ideias imaginativas e inovadoras, percebendo e entendendo o mundo de um modo diferente do comum. Essa competência permite que o profissional identifique novos padrões e crie soluções para problemas existentes.

Capacidade de gerir pessoas

Também envolve conhecimento técnica, além de experiências profissionais. Gerir pessoas requer paciência, excelente comunicação oral, empatia, capacidade de escutar e organização para coordenar as atividades existentes.

Inteligência emocional

Reconhecer, entender e administrar emoções. Além disso, a inteligência emocional contribui para entender como as próprias atitudes são capazes de influenciar as emoções das outras pessoas.

Perfil analítico

Padrões lógicos e tendências de comportamento são encontrados pelo profissional que possui perfil analítico. Ele exercita a capacidade cognitiva, replica decisões bem-sucedidas e desenvolve técnicas de comunicação que são claras e fluídas.

Como se preparar para aplicar uma entrevista por competência

Pessoas sendo entrevistada
Cada organização busca por determinado perfil profissional que deve estar alinhado às habilidades requeridas na entrevista por competência.

O preparo para a realização de uma entrevista por competência começa pela definição das competências a serem analisadas. Portanto, você deve avaliar quais são os valores e culturas da companhia. Identifique quais os candidatos devem ter.

A partir disso, é necessário traduzir a identificação desses valores em ações. Detalhe as competências e pense no que representa cada uma delas. Esse exercício de exemplificação contribui para tangibilizar os comportamentos.

Construa a entrevista por competência elaborando perguntas que não sejam hipotéticas. Ou seja, explore situações e busque na vivência do candidato as características similares ao perfil da organização.

Qualifique as respostas por meio de um sistema de pontuação, definindo uma escala de 1 a 5 — ou da maneira que preferir — para atribuir notas às competências.

Vantagens da entrevista por competência

A entrevista por competência tem como principal vantagem a maior facilidade para prever o desempenho futuro do candidato. Quando ele possui um perfil alinhado ao da companhia, as chances são maiores.

Outra vantagem é que esse alinhamento potencializa uma contratação de sucesso, além de facilitar o onboarding e adequação do profissional tanto à empresa quanto à atividade que será desempenhada.

Desse modo, evita-se prejuízos com a reabertura de processos seletivos, ineficiência dos contratados e gastos com demissões.

Quando é feita a entrevista por competência, o recrutador consegue diminuir a influência de suas opiniões, sentimentos ou preconceitos, pois o foco está nas habilidades do candidato.

Por sua vez, o candidato tende a não mentir, pois focará nos dados sobre o próprio desempenho — da maneira que o fato ocorreu.

Quando o aspecto comportamental se torna essencial para a organização, pois avalia as experiências e qualificações dos candidatos, ela necessita de uma atenção maior de sua equipe de RH.

No serviço de BPO da 2easy oferecemos um módulo adicional de recrutamento e seleção, solução 100% web que auxiliam na execução de insights para entrevistas dos futuros colaboradores. 

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias