Como funciona a gestão contemporânea

Compartilhar

A gestão contemporânea é um modelo de gestão moderna e adaptável, que ocorre diante de qualquer contexto. Ela está alinhada aos objetivos atuais e se difere da anterior, focada apenas em produção e lucro.

Isso não significa que a preocupação com os lucros e resultados foi descartada. Muito pelo contrário! 

Gestores contemporâneos buscam maneiras de otimizá-los.

A otimização envolve revisão de processos, estreitamento da relação com os profissionais e os clientes, o uso de ferramentas digitais e, principalmente, a humanização da forma como a gestão é aplicada.

Conheça como funciona a gestão contemporânea, sua importância para as empresas, os principais desafios e as melhores técnicas para implementá-la na sua organização!

Quais as características da gestão contemporânea?                                                                                                                          

Na atualidade, as organizações devem ser lideradas por profissionais resilientes e capazes de se adaptar a diferentes cenários, afinal, mudanças acontecem frequentemente ― e os principais motivos são o excesso de informações e as novas tecnologias.

Essa maneira de liderar é a que melhor caracteriza a gestão como um todo, ou seja, requer profissionais que consigam transitar entre as diferentes áreas da companhia, representando e concretizando valores, missão e visão em resultados.

Por esse motivo, a gestão contemporânea é atemporal. Ela representa o agora, portanto transforma direções, objetivos, metas ou sequências de ações em resultados positivos e duradouros ― independentemente do tempo e contexto.

Mulher em uma sala, em frente a um grupo, conduzindo uma dinâmica de gestão contemporânea
Para uma empresa se destacar, é necessário uma boa gestão contemporânea de equipes.

O pensamento do gestor contemporâneo é voltado para equipes, estimulando os colaboradores para que tenham atitude de dono. Para viabilizar essa mudança, acompanha e atualiza constantemente a cultura organizacional.

A gestão contemporânea possui ainda uma visão global e sistêmica, pois o seu objetivo é elevar o grau de comprometimento e engajamento do colaborador. 

Ferramentas como gestão da qualidade, feedbacks, brainstorming e benchmarking fazem parte da rotina de todos.

A gestão contemporânea enfrenta desafios?

Sim, pois não é simples implementar um modelo inovador de gestão em organizações cujos processos são inflexíveis. O mesmo ocorre quando as lideranças e os colaboradores não estão abertos a mudanças.

Se a cultura organizacional é voltada para o poder, no qual o foco está nos resultados, é comum que os colaboradores encontrem dificuldades no desenvolvimento de habilidades e competências, pois são impedidos por barreiras nos processos, produtos e serviços.

Esse cenário também não é propício para a implementação de ferramentas tecnológicas de gestão, já que não é uma prioridade para a organização. O mesmo ocorre com:

  •  A avaliação do desempenho da equipe;
  • O desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  •  A flexibilidade nas ações.

No entanto, destacamos que um dos principais desafios da gestão contemporânea é a dificuldade de aplicar uma visão sistêmica e global à equipe. 

Muitas empresas insistem no modelo de comunicação vertical, que não permite, por exemplo, que um auxiliar ofereça ideias, faça críticas ou aponte soluções para o seu superior.

A consequência dessa falta de visão sistêmica e global à equipe é o não desenvolvimento de talentos, pois esse modelo de gestão entende como lógico a substituição do profissional sempre que for necessário.

Observe que, somados, esses desafios culminam na consequente falta de investimento em soluções tecnológicas, pois nenhuma faz sentido quando o foco não é o puro e simples resultado.

De que maneira a transformação digital está ligada à gestão contemporânea?

A gestão contemporânea, assim como outros modelos atuais, está conectada com a transformação digital ― processo no qual as companhias fazem uso da tecnologia para mudanças estruturais.

Soluções digitais são cada vez mais utilizadas para alcançar os resultados desejados por meio do desenvolvimento da força de trabalho. Recrutamento, admissão, onboarding, treinamento e avaliação de colaboradores são apenas alguns dos processos que essas ferramentas automatizam.

Sala ampla e moderna com pessoas sentadas trabalhando

Mas não podemos encará-las como substitutas dos profissionais, pois auxiliam a gestão contemporânea com tarefas repetitivas e o fornecimento de dados, deixando para os colaboradores as demais que requerem análises profundas.

Para acompanhar a gestão contemporânea, aqui estão as principais técnicas:

Automatização de processos

Sistemas que automatizam processos contribuem para a produtividade da equipe, pois os profissionais, como foi dito anteriormente, focam em tarefas mais analíticas. Além de resultado para a empresa, estimula o crescimento do colaborador.

Employer branding

Como está a imagem da sua empresa no mercado? O modo como profissionais de dentro e de fora a enxergam ajuda a construir a marca empregadora ― ferramenta capaz de atrair e manter os melhores talentos para a organização.

Acompanhamento de indicadores

Cada ação deve ser metrificada para que os seus resultados sejam constantemente acompanhados. 

Desse modo, a empresa consegue realizar ajustes em qualquer etapa, antes que seja tarde demais.

Vivemos em um momento no qual surgem empresas digitais e as mudanças no mercado ocorrem com alta frequência e por diversos motivos. 

Sem uma gestão contemporânea, a sua empresa perde um importante diferencial competitivo, além da capacidade de crescer e conquistar novos mercados.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias