Gestão de benefícios: 4 maneiras de otimizar os processos

Compartilhar

Os benefícios trabalhistas concedidos pelas empresas são uma forma importante de garantir melhor motivação para seus colaboradores. Eles permitem tornar a empresa um local mais atrativo para que os talentos permaneçam e pode ser um critério de escolha importante para nomes importantes da área que definem se vão participar do seu processo seletivo ou não.

Contudo, para que o oferecimento deste atrativo seja, de fato, positivo para a empresa, é fundamental que seja feita uma gestão de benefícios eficaz. Confira a seguir 4 formas efetivas para otimizar esse processo, evite erros e tire suas dúvidas.

1. Conheça o perfil dos funcionários

Em primeiro lugar, uma boa gestão de benefícios é identificar: meu negócio oferece, de fato, algo atrativo para meu colaborador? Alguns dos itens básicos e tradicionais, como Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Transporte, entre outros, são amplamente oferecidos porque, de fato, estão alinhados com boa parte do perfil dos funcionários.

Contudo, nem sempre isso é significativo. Por exemplo, se o perfil dos seus colaboradores é que eles se locomovem, em sua maioria, de carro até a empresa, pode ser que o Vale Transporte não tenha utilidade. Assim, o valor direcionado pode ser utilizado para conceder outros benefícios, como:

  • Comissão por vendas e cumprimento de metas;
  • Convênio com academias;
  • Melhor plano de saúde corporativo, entre outros.

2. Tenha políticas claras sobre benefícios

Outro ponto importante para uma boa gestão de benefícios é tornar sua política clara para os colaboradores. Isso evita o mau-uso do que é concedido e elimina possíveis dúvidas recorrentes que eles possam ter.

Assim, é de bom tom que a política de benefícios esteja clara, por exemplo, em processos seletivos e recrutamento. Afinal, esse pode ser um ponto que motive a participação de nomes importantes da área, buscando diferenciais das empresas em que desejam trabalhar.

Da mesma forma, isso deve ser relembrado durante a contratação, lembrando sobre bons usos e possíveis punições em caso de problemas (por exemplo, comercialização do benefício para terceiros).

gestão de benefícios

3. Minimize erros

Outro ponto importante é reduzir as chances de falhas e erros nos processos de concessão de benefícios. Isso porque, problemas dessa natureza podem gerar, até mesmo, ações judiciais contra o negócio.

Quer ver um exemplo? Se o Vale Transporte não for computado no dia previsto para seu colaborador, ele pode alegar que não tinha condições para comparecer ao trabalho, pela falta do benefício. Além disso, pode recorrer, de forma judicial, por não ter recebido o item previsto em contrato. Por isso, muito cuidado com os erros.

4. Conte com a tecnologia para este fim

A gestão de benefícios pode ser potencializada com o uso de tecnologias focadas para este fim. Cada vez mais desenvolve-se soluções focadas para os setores de RH e que podem ser interessantes para os gestores conseguirem potencializar suas rotinas.

Assim, é possível automatizar o processo de pagamento de benefícios, compreender melhor o perfil dos colaboradores e permitir decisões que sejam mais atrativas para todos. Por isso, invista em soluções diferenciadas do mercado.

A gestão de benefícios é fundamental para manter a motivação do corpo de funcionários no dia a dia. Por isso, não deixe de investir em melhorias e garanta ações mais precisas e eficientes no seu dia a dia no RH.

Continue acompanhando nosso blog e confira dicas imperdíveis que vão auxiliar suas rotinas na área de RH.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias