Como uma boa Gestão de Benefícios pode motivar os colaboradores

Compartilhar

Quando se trata de atrair, manter e reter talentos, os benefícios na gestão de recursos humanos tornam-se um diferencial. Ao oferecer para os colaboradores um bom pacote de vantagens, sua empresa encontra mais uma maneira de oferecer bem-estar e mantê-los motivados. Contudo, também é necessário colocar em prática as políticas de uma eficiente gestão de benefícios.

Para o colaborador, os benefícios têm como finalidade melhorar aspectos como a qualidade de vida e, somados à remuneração, dão uma ideia de valor para quem recebe. Do ponto de vista da organização, além de atender às necessidades básicas dos profissionais, eles tornam a empresa mais competitiva diante da concorrência.

Continue a leitura e saiba como uma boa gestão de benefícios pode motivar os colaboradores e fazer com que sua empresa alcance resultados ainda mais significativos.

Atende às necessidades das pessoas

Empresas são formadas por pessoas que batalham para alcançar os objetivos de cada área, juntas. No entanto, cada indivíduo tem suas necessidades e a gestão de benefícios surge como uma série de iniciativas oriundas da empresa para atender as diferentes necessidades dos colaboradores.

É importante, então, que o pacote de benefícios seja diversificado, pois essa diversidade possibilita solucionar problemas financeiros, de saúde, educacionais e até realizar sonhos. Isso contribui com a motivação das pessoas, pois elas passam a ter um propósito, cria-se então um ambiente favorável para que se entreguem, ao máximo, na busca pelos melhores resultados.

Reduz o índice de absenteísmo

Outra vantagem de uma boa gestão de benefícios é a redução do índice de absenteísmo, um dos fatores que mais preocupam gestores de Recursos Humanos, o que afeta consideravelmente os níveis de produtividade de todas as equipes.

Doenças leves, como os resfriados, transtornos físicos e problemas psicológicos podem ser causados pela desmotivação no ambiente de trabalho. Desse modo, o colaborador afetado tende a render menos — o que pode afetar também o cumprimento da jornada. Por meio de uma eficiente gestão de benefícios, ele recebe a atenção necessária para que possa cuidar de si.

Alinha colaboradores e empresa

Um bom pacote de benefícios é uma maneira de a empresa demonstrar aos seus colaboradores que eles são muito importantes para a organização. Afinal, sem eles, não haveriam metas e objetivos alcançados. Ao valorizá-los, os colaboradores tendem a adotar uma visão diferenciada, sentindo-se mais donos do negócio.

Dessa forma a empresa pode estimular o engajamento de todos. Uma vez que adotam essa visão de dono, os colaboradores passam a trabalhar de maneira mais alinhada, pois trabalham pelos mesmos objetivos e metas. Torna-se mais fácil também disseminar uma cultura organizacional colaborativa, que direciona esforços para um mesmo caminho.

Aumenta a produtividade de todos

O alinhamento citado no tópico anterior provoca o aumento da produtividade de todos. Se os profissionais estão mais motivados e engajados, é natural que eles ultrapassem com mais frequência os próprios limites e alcancem um desempenho cada vez maior. E, ao verem os efeitos desse trabalho, eles desejarão mais.

Por outro lado, quando a empresa não se preocupa em fazer uma boa gestão de benefícios, ela pode vivenciar o oposto: um ambiente de trabalho com clima organizacional ruim e profissionais dispersos, o que é, extremamente, prejudicial para qualquer organização, pois tende a contaminar a atmosfera e fazer com que todos saiam perdendo.

colegas de trabalho dando as mãos
Uma gestão de benefícios realizada de maneira correta, melhora o ambiente de uma empresa e motiva os colaboradores a darem o melhor de si.

Melhora o clima organizacional

Quem trabalha com RH sabe a influência que um colaborador desmotivado tem em relação à equipe. Por mais que todos estejam felizes, o desânimo de um é capaz de contaminar o restante. Agora, imagine quando a desmotivação predomina em um ambiente.

É possível evitar esse problema por meio da boa gestão de benefícios e as vantagens obtidas até aqui. Mais alinhados e produtivos, os colaboradores tendem a conviver melhor e até lidar de maneira mais madura com a diversidade cultural, de gênero, de raça e de credo. Isso torna o ambiente mais propício às boas relações humanas.

Contribui com a sua employer branding

No mercado de trabalho, as empresas são vistas como marcas empregadoras. Algumas têm boa fama, enquanto outras fazem parte de uma lista de veto de muitos candidatos. Ao fazer uma boa gestão de benefícios, você contribui com a employer branding de sua companhia e a torna ainda mais atrativa para os talentos que estão de fora dela.

Antes de se candidatar a uma vaga, há quem fale com colegas que atuam dentro das empresas às quais o candidato pretende mandar currículo. Essa conversa, muitas vezes informal, visa saber como é o clima organizacional, a maneira como as pessoas se relacionam e se é oferecido um bom pacote de benefícios.

Perceba que a gestão de benefícios vai muito além da rotina que envolve garantir pagamentos e a cobertura de planos de saúde. Trata-se de uma ferramenta muito eficaz para transformar, em diversos sentidos, os resultados de qualquer empresa. Por isso, valorize o modo como a sua companhia lida com esse pacote de vantagens oferecido aos colaboradores.

botão fale conosco
Na dúvida sobre como fazer uma melhor gestão de benefícios? Fale com a 2easy! Otimize tempo e recursos por meio de nossas soluções em seguro de vida, assistência odontológica, plano de saúde, vale-transporte e cartões do PAT.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias