Gestão de pessoas: como focar em atividades de desenvolvimento de talentos

Compartilhar

Uma das partes mais importantes para o crescimento de uma empresa é a gestão de pessoas. Quando o negócio possui colaboradores motivados, treinados e utilizando todo o seu talento em alto nível, as chances de sucesso são muito maiores. Da mesma forma, quando não há essa preocupação com a gestão de pessoas, os problemas começarão a surgir, impactando o progresso da operação.

Mesmo sabendo da importância de focar nas atividades de desenvolvimento de talentos, muitas empresas não conseguem se dedicar a isso devido a sobrecarga dos profissionais de recursos humanos. Com uma série de tarefas administrativas a serem realizadas todos os dias, às estratégias voltadas para a gestão de pessoas acabam ficando em segundo plano.

Para evitar que esse acúmulo de atividades comprometa o desenvolvimento de talentos em sua empresa, confira na sequência deste artigo dicas de como reestruturar a área de recursos humanos, garantindo uma boa gestão de pessoas.

Identificação dos talentos

Uma parte importante do processo de gestão de pessoas tem a ver com a identificação dos talentos. Mesmo com muitas pessoas em busca de recolocação profissional, as empresas ainda encontram dificuldades para atrair colaboradores capacitados para as vagas em aberto.

Esse é um desequilíbrio que envolve tanto os candidatos quanto o time de gestão de pessoas. Da parte de quem busca emprego, a falha pode estar na falta de qualificação ou mesmo na maneira como o profissional apresenta suas habilidades e competências nas entrevistas. 

Já o time de gestão de pessoas pode encontrar impasses para identificar talentos devido aos processos seletivos que não dão espaço para o candidato de fato apresentar na prática suas qualificações. Seguir estruturas fixas para todos os processos da empresa não é um bom negócio, afinal cada área busca por profissionais com habilidades e conhecimentos específicos. 

gestão de pessoas

Engajamento e retenção de talentos: desafios da gestão de pessoas

Vimos que identificar talentos é uma tarefa complexa, por isso, quanto mais preparado o time de recursos humanos tiver, mais assertivo será esse processo. Da mesma forma, reter e engajar os profissionais qualificados não é assim tão simples.

Para continuar atuando em alto nível na companhia, os colaboradores precisam estar motivados, satisfeitos com o ambiente de trabalho e sentido-se parte do processo de desenvolvimento da empresa. 

A equipe de gestão de pessoas além de auxiliar os gestores de cada área em treinamentos e ações focadas no desenvolvimento de talentos, também fica responsável pela administração da folha de pagamento e benefícios, fatores essenciais para engajar os colaboradores e retê-los na empresa.

Tecnologia como aliada do RH

A gestão de pessoas envolve muitos processos e nem sempre a equipe de RH consegue dar conta de tudo. Isso é absolutamente normal, afinal todas as atividades são importantes e requerem tempo, análise e acompanhamento. Mas, boa parte do desenvolvimento de talentos já pode ter a tecnologia como aliada.

Por meio de sistemas especializados, é possível acompanhar toda a trajetória funcional dos colaboradores, desde o recrutamento, treinamento, gestão de competências até a realização dos pagamentos, dando ao RH uma visão completa dos talentos. A utilização desses recursos tecnológicos na gestão de pessoas proporciona mais autonomia ao time de recursos humanos, gerando excelentes resultados para a empresa durante esse importante processo de desenvolvimento. 

No artigo de hoje, reunimos dicas de como o seu negócio pode focar em atividades que promovem o desenvolvimento de talentos por meio de uma gestão de pessoas mais ativa. Para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog. 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias