Integração de segurança do trabalho para novos colaboradores

Compartilhar

O onboarding é um dos principais programas, em várias organizações, para a integração e aceleração do desempenho dos recém-contratados. Contudo, o foco costuma ser o de apresentar a rotina do negócio e, por vezes, a integração de segurança do trabalho para novos colaboradores é esquecida.

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgados em março de 2018, a cada quatro horas e meia um trabalhador é vítima fatal de acidente de trabalho. Trata-se de um número alto, mas que pode ser combatido por meio de ações implementadas na empresa.

Continue a leitura e confira algumas dicas de como promover a integração de segurança do trabalho para novos colaboradores.

Explique o que é segurança do trabalho

Antes de falar sobre a importância do assunto, é essencial que você faça uma explicação a respeito do que trata a segurança do trabalho. Por mais que seja um assunto presente no dia a dia de qualquer organização, ainda são muitos os que desconhecem as medidas que podem ser adotadas para minimizar acidentes.

As doenças ocupacionais, como lesão por esforço repetitivo, surdez temporária ou definitiva, dores de cabeça, gastrite, entre outras, ainda não são vistas pelos colaboradores e pela companhia como problemas ocasionados pelas más condições do ambiente e do clima organizacional.

Seja a referência no assunto

Outro ponto que é muito importante nas ações de engajamento para a integração de segurança do trabalho para novos colaboradores, é que você forme uma equipe capaz de ser o ponto focal sobre o assunto na organização, pois é comum que os colaboradores tenham dúvidas.

Você estará diante de um problema se apresentar esse novo conceito e não ser capaz de lidar com a demanda de informações dos recém-contratados. Por isso, seja a referência no assunto. Compartilhe conhecimento e crie o ambiente ideal para que as pessoas se aproximem da sua equipe.

Tenha paciência durante a integração de segurança do trabalho para novos colaboradores

Não é fácil engajar pessoas, portanto, o processo de integração de segurança do trabalho para novos colaboradores requer muita paciência. Eles estão empolgados para exercerem suas novas funções e isso pode ser motivo para que a atenção seja desviada. No entanto, seja paciente!

Os treinamentos e explicações sobre segurança do trabalho devem ser dinâmicos e, ao mesmo tempo, criativos. Eles precisam prender a atenção desses novos colaboradores e mostrar que esse é um tema importantíssimo para o bem-estar e o futuro de todos.

Participe também dos treinamentos

homem dando informações sobre segurança no trabalho para novos funcionários
Uma forma de implementar a integração de segurança do trabalho para novos colaboradores, e também para os veteranos, é ter a participação ativa dos líderes.

Um dos maiores entraves existente no processo de engajamento de colaboradores, é a falta de participação de líderes. De modo geral, quem ocupa um cargo de liderança é visto como um profissional que não participa do cotidiano dos demais colaboradores, pois ocupa um cargo muito distante na hierarquia da empresa.

Essa percepção faz com que a tentativa de integração de segurança do trabalho para novos colaboradores corra o risco de ser em vão. Se, como líder, você participa dos treinamentos e explicações, acaba transmitindo credibilidade para as ações implementadas, além de estar no mesmo nível de igualdade dos demais.

Promova treinamentos frequentes

O tema segurança do trabalho não deve ser tratado esporadicamente ou, somente, no caso da entrada de novos colaboradores. Os treinamentos devem ser frequentes, abrangendo toda a organização — e incluindo, principalmente, os profissionais que já fazem parte do quadro.

Dessa maneira, você promove uma abordagem constante ao tema e deixa todos preparados para agirem quando for necessário. Além disso, cria-se uma rede de colaboração entre todos, permitindo que um possa acompanhar o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho do próximo.

Aplique testes práticos para garantir o sucesso da integração

Quando falamos sobre segurança no trabalho, é muito perigoso se limitar ao campo teórico. Com o tempo, a teoria pode ficar defasada — fazendo com que os profissionais percam parte da capacidade de agir em prol da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para contornar essa situação, você pode aplicar testes práticos e assim, garantir o processo de integração de segurança do trabalho para novos colaboradores. Envolva os demais colaboradores e, além dos treinamentos e campanhas, faça com que todos coloquem em prática os seus conhecimentos.

Forme multiplicadores de conhecimento

Imagine sua empresa como se fosse um organismo vivo, pois cada parte dela depende do trabalho dos demais. A área de Recursos Humanos centraliza a iniciativa de integração de segurança do trabalho para novos colaboradores, mas isso não a impede de contar com apoio em outras células.

Cada equipe da sua empresa pode ter um representante da frente de segurança de trabalho, participando mais ativamente dos treinamentos. Essa pessoa será, portanto, um multiplicador de conhecimento e pode promover mais intensamente o compartilhamento de informações entre seus colegas de trabalho.

É importante que essa ação de integração de segurança do trabalho para novos colaboradores conte com o máximo de foco da sua equipe. Para que ela tenha tempo, é fundamental o apoio especializado de uma empresa que dá cobertura em outros assuntos, como a gestão da folha de pagamento.

Segurança do trabalho e as novas normas do e-social

Além de acelerar e engajar a integração de segurança do trabalho para novos colaboradores, é preciso lembrar que a partir de janeiro de 2019, as novas obrigações do e-social entram em vigor para todas as empresas.

Essas normas são uma forma de padronizar o método utilizado para realizar a checagem das informações que são passadas para o sistema. Desse modo, o programa do governo gerarará multas para aquelas empresas que não passarem as informações de modo correto ou não realizarem o pagamento correto de seus funcionários.

Assim, as novas obrigações do e-social garantem que se uma empresa não colocar as informações corretas no sistema ou inserir dados desassociados, esta não irá conseguir gerar folhas de pagamento ou contratar um colaborador, por exemplo.

fale com a 2easy para conhecer seus benefícios

A 2easy pode te ajudar a otimizar seu tempo e garantir que sua empresa fique isenta de qualquer risco de multas. Fale com um dos nossos especialistas e conheça as soluções que facilitam o dia a dia da área de Recursos Humanos.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias