Ergonomia e segurança do trabalho: como se relacionam?

Compartilhar

É provável que você já tenha refletido sobre a relação entre ergonomia e segurança do trabalho, pois esse é um assunto muito importante que ajuda tanto empresa quanto colaboradores na rotina diária de trabalho.

Mas você sabe, de fato, como elas estão relacionadas?

Diariamente, inúmeros profissionais saem de suas casas e se deslocam até o local de trabalho — ondem passam em média, de 8 a 10 horas. 

Muitos trabalham sentados, em frente ao computador, realizando movimentos repetitivos, como digitar ou segurar o telefone. 

Há também quem trabalhe em pé, carregando produtos ou equipamentos. 

Essas e outras atividades sem ergonomia podem ser nocivas à segurança do trabalho.

Nós detalhamos esses conceitos para que você entenda, nos próximos blocos, a relação entre ergonomia e segurança do trabalho. 

Acompanhe!

O conceito de ergonomia no trabalho

Trata-se do estudo da relação entre o indivíduo e seu ambiente de trabalho

Ela oferece o conforto adequado, além de métodos de prevenção de acidentes e de patologias que podem surgir para cada tipo de atividade executada.

O profissional que passa muito tempo digitando, por exemplo, pode ter uma lesão por esforço repetitivo.

Para evitá-la, faz-se necessário executar um trabalho de conscientização e prevenção.

Outras condições também afetam a ergonomia e segurança do trabalho, podendo ser a causa de uma série de enfermidades: iluminação, ruídos, temperatura e mobiliário.

Note que a ergonomia oferece aos colaboradores o suporte necessário para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Logo, ela contribui para a segurança do trabalho!

A segurança do trabalho e sua importância

Forma um conjunto de medidas adotadas com o objetivo de minimizar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade e capacidade de cada profissional.

Os acidentes de trabalho, portanto, acontecem quando o profissional se encontra a serviço da empresa e, durante a execução de uma atividade, sofre lesão corporal que incapacita permanente ou temporária.

Na atualidade, o Brasil possui 36 normas regulamentadoras aprovadas sobre segurança do trabalho.

NR 17 fala sobre ergonomia.

Os responsáveis pela ergonomia e segurança do trabalho

imagem de uma biblioteca de livros sobre as leis trabalhistas contendo pautas sobre ergonomia e segurança do trabalhoErgonomia e segurança do trabalho são pautas de Leis Trabalhistas

A Consolidação das Leis do Trabalho, conhecida pela sigla CLT, estabelece que as empresas são as responsáveis por instruir os colaboradores acerca da prevenção de acidentes de trabalho e da existência de doenças ocupacionais.

Também é de responsabilidade da organização fornecer equipamentos ergonômicos e de segurança para a realização das atividades. Ainda, deve oferecer serviços em segurança e medicina do trabalho.

Mas o colaborador também tem sua parcela de responsabilidade

Ele deve estar atento às normas de segurança e/ou de medicina do trabalho do seu setor e usar os equipamentos conforme instruções.

Dicas de ergonomia e segurança do trabalho

Fotografia de um escritório com muitas mesas de computadores equipadas com cadeiras e equipamentos pensados na ergonomia e segurança do trabalhoErgonomia e segurança do trabalho priorizam móveis e equipamentos que amenizam dores.

Dividimos as dicas entre três grupos de trabalhadores, de acordo com a forma como executam suas atividades: sentados, em pé ou carregando cargas.

Para quem trabalha sentado

A beleza do mobiliário não pode se sobrepor ao fator ergonômico.

 Formatos e alturas equivocadas estimulam posturas não naturais, sobrecarregando músculos e articulações — podendo vir a se tornar uma doença ocupacional.

Sendo assim, esses móveis devem ser ajustados em uma altura ideal. A cadeira deve ter apoios reguláveis para os braços, permitindo que eles fiquem paralelos ao chão. 

Também precisa ser ajustável na profundidade e altura, vindo com espumas de boa qualidade e suporte lombar que permite inclinação de até 135°.

Os pés devem ser apoiados retos no piso. E o monitor precisa estar na distância ideal entre ele e os olhos, que  fica entre 50 a 70 centímetros.

Para quem trabalha em pé

O trabalho em pé, além de ser muito cansativo, pode causar desconforto e dores nos membros inferiores, problemas nas articulações, varizes, joanetes e edemas.

Por isso, esse trabalhador deve ter resguardado seu direito a pausas com lugar para se sentar.

Por mais que a NR 17 não estabeleça uma regularidade para as pausas, é importante que um especialista em saúde do trabalho faça essa avaliação e indique o intervalo ideal — garantindo a ergonomia e segurança do trabalho. 

Para quem trabalha carregando objetos

Os trabalhadores que lidam com cargas devem receber diversas recomendações, como o limite de peso — 18 kg no chão ou 25 kg em um plano a 75 centímetros do solo.

postura ao manipular a carga também deve ser observada, pois lembre-se de que o esforço repetitivo, somado a uma ergonomia incorreta, pode causar danos graves. Também precisa receber equipamentos que facilitam a manipulação das cargas.

Fotografia de uma aula de yoga acontecendo dentro de uma empresa que se preocupa com ergonomia e segurança do trabalho de seus colaboradoresCom o corpo confortável o trabalho melhora, esse é o foco da ergonomia e segurança do trabalho.

Observe que o conforto no ambiente de trabalho não se refere apenas à qualidade dos equipamentos, mobiliários ou estrutura. 

Trata-se de uma questão ligada ao corpo do trabalhador.

Oferecer as condições necessárias para que todos realizem suas atividades com conforto é o que une ergonomia e segurança do trabalho, protegendo esses profissionais de doenças ocupacionais e garantindo o bem-estar coletivo.

E para alcançar essas condições, é importante que sua empresa faça um laudo e uma análise ergonômica do trabalho.

Confira mais detalhes sobre o assunto no artigo: Laudo e Análise Ergonômica do Trabalho: afinal, qual a diferença? 

Sua empresa também pode oferecer programas como ginástica laboral, quick massage, estímulo às pausas para alongamentos e outros incentivos.

A 2easy possui um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho que inclui uma blizt postural. Entre em contato e solicite um orçamento!

botão que redireciona para o contato

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias