Como funciona a folha de pagamento eSocial ?

Compartilhar

O eSocial, ou Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, torna simples o processo de comunicação das informações relativas aos trabalhadores, como a folha de pagamento, ao Governo.

Para o empregador, significa a unificação de informações como os vínculos empregatícios, as contribuições previdenciárias, os avisos prévios, as comunicações de acidente de trabalho, as escriturações fiscais e os dados sobre o FGTS.

Tudo isso ocorre por meio de uma transmissão eletrônica, reduzindo a burocracia para as empresas, pois substitui o preenchimento e a entrega individual de formulários e declarações.

Neste artigo, você verá como o eSocial está transformando a gestão de recursos humanos e como funciona a folha de pagamento digital no eSocial.

O impacto do eSocial na rotina do RH

fotografia de um proficional se preparando para aprender a utilizar as plataformas de folha de pagamento eSocial

A automatização da folha de pagamento com o eSocial transformou a rotina de trabalho do RH.

Podemos descrever o eSocial simplesmente como uma folha de pagamento digital. Contudo, esse sistema é parte das exigências governamentais e integra o software de gestão que a empresa já utiliza para executar suas rotinas.

Por meio dessa integração, o profissional de RH consegue emitir relatórios que são enviados automaticamente para órgãos como Receita Federal, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal e INSS.

Essa mudança é um dos principais desafios de quem trabalha na área de Recursos Humanos, pois a operação do sistema, seguindo às exigências do Governo, demanda novas aprendizagens.

Dessa maneira, é provável que seja preciso contratar profissionais capacitados para executar as rotinas previstas, além de disponibilizar treinamentos e programas de reciclagem aos que já atuam na gestão de pessoas.

A longo prazo, estima-se que o retorno seja muito positivo. O principal é o correto cumprimento das normas trabalhistas, tributárias e fiscais, aumentando a produtividade do RH.

Outro retorno positivo é a mudança na mentalidade da gestão. O uso de uma ferramenta como o eSocial faz com que os profissionais ganhem tempo para se dedicar a outras formas de atrair, gerir e reter talentos.

Como funciona a folha de pagamento no eSocial

fotografia de várias contas da folha de pagamento eSocial

A gestão de pagamentos dos colaboradores exige uma grande quantidade de dados e tempo, para evitar erros como o pagamento a mais ou o desconto indevido. No entanto, o eSocial simplificou esse processo.

A folha de pagamento no eSocial possui todos os dados do contracheque, desde o salário até o pagamento de horas extras e das contribuições obrigatórias. Por isso, ela agiliza processos de admissão e demissão.

O cadastro dessas e de outras informações é feito on-line, permitindo a verificação imediata dos dados. Isso também ocorre em relação à fiscalização das empresas, que passa a ser automática.

Vantagens da folha de pagamento no eSocial

Uma vez que une declarações essenciais para qualquer empresa nacional em um único documento, o eSocial proporciona facilidades aos profissionais de RH.

As declarações anteriormente separadas e com diferentes prazos passam a fazer parte dessa base de dados. As informações, portanto, são alimentadas quase que simultaneamente em relação às mudanças ocorridas na organização.

Entretanto, mesmo com essa adaptação, que leva tempo e preparo, são muitas as vantagens em adotar a folha de pagamento pelo eSocial. Confira:

Otimização do tempo

O sistema do eSocial permite que os dados das horas trabalhadas, impostos, previdência e benefícios, sejam analisados e enviados com mais rapidez.

Há seleções por faixa salarial, tempo de serviço e outras que realizam cálculos automaticamente. Logo, economizam tempo ao não realizar esses trabalhos manuais — além de reduzir as chances de erro.

Eficiência operacional

fotografia de uma pessoa analizando folha de pagamento eSocialA transformação digital da folha de pagamento digital diminui as chances de erros operacionais.

A gestão das informações ganha mais eficiência com a folha de pagamento digital do eSocial. Todos os dados a respeito do pagamento ficam reunidos em um único local.

Torna-se, portanto, mais fácil aplicar faltas, horas extras e reajustes, evitando problemas ocasionados por variações mensais.

O eSocial ainda emite relatórios, facilitando as decisões dos gestores e diminuindo o acúmulo de papéis nas empresas.

Cumprimento de obrigações legais

Destacamos que a utilização do eSocial é uma exigência do Governo Federal. Por isso, sua adoção ajuda a cumprir as obrigações legais e evitar problemas com a Justiça.

Uma maneira de facilitar a adaptação é o investimento em uma solução digital como o BPO da folha de pagamento. Trata-se da terceirização dessa atividade, permitindo que a empresa direcione seus esforços para o próprio core business.

Por meio dessa solução, o RH se torna uma área como foco ainda mais estratégico e atuante na empresa, pois deixa de executar uma das tarefas que mais demandam esforço e tempo.

botão que redireciona para o contato

Conheça o BPO de pagamento da 2easy e conte com o apoio de uma equipe operacional que possui toda base de conhecimento jurídica e trabalhista, tornando ainda mais eficiente a execução desses processos para sua empresa!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias