People Analytics: 03 Benefícios e como aplicar no rh

Compartilhar

People Analytics trata-se de um método de gestão. A ideia principal dessa abordagem é usar a coleta de dados sobre os funcionários da empresa e por meio deles iniciar uma série de estratégias para melhorar o ambiente de negócios relevante para ajudar a empresa a tomar decisões e evitar falhas. Como resultado, o RH consegue otimizar algumas tarefas e se tornar um ambiente mais fácil para atender às necessidades e atingir os objetivos da agência. Portanto, para desempenhar essa função, basta formular hipóteses, representar graficamente e analisar os antecedentes da pesquisa e coletar informações.

Mas afinal qual a importância do People Analytics? Por ser um processo voltado para gestão de pessoas e refere-se a um procedimento de coleta, organização e análise de dados ele se torna muito relevante. Os dados coletados são referentes ao comportamento dos colaboradores, sendo assim monitora-se a conduta dos profissionais e são informações úteis para antecipar tendências de mercado, aperfeiçoar estratégias e tomar decisões mais assertivas.

People Analytics é a comprovação de que os colaboradores são os mais importantes recursos de uma organização, assim é de fundamental importância analisar, para entender o que os torna participativos, engajados, produtivos e realizados no ambiente profissional. Acompanhe a seguir algumas dicas para utilizar people analytics no rh!

Aumenta o controle da empresa pela gestão

Através da geração de informações, utiliza-se a realidade interna para saber o que é necessário mudar, como mudar e qual o melhor momento para isso acontecer. Sendo assim, seu principal diferencial  é utilizar o referencial da sua própria realidade e empresa para melhorar e resolver problemas. 

Minimização de erros e maior eficiência

Uma das principais vantagens de utilizar a ferramenta People Analytics na gestão de pessoas é ter em suas mãos os dados e informações reais para embasar sua tomada de decisões. Por tanto com o People Analytics, o setor consegue alinhar experiências com dados e informações, diminuindo falhas e garantindo maior eficiência. 

Melhora o aproveitamento do RH

Normalmente no ambiente corporativo o recursos humanos fica estagnado a processos lentos, volumosos e que dependem de análises subjetivas para gerar os seus resultados.

Ao utilizar o método People Analytics é possível ganhar tempo e aplicar esforços em desenvolvimento de pessoas e programas de liderança, por exemplo, além da administração do índice de qualidade dos processos seletivos.

Então como aplicar o People Analytics?

Primeiro trace um objetivo: é importante entender que é uma ferramenta que procura solucionar questões e responder perguntas. Depois de identificar objetivos é necessário coletar os dados. As informações podem ser coletadas de diversas fontes como: pesquisas de clima, avaliações de desempenho, currículos de candidatos;

É necessário também definir métricas e indicadores para direcionar sua análise. Depois você pode começar a correlacionar as informações e observar as influências que são mais relevantes e a variável que tem sobre as outras informações. Assim será possível encontrar padrões. 

Para facilitar o processo, vale o investimento de contratar uma empresa que entenda do assunto, nesse segmento a 2Easy se destaca, a empresa possui uma parceria com a plataforma da Senior para utilizar a tecnologia, inteligência artificial e bots integrados, para você e a sua equipe inovar e se dedicarem à estratégia do negócio.

Deu para notar que o People Analytics é uma ferramenta extremamente útil para tornar a gestão de pessoas mais estratégica, eficiente e embasar a tomada de decisões do RH. 

Gostou desse artigo? Se sim, nos acompanhe para ver outros conteúdos. 

 

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias