Gestão de pessoas: como criar um plano de carreira na minha empresa e desenvolver os colaboradores

Compartilhar

Um dos principais papéis do RH atualmente é conseguir motivar os seus colaboradores e mantê-los engajados no dia a dia, evitando, assim, problemas que possam comprometer o negócio, como altas taxas de turnover e absenteísmo. E um dos elementos que colabora para este fim é o plano de carreira.

Ele é capaz de proporcionar uma maior ambição para os funcionários, que saberão quais os pontos que podem alcançar na carreira e assim, lutarem para alcançá-los. Além, é claro, da percepção de que a empresa valoriza o seu trabalho.

Mas para isso, ele precisa ser um documento atraente e abrangente. Por isso, vamos mostrar a seguir alguns dos pontos que você deve se atentar para criar este plano e tirar suas dúvidas sobre o tema. Vamos juntos?

Analise e conheça a organização

Um primeiro passo é identificar a estrutura interna da empresa. Não adianta, por exemplo, querer instituir determinados níveis de carreira que não fazem sentido pela lógica do negócio.

Além disso, é importante pensar, também, no ciclo de vida do colaborador na empresa: há uma tendência natural de ciclos menores de colaboradores? Se sim, quais os pontos que interferem nisso? Como reduzir esses impactos? O que poderia amenizar essas questões?

Estabeleça metas

O que você pretende atingir com a criação do plano de carreira? Maior estabilidade e menores pedidos de desligamentos? Maior engajamento no dia a dia? Trazer maior satisfação para os colaboradores que ali já trabalham? Ou, ainda, captar novos talentos com planos de carreira mais atrativos? Ter isso claro permite direcionar melhor a estruturação do documento.

Atue com transparência

O plano de carreira também tem um objetivo muito importante: trazer maior transparência para que os colaboradores possam saber o que pode ser alcançado na carreira e em quanto tempo isso é possível. Por isso, é preciso que este documento tenha o máximo de clareza possível, tanto para quem já está atuando no negócio, quanto para quem está em processo seletivo.

Crie flexibilidade nos planos de carreira

Atualmente, flexibilidade é um ponto importante em diversas questões nas áreas empresariais, incluindo o RH. Por isso, é fundamental que você considere trazer este princípio, também, para o plano de carreira. Assim, é importante deixar claro que esses pontos podem sofrer alterações ao longo do tempo.

Conte com softwares de gestão de RH

Outro ponto que pode trazer maior clareza para conseguir criar um plano de carreira eficiente é utilizar um software de gestão de RH. Por meio dele, é possível ter uma visão abrangente da empresa e, assim, conseguir tomar decisões melhor embasadas.

Por isso, é fundamental estar sempre atento para ter as melhores ferramentas em mãos para gerar processos que sejam eficientes para gestão de pessoas. O plano de carreira é um ponto importante e estratégico e, portanto, deve ser elaborado com prudência e excelência.

Achou interessante este conteúdo? Então aproveite e confira o nosso artigo com os maiores aliados do RH na gestão de pessoas e conheça outros tipos de ferramentas e soluções que poderão ser úteis para este momento e potencialize suas ações nessa área.

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias