Saiba o que é gestão de frotas e como esse serviço funciona

Estrada com vários carros e caminhões gerenciados por gestão de frotas

Você quer saber qual é o segredo para manter veículos operando com qualidade, regularidade e custos adequados ao seu negócio? A resposta está na gestão de frotas!

O gerenciamento de frotas pode ser uma tarefa menos complexa do que você imagina, pois o básico envolve um bom plano de manutenção preventiva com regularidade definida — principalmente para as empresas que têm veículos mais antigos.

Mas não se trata apenas de manter e consertar veículos, pois a gestão de frotas se tornou um dos mais importantes segmentos da logística corporativa moderna. Na atualidade, é vista como algo estratégico para qualquer empresa.

Continue a leitura para saber de que modo você pode racionalizar a gestão de frotas no seu negócio.

Por que a gestão de frotas é importante?

De modo geral, a gestão de frotas ocupa um dos primeiros lugares entre os departamentos que têm os maiores custos para as empresas — ficando atrás apenas de gastos como folha de pagamento ou assistência médica, por exemplo .

Sendo assim, em um cenário cada vez mais competitivo, corporações do mundo todo vêm direcionando esforços para uma redução nos custos da gestão de frotas. Isso ocorre por meio da racionalização da operação.

Composta por metodologias e atividades com viés gerencial e estratégico, essa gestão trabalha todas as rotinas associadas ao transporte de uma companhia. Sem ela, não há controle de atividades como a manutenção e a administração de veículos.

Dessa forma, destacamos que a frota de uma empresa — própria ou terceirizada — é vital para o seu sucesso.

O desempenho do setor logístico de uma empresa é crucial em seu sucesso, pois, quando seus responsáveis tomam atitudes corretas, baseadas em informações atualizadas e reais, os resultados positivos são obtidos com naturalidade.

Entretanto, em razão da falta de experiência e preparo, bem como às exigências de sua rotina de trabalho, muitos gestores tomam decisões equivocadas e acabam perdendo o controle dos gastos.

Como a gestão de frotas pode ser eficiente?

Você precisa seguir, basicamente, três etapas. São elas:

Organização da frota

Liste todos os veículos de sua frota para identificar a atual realidade estrutural dessa área. Separe também, de modo detalhado, os gastos mensais com combustíveis, consertos e manutenções.

Para verificar o consumo dos veículos que fazem parte da frota, compute a quilometragem percorrida por cada carro. Isso facilitará a identificação daqueles que consomem mais.

Definição de políticas de transporte

Trata-se do instrumento que parametriza o funcionamento da frota. Por meio dele, será possível respaldar institucionalmente toda e qualquer decisão de sua área. Portanto, prepare-se para determinar fatores como:

  • Nível de serviço.
  • Abrangência: se é válida para todas as unidades do negócio.
  • Diretrizes operacionais: regras que deverão ser cumpridas.
  • Diretrizes de convivência: foco na questão comportamental.
  • Diretrizes de atendimento: o modo como o usuário será atendido pelos colaboradores da frota.

Vale ressaltar que a definição de políticas de transporte também pode apontar, por exemplo, a necessidade de treinar e capacitar motoristas e outros profissionais.

Gestão, análise, otimização e controle da operação

Parte mais estratégica, na qual você deve buscar soluções que otimizem o seu trabalho. Considere melhorias em:

  • Criação de rotas mais inteligentes e econômicas;
  • Adoção de tecnologias de rastreamento;
  • Controle das políticas e regras de uso;
  • Necessidade de contratação de uma consultoria ou software de gestão.

Quais vantagens posso obter em uma melhor gestão de frotas?

Estrada vista de dentro de um carro que pode fazer parte da gestão de frotas
A gestão de frotas, quando bem organizada, traz diversos benefícios para a empresa, para os colaboradores e até para os clientes.

Uso otimizado dos recursos

Uma correta gestão de frotas possibilita total controle sobre seus recursos humanos e materiais. Ela permite ainda uma visão mais abrangente da operação, indicando as falhas que necessitam de atenção.

Adoção de soluções inteligentes

Os motoristas podem usar um vale-combustível para abastecer os veículos — permitindo o controle a partir de sua base de operação. Esse tipo de solução possibilita ainda a geração de relatórios para que os custos sejam sempre avaliados Através de um sistema automático e inteligente que registra, sem a interferência humana, a quilometragem do veículo, a quantidade e o valor do combustível abastecido, eliminando desvios de rotas e extravios de combustíveis.

Maior vida útil da frota

A máxima “tempo é dinheiro” faz muito sentido em gestão de frotas, pois um carro ou caminhão parado se converte em perdas financeiras para o seu negócio. Com a manutenção em dia, a frota terá vida útil estendida.

Diminuição dos riscos e prejuízos

Por meio de uma roteirização inteligente, os motoristas deixam de fazer viagens que custam muito para sua operação e passam a ter um valor menor. Além disso, as manutenções preventivas têm valores reduzidos para a empresa em comparação às corretivas.

Aumento da satisfação dos colaboradores

O trabalhador deve se preocupar com a correta execução de suas atividades e o cumprimento das regras e políticas do setor. E com a gestão de frotas acontecendo corretamente, ele passa a trabalhar mais satisfeito, pois sabe o que e quando fazer.

Conquista de uma posição competitiva

A eficiência na gestão de frotas posiciona sua empresa no topo das companhias que são competitivas. Isso permite a redução de custos e um aumento na participação de mercado.

Fidelização dos seus clientes

Seus clientes também sentirão o impacto de uma gestão de frotas inteligente. As entregas serão feitas com mais pontualidade e seguindo um padrão de qualidade que pode ser avaliado frequentemente para que se garanta o cumprimento.

Com uma gestão de frotas mais eficiente, você obterá os melhores resultados!

Botão para contato

Se a sua empresa deseja reduzir custos, ter mais praticidade na operação, garantir segurança nas decisões e economizar combustível, conte com as parcerias da 2easy. Entre em contato agora mesmo com nossos consultores!

Deixe o seu comentário