Funcionalidades da folha de pagamento online para reajustes salariais

Compartilhar

É comum, diante da instabilidade da economia brasileira, se deparar com uma frequente variação nos preços de determinados produtos. Por isso, o colaborador espera da empresa, pelo menos uma vez por ano, um reajuste salarial. No entanto, isso trata-se de um investimento que precisa ser feito com cautela e, de preferência, com a ajuda de um sistema de gestão de folha de pagamento online.

Muito mais que um resumo das remunerações dos colaboradores, a folha de pagamento tem informações preciosas que servem de base para as decisões estratégicas da sua empresa. Por isso, é fundamental investir em uma gestão completa e estar de acordo com a legislação vigente e as práticas de mercado — para evitar que sua organização perca um talento para a concorrente por causa de uma defasagem salarial.

Continue a leitura e conheça as principais vantagens de realizar os reajustes salariais por meio de um sistema de gestão de folha de pagamento online.

O que é reajuste salarial?

O reajuste salarial é um direito do colaborador. Previsto em lei, mais precisamente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ele é caracterizado por um aumento anual no salário. A porcentagem é obtida a partir de um acordo coletivo entre a empresa e o sindicato que representa a categoria do profissional, baseado na inflação e outros fatores econômicos, conhecido também como dissídio.

Art. 611 – Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

Como funciona o reajuste salarial?

O reajuste salarial segue um período conhecido como data-base. Ele compreende a época em que empresas e sindicatos discutem sobre os termos dos contratos coletivos de trabalho, entre eles, mudanças nos salários. Vale destacar que a data-base não é a mesma para todas as empresas, sindicatos e categorias profissionais.

No momento, não existe um limite mínimo ou máximo para estabelecer um reajuste salarial. O cálculo é de responsabilidade das partes envolvidas — etapa que culmina, geralmente, em longas rodadas de negociação. Assim que o valor é definido, ele passa a ser retroativo à data do acordo, por mais que sua homologação seja feita posteriormente.

Para alterar o salário do profissional, considera-se a última remuneração antes do acordo e aplica-se nela o percentual de reajuste definido. Desse modo, se o aumento salarial for de 5%, os colaboradores que recebiam R$ 2 mil passam a receber R$ 2,1 mil na folha de pagamento online.

pessoas se cumprimentando com as mãos
A folha de pagamento online oferece muitas vantagens para realizar os reajustes de salários dos colaboradores como, por exemplo, a otimização do tempo de quem fica responsável por essa demanda.

Importância do reajuste salarial no plano orçamentário da empresa

Estratégia indispensável na gestão de qualquer negócio, o plano orçamentário permite a observação de indicadores que influenciam no cumprimento de metas organizacionais. No que diz respeito ao aumento salarial, ele revela a estimativa de gastos com a folha de pagamento e pode apresentar o impacto nas contas da empresa.

Como o objetivo é manter as contas em constante equilíbrio, o reajuste salarial é um ponto que necessita de muita atenção. Deve-se fazer uma provisão dos recursos financeiros para garantir que o aumento dos salários não comprometa o cumprimento de outras obrigações, além de estabelecer um fundo de reservas.

Nesse aspecto, consideram-se os valores de crescimento salarial dos últimos anos e, com base em uma média, estabelecer a porcentagem ideal — garantindo que o reajuste não prejudicará a saúde financeira da organização.

Como fazer reajustes salariais na folha de pagamento online?

O planejamento orçamentário é uma poderosa ferramenta de controle nas finanças de uma empresa. Sem isso, sua companhia pode perder a capacidade de tomar decisões importantes e deixar de se destacar no mercado. Sendo assim, é fundamental que você conte com o suporte de uma ferramenta de gestão de folha de pagamento online completa.

Softwares especializados na gestão da folha de pagamento, e que ficam hospedados na web, oferecem a possibilidade de calcular os salários e reajustes que são feitos — tudo de forma automática e com o mínimo de interferência humana, reduzindo erros.

Uma boa ferramenta de gestão de folha de pagamento online deve oferecer as seguintes funcionalidades:

– relatórios anuais e contabilizações;
– visão gerencial e contábil;
– cálculo de diferenças salariais com datas passadas;
– realização de admissões, rescisões e férias;
– gestão dos benefícios;
-acesso às tabelas salariais e referenciais.


O software de gestão de folha de pagamento online elimina a necessidade de copiar dados de planilhas e servidores. Integrado ao eSocial, ele consegue tornar a rotina da área de Recursos Humanos ainda mais prática, pois os processos são digitais e menos burocráticos.

Para manter ativa a capacidade de investimento de sua empresa e não permitir que ela se destaque menos que as concorrentes, é preciso contar com o apoio de um sistema de gestão de folha de pagamento online. Somente um software completo e feito por um parceiro com experiência no mercado pode ajudá-lo nesse processo.

botão fale conosco para receber mais informações

Em busca de um sistema para fazer a gestão da folha de pagamento online? Fale com a 2easy e conheça nossas soluções em BPO e SaaS para folha de pagamento e RH.  

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias