Gestão de equipes de alta performance na prática

Compartilhar

Equipes de alta performance são especiais e necessitam de uma gestão precisa e baseada em confiança. Saiba como colocar isso em prática

As equipes de alta performance são caracterizadas pela produtividade acima da média e consequente resultado acima da média, sempre com qualidade. Elas desempenham bem suas missões, pois há cooperação para o desenvolvimento e sucesso coletivo.

Essas equipes possuem, como principais vantagens, uma maturidade maior em comparação com as demais, bastante visão estratégica, autonomia e capacidade para melhorar continuamente os processos, produtos e serviços.

Para que você faça a gestão de equipes de alta performance na prática, listamos as melhores ações. Acompanhe!

Conheça as suas equipes de alta performance

Parece básico, mas muitos gestores ignoram esta ação. Conhecer os membros das equipes de alta performance possibilita entender sob quais dinâmicas todos operam — facilitando a implementação de mudanças e, obviamente, sua gestão.

Quem se encontra em um cargo de gestão deve estar ciente sobre as habilidades e competências de cada colaborador. Essa visão possibilita o desenvolvimento de líderes e o aumento do desempenho da equipe.

Identificar, monitorar e avaliar a evolução dos indivíduos ainda permite delegar tarefas de modo inteligente, aproveitando ao máximo o talento de cada profissional. Desse modo, os resultados tendem a ser cada vez melhores.

Construa um relacionamento baseado na confiança

Pessoas com uma peça de lego na mão representando equipes estratégicas
O segredo das equipes de alta performance está na garantia de uma bom relacionamento entre os membros da equipe.

força de trabalho compõe a base da pirâmide organizacional, conferindo sustentação a ela. Entretanto, se não há confiança, tudo o que se encontra acima corre o perigo de vir abaixo.

Por esse motivo, a relação entre gestores e suas equipes de alta performance deve ser pautada pela confiança. Onde ela se encontra, há fluidez e segurança na troca de ideias — impactando positivamente na corporação.

Quando todos se relacionam com confiança, as decisões estratégicas ganham agilidade e são capazes de solucionar problemas de modo rápido, preciso e criativo. Com isso, ganha-se mais capital intelectual e liberdade para agir.

Mantenha a equipe alinhada com as metas e os objetivos

As equipes de alto desempenho têm a necessidade constante de superar desafios. Contudo, para que isso seja uma realidade, elas devem estar alinhadas com os objetivos e as metas estabelecidas.

Esse alinhamento é essencial para viabilizar, de maneira eficiente, os resultados pretendidos, pois evita o desperdício de insumos, ferramentas, colaboradores e tempo em ações que não têm prioridade.

Mas tenha em mente que a definição de metas precisa ser realista e alcançável, além de ter um prazo e ser mensurável. Quando são específicas, tornam-se claras nas mentes e no dia a dia dos profissionais.

Saiba delegar tarefas de modo eficiente

Faz parte do dia a dia dos gestores delegar tarefas. No entanto, quem está à frente de equipes de alta performance necessita aprimorar esse processo, para evitar que os resultados fiquem abaixo do esperado.

Por isso, é fundamental organizar os projetos que estão em andamento. Ao mesmo tempo, você deve evitar ser um líder multitarefa, ou seja, assumir diversas responsabilidades e atuar ativamente em múltiplas frentes que podem torná-lo improdutivo.

Invista em treinamento para reforçar as competências e habilidades de todos, além de garantir o desenvolvimento de líderes. E não se esqueça de acompanhá-los nas atividades e oferecer feedbacks regulares.

Mantenha o equilíbrio, principalmente em momentos de crise

Crises acontecem e nem sempre são evitáveis. Independentemente da natureza da crise, pois fatores internos e externos podem ocasioná-la, é essencial não permitir que isso gere instabilidade a ponto de pôr em risco o desempenho das equipes.

Investir em inteligência emocional é um primeiro grande passo que pode ser dado. Mas o foco deste artigo é mostrar dicas de gestão de equipes de alta performance, portanto, aqui reforçamos a questão da postura.

Quando um líder se deixa afetar por uma situação negativa, seus colaboradores podem interpretar essa reação como falta de controle. Portanto, direcione o foco para as estratégias que amenizam a turbulência.

Acompanhe as metas e reconheça os esforços

Equipe de alta performance conversando e discutindo boas estratégias
O papel do gestor de equipes de alta performance está principalmente no direcionamento e acompanhamento das atividades.

Para fazer uma boa gestão de equipes de alta performance, você deve ter em mente que as metas necessitam ser acompanhadas constantemente. Dentre outros motivos, elas norteiam o trabalho de todos.

Quando não são acompanhadas e medidas corretamente, as metas tendem a perder conexão com a realidade e provocar desânimo entre os membros da equipe. Também impedem o reconhecimento dos esforços.

Torna-se mais fácil implementar essas ações com a ajuda de soluções tecnológicas. Um bom software de BPO pode acompanhar as metas e priorizar o seu tempo para novas estratégias de gestão.

BPO significa Business Process Outsourcing, um modelo que prioriza a atividade principal do seu negócio, reduzindo custos operacionais. E a 2easy possui um portfólio desses sistemas!

A solução voltada para folhas de pagamento é 100% online. Trata-se de um sistema totalmente personalizado e configurado, permitindo a descentralização das informações tanto para gestores quanto colaboradores.

Os processos são automatizados por meio de workflow, no qual cada nível de acesso é definido para um grupo de usuários. Assim, sua empresa fica com total controle sobre as próprias informações — sempre em tempo real.

Preparado para ter essa inovação na sua gestão de equipes de alta performance?

E diante de uma pandemia como a do novo coronavírus, que tal saber como manter a saúde no ambiente de trabalho? Nós preparamos um material especial sobre esse assunto.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias