Gestão de RH: como deve ser feito o onboarding de novos funcionários?

Compartilhar

Para ter uma gestão de RH eficaz é preciso ter processos bem alinhados, que irão garantir bons resultados em todas as operações. Em relação ao onboarding de novos funcionários, é fundamental que a empresa tenha uma estrutura definida para que a chegada dos novos colaboradores transcorra de maneira tranquila, focando na integração e no acolhimento.

Entretanto, em meio a tantas atividades diárias, a gestão de RH acaba tendo menos tempo para se dedicar ao onboarding de novos funcionários. Mas, não dar a devida importância para esse processo pode ser algo muito ruim para a empresa, prejudicando, inclusive, a retenção de talentos no negócio.

Para saber como a gestão de RH pode promover um onboarding eficaz para os novos funcionários, trabalhando diretamente na motivação dos contratados, confira a seguir algumas dicas que auxiliam as companhias nesse importante processo.

Entenda o que é onboarding e sua importância para os negócios

De uma forma simplificada, podemos dizer que o onboarding representa um processo da gestão de RH que visa integrar o novo colaborador à equipe, cultura e forma de operação da empresa. O objetivo desse trabalho inicial é assegurar a adaptação e a retenção dos profissionais, proporcionando um acolhimento desde o primeiro dia na companhia.

O onboarding de novos funcionários funciona como um processo de integração, permitindo que esses colaboradores obtenham os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos necessários para integrar a equipe e ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos.

Esse é um trabalho estratégico da gestão de RH porque está diretamente relacionado com a atração e retenção de talentos na empresa, já que uma experiência positiva na fase de integração tende a motivar e engajar ainda mais os funcionários. 

Mas, para ter bons resultados, o onboarding de novos colaboradores precisa envolver  várias etapas, como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. Geralmente, esse trabalho tem início já na confirmação da contratação do funcionário e segue durante toda a sua jornada de adaptação. 

gestão de RH

Saiba como a gestão de RH pode realizar um onboarding perfeito

Agora que já explicamos a importância do onboarding para a atração e retenção de talentos nas empresas, vamos abordar algumas dicas que ajudam a gestão de RH a ser mais estratégica e assertiva nesse processo.

O primeiro passo para não errar nesse trabalho tem a ver com a preparação da empresa para receber os novos colaboradores. A gestão de RH precisa ter um planejamento específico para o onboarding, incluindo os materiais que serão disponibilizados ao colaborador, orientações gerais e específicas da sua área de atuação, cursos e demais dinâmicas que são essenciais para que o funcionário inicie sua trajetória em consonância com a cultura e objetivos do negócio.

Para ajudar a gestão de RH a criar e acompanhar um processo de onboarding perfeito, a dica é utilizar plataformas de gerenciamento de Recursos Humanos, que contam com canais pensados justamente para essa função. Por meio de bons softwares direcionados para admissão digital, o profissional de RH consegue:

  • Fazer o acompanhamento em tempo real para editar e validar os processos de admissão instantaneamente;
  • Acessar um sistema é 100% responsivo, facilitando os trabalhos em diferentes canais;
  • Gerenciar um dashboard completo com todos os dados das admissões em um só lugar;
  • Realizar o armazenamento de documentos ilimitados, incluindo as fotos dos novos colaboradores;
  • Customizar canais para adequar o sistema às necessidades do seu negócio;
  • Qualificar o sistema e-Social, validando dados dos contratados, como Nome Completo, CPF, PIS e Data de Nascimento;
  • Preencher os dados de admissão via E-mail, WhatsApp e/ou SMS;
  • Melhorar a experiência do novo colaborador, principalmente na fase de integração;
  • Garantir o monitoramento eficiente dos indicadores de onboarding;
  • Promover uma gestão de desempenho estratégica, acompanhando os talentos em diferentes níveis.

Apresentamos no artigo de hoje como a gestão de RH pode realizar o onboarding de novos funcionários, focando na retenção dos talentos. Para continuar por dentro das dicas e tendências desse setor, veja também em nosso blog o post que mostra os 3 principais erros que os RHs cometem

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias