Entenda os indicadores de RH e como eles ajudam a empresa a evoluir

Compartilhar

Os indicadores de RH conseguem descrever as circunstâncias atuais da organização e oferecem o conhecimento necessário para que medidas estratégicas sejam tomadas de forma eficaz. Além disso, esses instrumentos também são utilizados para monitorar e avaliar o desempenho dos seus colaboradores, processos, ações e metas.

O cumprimento dos objetivos da sua empresa depende, basicamente, do nível de qualidade dos indicadores de RH que ela acompanha. São eles que possibilitam a implementação de novas e benéficas medidas para a organização, bem como os ajustes necessários para que um rumo incorreto seja corrigido.

Conheça os principais indicadores de RH e saiba quais podem ser úteis em sua estratégia de negócio. Acompanhe a leitura!

Absenteísmo

O indicador de absenteísmo permite visualizar a quantidade de colaboradores que estão se ausentando da empresa, independentemente, do motivo envolver atrasos, questões pessoais ou doenças. Trata-se de um indicador muito importante, pois a ausência de um colaborador pode afetar o desempenho de toda a equipe.

Rotatividade ou turnover

Mostra o total de colaboradores que saíram e entraram na empresa durante um determinado período. Por meio dele, é possível entender se a organização possui uma baixa atratividade para os talentos que ela deseja. Ele também pode revelar problemas que levam aos desligamentos recorrentes.

Retenção de talentos

Um dos indicadores de RH, é o de retenção de talento, que apresenta o nível de eficiência das estratégias adotadas por sua empresa para manter no quadro de contratados os talentos que podem aproveitar futuras oportunidades profissionais dentro dela. Eles têm seus desempenhos e resultados avaliados de modo individual e, em relação à área em que atuam.

Tempo médio de empresa

Possibilita, a partir de informações como idade, estado civil, escolaridade e desempenho, criar o perfil do colaborador da sua empresa e o tempo médio de permanência dele dentro da organização. Por meio dessa informação, que tem a ver com a taxa de rotatividade, você pode identificar padrões a serem evitados.

Custo da rotatividade

Ao inserir todas as despesas envolvidas com o pagamento de rescisões contratuais, somando também multas e tributos, você consegue obter o custo da rotatividade entre os colaboradores. Some também os valores destinados à recolocação profissional de líderes, treinamentos e qualificações.

Produtividade

mulher anotando os indicadores de RH que ajudam a empresa a evoluir
Uma das vantagens de fazer o bom uso dos indicadores de RH é a praticidade que eles trazem para a jornada de trabalho dos colaboradores e o aumento da produtividade da empresa.

Tempo, qualidade e custos são os três elementos básicos que compõem a produtividade de uma equipe. Outros podem complementá-los, como o nível de satisfação dos stakeholders, o atendimento de prazos, a incidência de falhas e o período destinado às paradas.

Reclamações trabalhistas

Evidencia os aspectos relacionados à maneira como o negócio está sendo gerido, bem como o cumprimento e obediência à legislação trabalhista. É necessário quantificar as reclamações sobre o descumprimento de normas, os atrasos no pagamento de salários, as condições de trabalho, a incidência de episódios de assédio moral e outros.

Transferências

Contempla o volume de transferências entre as unidades da sua empresa e os departamentos que fazem parte dela., Caso esse indicador seja alto, pode revelar problemas na seleção dos profissionais que são contratados, apontando que um número considerável não se adéqua às funções ou que há alguma falha no processo de seleção

Escolaridade

Outro indicador de RH importante, é o nível de escolaridade dos colaboradores da sua empresa. Não se trata somente de um dado, pois conhecê-lo permite identificar quais áreas ou profissionais têm um rendimento abaixo ou acima do que é esperado — relacionando o nível de escolaridade deles e o respectivo potencial.

Treinamento e desenvolvimento

Esse indicador está relacionado com a medição da produtividade dos colaboradores que passam por programas de treinamento e capacitação. A partir dele, é possível saber o nível de efetividade que as suas ações de treinamento e desenvolvimento produzem dentro das equipes, departamentos e até por indivíduo.

Finanças da folha de pagamento

Você sabe qual é o valor médio pago em salários para os seus colaboradores? É importante ter acesso a indicadores de RH como esse, por meio da análise da folha de pagamento, pois ele permite a comparação com o mercado e, diante do resultado, uma mudança para tornar a sua empresa mais atraente para os profissionais que estão no mercado.

Cultura organizacional

A função desse indicador é identificar e entender o nível de satisfação da equipe em relação ao ambiente de trabalho, clima organizacional, colegas, gestores e outros aspectos que influenciam na rotina. Para trabalhá-lo com precisão, você deve ter bem definido os valores da empresa e o que ela espera de cada colaborador.

Recrutamento e seleção

Mostra a efetividade das contratações que são feitas em sua empresa, apontando quais canais são os mais eficientes e se a equipe de RH está em busca do perfil necessário para a organização. Por meio dele, falhas podem ser identificadas — o que permite melhorias nos dois processos.

Esses e outros indicadores de RH devem ser acompanhados e analisados constantemente, de preferência, com o auxílio de um software. Um sistema de gestão de recursos humanos, é uma solução que pode ser adquirida por sua empresa e, por meio dele, fazer o controle dos indicadores, além de também, auxiliar sua empresa a reter talentos e ter um RH mais estratégico.

botão de fale conosco para entrar em contato com a 2easy

A  2easy possui um sistema de gestão on-line que realiza o acompanhamento desses indicadores de RH. Ele permite a gestão da folha de pagamento, benefícios, cargos, salários, segurança no trabalho, treinamento, processos trabalhistas e outros. Conheça o software de gestão da 2easy para a sua empresa e, caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias