Repensando recursos humanos como estratégia competitiva

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Empresas bem-sucedidas são capazes de repensar recursos humanos como estratégia competitiva, gerenciando de maneira inteligente o engajamento de seus colaboradores para que sejam cada vez mais produtivos e eficientes. Mas isso requer mudanças!

O RH precisa assumir uma postura estratégica e oferecer condições para que os profissionais se desenvolvam e entreguem resultados melhores. Atualização e inovação fazem parte do pacote de ações que devem ser adotadas.

Esse post foi feito para te ajudar a se preparar para essa transformação. Pronto para saber mais?

Definição de RH estratégico

RH estratégico é um termo que se refere às ações da área de Recursos Humanos, cujo objetivo principal é a utilização, de maneira estratégica, das próprias equipes. Para tal, são utilizados dados reais que norteiam decisões.

Mas isso não significa que esse RH estratégico deixa as rotinas de departamento pessoal em segundo plano, ou que não esteja na constante busca pelo bem-estar dos demais colaboradores. Ele apenas se posiciona de uma maneira diferenciada!

Em vez de ser um suporte às lideranças da companhia, o RH estratégico atua de maneira decisiva para o crescimento, a rentabilidade e o sucesso da organização.

Cleri Inhauser disse, em entrevista à Exame, que seu objetivo como o novo diretor de RH para a América Latina da Nokia é fazer com que essa área atue a partir de uma estratégia competitiva por meio do desenvolvimento de seus profissionais, para que eles sejam os agentes que lideram as transformações na empresa.

Como o RH se tornou estratégico para os negócios

Imagem de uma mão masculina escrevendo em um vidro transparente com uma caneta vermelha, planejando a estratégia competitiva de sua empresa.

A mudança na atuação e no posicionamento da área de RH é clara, mas você sabe como isso aconteceu? Para entender essa situação, precisamos olhar para o passado.

Nas últimas décadas, as empresas enfrentaram, além das instabilidades econômicas que vêm e vão, aumento das concorrências interna e externa. Para que pudessem sobreviver, as empresas mudaram então as formas de produzir, vender e até de trabalhar.

Foi durante esse período de transformação que muitas organizações enxergaram seus colaboradores como os responsáveis por colocar em prática as novas estratégias que as levariam para o topo.

Se as pessoas formam as empresas, elas precisam ser valorizadas para que alcancem os resultados desejados. A partir dessa constatação, o RH entrou no processo por meio de ações de atração, retenção e engajamento de talentos.

Isso fez com que profissionais de RH fossem convocados para participar das discussões sobre os rumos dos negócios e entrar totalmente no desenvolvimento de uma estratégia competitiva.

Maneiras de se adequar a essa estratégia competitiva

A percepção em torno da importância do RH para a estratégia competitiva das empresas vem se tornando conhecida entre os líderes de outras áreas. Contudo, eles desejam que essa adequação ocorra de modo imediato. Veja como tornar o seu RH mais estratégico:

Faça um mapeamento

O seu objetivo é diagnosticar a situação atual tanto do setor quanto da empresa. Identifique erros e acertos para pensar em ações que viabilizem mudanças.

Determine o foco de sua atuação

Toda e qualquer estratégia deve ser clara, objetiva e de fácil compreensão. Crie conexão entre as pessoas e os planos da companhia.

Prepare-se para criar e reter talentos

Custa menos do que atrair novos profissionais. Valorize os talentos que já fazem parte do seu time e prepare-os para que sejam ainda melhores.

Acompanhe a evolução

Seja crítico e não tenha medo de efetuar correções na rota escolhida. Observe se as competências e habilidades de sua equipe estão alinhadas com a estratégia competitiva.

Estimule para alcançar motivação

O ambiente de trabalho deve ser inspirador e seus colaboradores precisam das condições necessárias para que sejam automotivados.

Modernize os processos atuais

Faça com que o RH passe por uma transformação digital e adote ferramentas que aumentam a produtividade de todos — além de alavancar resultados. Você pode, por exemplo, contratar um serviço BPO para a folha de pagamento e, assim, liberar seu time de RH de tarefas burocráticas e repetitivas, auxiliando-os a focar em pontos estratégicos da empresa. 

As vantagens obtidas ao aproveitar melhor seu time de RH

Imagem de um grupo de pessoas com vestimentas corporativas, segurando uma ilustração de troféu feita de papelão, celebrando uma boa estratégia competitiva do RH de uma empresa.

Os resultados oriundos da adaptação para a postura do RH como estratégia competitiva serão notados logo no início. Veja quais serão as vantagens:

Visão sistêmica

Um RH com atuação focada na busca por crescimento e maior capacidade de gerenciar pessoas, por exemplo, em vez de demitir, opta antes pelo encaixe de colaboradores em áreas que têm mais a ver com seus respectivos perfis profissionais.

Processos de recrutamento e seleção otimizados

A cultura organizacional torna-se fundamental para recrutar e selecionar pessoas. O RH estratégico conhece os propósitos da organização e alinha-os com suas ações.

Capacidade de oferecer bem-estar

Conhecendo bem o perfil dos colaboradores, o RH como estratégia competitiva foca na retenção de talentos por meio de ações direcionadas para o bem-estar de todos.

Gestão de desempenho reforçada

As competências desejadas pela empresa tornam-se parte essencial dos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores.

Desenvolvimento profissional

Para garantir a retenção dos colaboradores, eles são estimulados pelo RH a se desenvolverem profissionalmente. Trata-se de um ganho duplo, pois a empresa conta com pessoas mais produtivas e com o conhecimento sempre atualizado.

Repensar recursos humanos como estratégia competitiva significa manter essa área e suas ações alinhadas com as necessidades e expectativas atuais das empresas. Sendo assim, prepare-se para mudar!

Nós separamos outro artigo sobre gerenciamento de processos de RH para complementar sua leitura e ajudá-lo a repensar essa área como estratégia competitiva.

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