Como calcular férias proporcionais?

Compartilhar

Os colaboradores que trabalham com carteira assinada têm o direito garantido a um período anual de férias, sem que isso afete sua remuneração. É o que diz o Artigo 129 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)! No entanto, pairam algumas dúvidas quando a questão envolve as férias proporcionais.

Isso acontece por diversos motivos, principalmente quando ocorre o fim do contrato de trabalho, uma demissão sem justa causa ou o pedido de desligamento partindo do colaborador. Adiantamos que, em qualquer dessas situações, o funcionário tem seus direitos trabalhistas garantidos pela CLT.

É importante conhecer o conceito de férias proporcionais e saber calculá-la, pois ajuda sua empresa a não infringir a lei. Sendo assim, preparamos este artigo com algumas informações e instruções muito úteis sobre o assunto. Acompanhe!

O que são as férias proporcionais?

fotografia de dois colaboradores conversando sobre as férias proporcionaisOs colaboradores têm direito a remuneração de férias proporcionais ao período trabalhado. 

As férias proporcionais são o período de descanso remunerado correspondente a menos de doze meses trabalhados na empresa. Elas também se aplicam ao término do contrato antes que o colaborador complete um ano em relação às últimas férias tiradas.

Esse período deve ser remunerado de acordo com o valor equivalente ao período trabalhado, sempre seguindo a proporção de 1/12 por mês de serviço ou, em casos especiais, fração superior a 14 dias.

Quando podem ser aplicadas as férias proporcionais?

Lembramos que as férias proporcionais são um direito dos trabalhadores contratados sob o regime da CLT, ou seja, com carteira assinada. Portanto, essas são as situações em que existe o direito:

Demissão

Colaborador demitido sem justa causa, por rompimento de contrato ou pedido de desligamento. Além disso, é um direito quando há a extinção automática do contrato de trabalho a prazo determinado.

Férias Coletivas

Muitas empresas entram de férias coletivas em períodos como o Natal e Ano Novo. Por esse motivo, devem calcular as férias proporcionais e incluir quem estiver há menos de um ano de trabalho.

Como calcular as férias proporcionais?

fotografia de uma mesa de trabalho com uma agenda e calculadora para se atentar a todos os detalhes das férias proporcionaisA gestão deve estar atenta para não cometer falhas no momento do cálculo das férias proporcionais.

O cálculo das férias proporcionais demanda bastante atenção e o cumprimento dos passos que listamos logo abaixo. São eles:

Separe o valor do salário mensal e da base para este cálculo

Cheque o valor bruto do salário mensal atual do profissional que receberá as férias proporcionais, nele estão incluídos os valores que compõem a remuneração maior, por exemplo fatores como periculosidade, insalubridade e aquênio. A partir desse valor, será calculado a média em relação aos últimos doze meses.

Faça o cálculo proporcional

Uma vez que o colaborador tem o direito de tirar 30 dias de férias a cada 12 meses, então você deve somar 1/12 na conta para cada mês completado de trabalho.

Quando essa fração for obtida, multiplique-a por 30 para obter o número proporcional de dias de férias.

Para facilitar, exemplificamos a partir do cálculo abaixo:

Um colaborador trabalhou por 3 meses. Logo, a fração será 3/12. Por isso, o cálculo será 3/12 x 30 = 10 dias.

Considere os casos em que há redução nas férias proporcionais

Determinados motivos podem diminuir o valor a ser recebido pelas férias proporcionais. São eles: dias tirados em férias coletivas ou faltas sem justificativa. Identifique os casos que implicam na redução do valor e inclua-os em seus cálculos.

Faça o cálculo final das férias

Agora você já possui todos os dados necessários para finalizar o cálculo das férias proporcionais. Confira as etapas anteriores para garantir a realização do cálculo de acordo com os direitos do trabalhador. 

Existe alternativa para esse gerenciamento?

Sim, terceirizar os processos burocráticos da folha de pagamento. Isso ocorre por meio de BPO, ou Business Process Outsourcing. Trata-se de uma solução inteligente que contribui para que sua área de Recursos Humanos seja mais produtiva, contando com tecnologias de ponta equipe constantemente atualizada.

2easy oferece este serviço, possibilitando que o RH se dedique a outras atividades mais estratégicas para o negócio. Desse modo, reduz-se custos operacionais, de tempo e gestão e recursos tecnológicos

Além disso, sua empresa conta com o apoio de uma equipe operacional especializada e com todo o conhecimento jurídico e trabalhista necessário para fazer a gestão da folha de pagamento.

botão que redireciona para o contato

Conheça o serviço de BPO da Folha de Pagamento da 2easy e veja todas as vantagens de terceirizar essa operação. Saiba como isso gera maior competitividade e foco estratégico para o seu negócio!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias