Gestão de RH

escritório com computadores e mesas de madeira

Headcount: o que é e como torná-lo ainda mais proveitoso

O termo headcount é o nome dado ao indicador de RH que representa a quantidade de colaboradores que fazem parte de uma empresa. Parece algo simples, mas essa informação pode ser utilizada de maneira estratégica para gerir o negócio.

pessoas organizando calendário para controle de férias

Como ter um controle de férias apropriado para colaboradores

Você sabia que o controle de férias dos colaboradores garante a inexistência de passivos trabalhistas e ajuda a manter a transparência da empresa? Controlar as férias dos colaboradores é uma tarefa importante que fica sob a responsabilidade da área de Recursos Humanos. Por meio dela, a empresa obtém também o controle sobre a produtividade dos […]

planejamento do organograma

Você sabe qual a real importância do organograma para uma empresa?

A importância do organograma para uma empresa envolve o conhecimento em torno dos papéis desempenhados pelos stakeholders. Sem essa ferramenta, dificilmente será possível compreender como uma organização está estruturada. Do ponto de vista estratégico, essa é uma informação essencial. Ao visualizar como cada colaborador ou setor se encaixam em sua empresa, isso possibilita uma melhor […]

mãos encaixando um quebra-cabeça

Serviços terceirizados de RH valem a pena? Descubra suas vantagens!

Nos últimos anos, a área de Recursos Humanos passou por um momento de mudança. Temas como estratégia, qualidade de vida no trabalho, motivação e plano de carreira tornaram-se prioridade. Além disso, esse departamento passou por outras alterações com a entrada do e-social e da reforma trabalhista. Diante de novas necessidades, surgiram os serviços terceirizados para […]

pessoas colocando suas mãos uma sobre a outra

Cultura e clima organizacional: conheça os benefícios para empresas

Para promover um melhor ambiente de trabalho para os seus colaboradores, todo gestor de Recursos Humanos deve conhecer a diferença entre cultura e clima organizacional. No entanto, é comum confundir esses termos. Isso acontece porque eles são muito parecidos e estão diretamente relacionados dentro de qualquer empresa, mas têm significados diferentes. Enquanto um conceito diz […]