Liderança empresarial: você tem um líder na equipe?

Compartilhar

A liderança empresarial é uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho, pois oferece benefícios para profissionais, organizações e demais colaboradores. Por meio dela, a empresa consegue interagir com todos os seus membros.

Por mais que o assunto liderança seja bastante discutido e interpretado, seus conceitos convergem para um ponto: direcionar pessoas para um ou mais objetivos. No entanto, isso pode ocorrer por meio de ordens, direcionamentos ou o próprio exemplo do líder.

De qualquer modo, a liderança é fundamental para qualquer organização, pois está ligada à gestão de pessoas e é responsável por repassar a cultura da empresa, além de engajar a equipe. Por isso, líderes devem entender a companhia como um todo.

E na sua organização? Você tem uma liderança empresarial?

Entenda agora como são os diferentes tipos de liderança, suas características e as vantagens que isso tudo oferece para empresas.

O que é uma liderança empresarial?

As empresas desejam obter resultados financeiros por meio do trabalho realizado por seus profissionais. Contudo, não basta contratá-los, é preciso fazer com que todos realizem suas atividades em sinergia para que juntos, alcancem os resultados propostos.

Isso significa que eles necessitam de uma liderança empresarial, ou seja, um ou mais líderes que reforçam os objetivos da companhia e apontam o ritmo de trabalho que deve ser seguido. Eles também são responsáveis pelo constante feedback que direciona os profissionais.

O líder interage com colaboradores, fornecedores, outros parceiros de trabalho e, em muitos casos, clientes da empresa. Ele usa sua influência para guiar as pessoas nas tarefas que permitem alcançar os objetivos da organização.

Trata-se de um processo que envolve também comunicação, carisma e capacidade de organização. Mas nem todos os líderes são iguais. Confira quais são os tipos de liderança presentes em organizações e saiba em qual você se encaixa.

Quais são os diferentes tipos de liderança?

Liderança autoritária

Decide com base na própria opinião e não pergunta com a frequência ideal o que as outras pessoas pensam. Trata-se de uma figura temida que, por causa de seu comportamento não, necessariamente, motiva seus colaboradores a darem o melhor de si no trabalho.

Liderança carismática

Presente nas empresas de sucesso, pois o carisma do líder faz com que seus colaboradores sejam apaixonados pela organização. Atitudes carismáticas levam motivação para o dia a dia e cria um ambiente de trabalho mais colaborativo, pois as pessoas tendem a se dar bem.

Liderança motivadora

Esse tipo de liderança empresarial nem sempre é racional, mas isso a torna peça fundamental para conduzir a equipe rumo ao sucesso. O líder motivador faz com que todos se doem ao máximo para alcançar os resultados propostos.

Liderança especialista

Trata-se do líder que é, profissionalmente falando, muito competente e que está a frente de uma equipe por isso. Ele pode não ter tanta habilidade em influenciar pessoas, mas tem o conhecimento necessário para ajudar a resolver todas as questões técnicas.

Liderança liberal

A liderança liberal dá total espaço aos colaboradores e permite que eles criem, desenvolvam e tenham ideias inovadoras. Trata-se de uma forma de liderar com o mínimo de intervenção e, por esse motivo, é caracterizada também como horizontal.

Liderança democrática

Para a liderança democrática, é importantíssima a participação de todos os colaboradores nas decisões da empresa. Esse tipo de líder mostra as possibilidades, apresenta as consequências e convoca os profissionais para que, juntos, decidam.

pessoas conversão em reunião de empresa
Na liderança empresarial é importante que o líder proporcione um ambiente propício para que seus colaboradores sintam-se motivados para darem seu melhor.

Que características tem um bom líder?

Sabe ouvir e orientar

Um bom líder é empático, ou seja, sabe ouvir, consegue se colocar no lugar das pessoas e ainda orientá-las para o melhor caminho. Ele dá atenção aos questionamentos, críticas e sugestões de todos para extrair a solução ideal.

É flexível e inovador

Liderar é uma forma de ter autoridade, mas o bom líder sabe que não precisa ser temido pelos demais. Por isso, ele é flexível e também sabe ceder. Além disso, encontra-se em uma constante busca por aperfeiçoamento e, por esse motivo, consegue ser inovador.

Tem conhecimento

A boa liderança empresarial sabe que precisa ser a referência em conhecimento, por mais que tenha especialistas em sua equipe. Ele sente a necessidade de acompanhar de perto o desenvolvimento dos projetos — sem precisar passar por cima de seus colaboradores.

Respeita e confia na equipe

A confiança é a base da relação líder-colaboradores. Para que todos alcancem o melhor resultado, a liderança empresarial demonstra confiança na capacidade dos profissionais e sabe que pode contar com eles.

Planeja e é estrategista

Sem planejamento, dificilmente a organização conquista os resultados desejados. Por isso, a boa liderança empresarial trabalha como um exímio jogador de xadrez e toma cada atitude baseando-se em planos e estratégias.

Como isso se converte em vantagens para a empresa?

Liderar é uma arte — mais precisamente de gerir pessoas. O líder ainda conduz processos, apresenta resultados e traz benefícios para a organização e seus liderados.

Uma de suas principais vantagens é a capacidade de transformar o ambiente de trabalho em um lugar saudável e produtivo, conduzindo todos para que desempenhem suas funções com o máximo de qualidade.

A liderança empresarial cria oportunidades para que os profissionais cresçam e trabalhem de modo comprometido e focado, diminuindo problemas como alta taxa de rotatividade, absenteísmo e pouca produtividade.

botão fale conosco

Aproveite os benefícios da liderança empresarial em sua organização. Ela pode ser desenvolvida por meio de palestras e workshops focados no assunto. Neste artigo, você pode conferir os outros benefícios que ações como essa oferecem aos colaboradores.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias