Saiba como evitar o esgotamento mental no trabalho

Compartilhar

Você sabia que a maioria dos profissionais brasileiros já sofreu com o esgotamento mental por causa do trabalho?

Esse fato é revelado por uma pesquisa da empresa de recrutamento Talenses, feita com mais de 1400 pessoas.

Para 71% dos entrevistados, o trabalho tem forte contribuição para crises de ansiedade e o desenvolvimento da Síndrome de Burnout — um distúrbio emocional acompanhado por sintomas como exaustão extrema, nervosismo e estresse.

A mesma pesquisa mostra que em meio aos profissionais a incidência do esgotamento mental é maior entre os que ocupam cargos de liderança. 

Por isso, é importante que sua empresa desenvolva ações para evitá-lo.

Conheça as principais práticas para evitar o esgotamento mental em sua organização e veja por que elas que não devem ser ignoradas.

Afinal, o que é esgotamento mental?

O esgotamento mental no trabalho é fruto do excesso de demanda das atividades químicas no cérebro e da falta de substâncias capazes de sintetizá-las.  

Suas causas podem vir de diversos fatores, tais como: autocobrança, situação financeira desequilibrada, sobrecarga de responsabilidades, problemas pessoais, assédio moral no trabalho ou nenhuma perspectiva de crescimento.

Quando isso ocorre, o indivíduo tende a sentir os efeitos: estafa mental, ansiedade, estresse e bloqueio criativo.

O fato é que esses sinais nem sempre recebem a devida importância.

Corpo e mente precisam de descanso. Quando alguém não recarrega as próprias energias, acumula cansaço físico e mental que, em questão de dias, pode se tornar algo incontrolável e prestes a explodir.

Ignorar os sinais do esgotamento mental significa aprofundar seus sintomas, resultando em situações graves e com efeitos devastadores que impactam a vida pessoal e profissional.

Por isso, você deve sempre estar atento aos sinais, os principais são:

  • sensação constante de cansaço;
  • imunidade baixa;
  • perda de memória;
  • insônia;
  • falta de motivação e de interesse;
  • reatividade e descontrole emocional.

Por que sua empresa deve se preocupar com ele?

Fotografia de um profissional trabalhando com expressões de estresse e esgotamento mentalO esgotamento mental reflete diretamente na produtividade de seus colaboradores.

O esgotamento mental afeta a capacidade produtiva do seu colaborador, ou seja, tem ligação direta com os resultados da empresa.

O colaborador que passa por esse distúrbio pode ter dificuldade para lembrar informações, errar em suas atividades, prejudicar suas relações na companhiafaltar com mais frequência ou pedir demissão.

Em todas as situações citadas, o profissional acaba rendendo menos que o esperado — por si e pela organização. Quando não há o devido cuidado, o preço pode ser altíssimo para ambos.

Por um lado, o colaborador se vê sozinho e completamente desmotivado; por outro, a empresa precisa alcançar seus objetivos e, em um primeiro momento, pode pensar na contratação de outro profissional.

O fato é que o esgotamento mental pode surgir, crescer e ser eliminado dentro da rotina de trabalho. 

Se a empresa se preocupa com seus trabalhadores, pode e deve agir para protegê-los desse distúrbio.

Como evitar o esgotamento mental no trabalho?

fotografia de vários palitos de fósforos queimando simbolizando profissionais que estão em altos níveis de esgotamento mentalO esgotamento mental, se não observado e eliminado, pode ter consequências agravantes para seus colaboradores  

Alguns passos são fundamentais para identificar, combater e evitar esse distúrbio. Veja quais são:

Acompanhe os índices de produtividade

O primeiro passo envolve a identificação do esgotamento mental entre os profissionais de sua empresa.

Por isso, acompanhe os índices de produtividade para ver quem está abaixo do esperado.

Converse com os colaboradores

Quem estiver com baixa produtividade deve ser chamado para uma conversa

O foco, no entanto, precisa ser os motivos que estão por trás dessa situação — em vez de apenas cobrar por resultados melhores.

Faça uma avaliação 360 graus

Nem todo mundo está preparado para falar sobre os motivos que levam ao esgotamento mental.

Uma saída eficaz pode ser a aplicação de uma avaliação 360 graus para que os colaboradores apontem os processos falhos e os que funcionam.

Ouça o que eles têm a dizer

O resultado de uma pesquisa de satisfação é muito importante para identificar o esgotamento mental e encontrar as principais saídas para o problema — que pode estar nas relações empresa-colaborador, na política de benefícios, entre outros.  

Mostre aos profissionais que esse distúrbio existe

Grande parcela dos profissionais podem considerar o esgotamento mental como algo irreal ou simplesmente uma “frescura”, e assim, não dão a devida atenção para o problema.

Por isso, faça uma campanha de endomarketing que destaque as mensagens que o corpo manda, ou seja, os primeiros e principais sintomas, e também as possibilidades de reverter essa situação.

Estimule a organização na rotina de trabalho

Outra campanha que pode ser promovida são instruções que estimulem a organização dos processos e da rotina de trabalho.

Por mais óbvio que pareça, o excesso de demanda pode provocar uma completa desestruturação no dia a dia das equipes. 

Sendo assim, líderes e liderados precisam de suporte — psicológico e tecnológico — para que se organizem da melhor maneira.

Promova atividades de movimentação do corpo

fotografia de 2 pessoas fazendo ginásticas para evitar o esgotamento mentalAtividades físicas auxiliam no alívio do esgotamento mental.  

qualidade de vida no trabalho vai além de um bom salário ou a possibilidade de ter um plano de carreira.

Uma boa gestão de benefícios deve oferecer alternativas para que o colaborador possa estimular outros processos além dos mentais. 

Uma boa prática a se estimular é a ginástica laboral, que além de aliviar o estresse da rotina, evita lesões por má postura e esforço repetitivo.

Melhore sua employee experience

Manter o colaborador sempre motivado e satisfeito é o principal objetivo da employee experience. Uma vez que as pessoas são o capital humano e intelectual da organização, faz-se necessário investir constantemente neles.

Acompanhar o ciclo de vida do colaborador é uma das principais missões da área de Recursos Humanos, portanto, deve haver uma excelente gestão de benefícios para promover a completa experiência de cada trabalhador em sua companhia.

Desse modo, sua companhia evita o esgotamento mental e alcança alta produtividade e motivação, além dos resultados desejados.

A 2easy possui um importante trabalho de consultoria em gestão de benefícios, com um portfólio completo de soluções que auxiliam sua organização a reter talentos e promover o bem-estar na corporação.

Conheça nosso programa de qualidade de vida!

botão que redireciona para o contato05

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias