Perguntas sobre clima organizacional: saiba realizar

Compartilhar

Se você deseja saber como realizar perguntas sobre clima organizacional, primeiramente, é importante lembrarmos que o clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm sobre a empresa.

Ele é composto pela experimentação prática prolongada das políticas, sistemas, processos, valores e estrutura da empresa.

Em outras palavras, podemos dizer que o clima organizacional é uma atmosfera psicológica, ou seja, um retrato momentâneo de como está a relação entre a organização e os colaboradores que nela trabalham.

Sendo assim, para elaborar estratégias eficazes e construir essa atmosfera, faz-se necessário ouvir com atenção os feedbacks da equipe e, a partir disso, elaborar as perguntas sobre clima organizacional. Veja como!

Pesquisa de clima organizacional: por onde começar

O modo mais simples para medir o clima organizacional se dá por meio de um questionário. No entanto, destacamos que as características únicas de cada empresa devem ser consideradas para a elaboração de um.

Questionários específicos ajudam a direcionar as perguntas sobre clima organizacional para que sua equipe fique à vontade para responder — sempre de acordo com os seus objetivos.

Medir o clima é apenas o começo, pois esse trabalho se estende pela análise dos resultados e consequente preparo para mudanças.

Objetivos que estão por trás dessa pesquisa

 

Pessoas fomentando perguntas sobre o clima organizacional para seus colaboradores
As perguntas sobre clima organizacional são essenciais para os gestores planejarem melhores estratégias para a organização.

O principal objetivo da pesquisa de clima organizacional é entender melhor como a cultura da empresa apoia ou prejudica o ambiente de trabalho. Seus resultados fornecerão uma avaliação dos pontos fortes e fracos da organização.

Além deste, a pesquisa mede e identifica oportunidades de melhoria no ambiente. Entende se os colaboradores têm voz ativa — contribuindo para viabilizar as mudanças desejadas e de maneira mais natural possível.

Isso ocorre a partir da coleta, reunião e análise dos dados. Esse processo possibilita ainda definir indicadores de desempenho, que estabelecem parâmetros de avaliação.

Elaborando as perguntas sobre clima organizacional

Pessoas conversando em seu computador
Cada empresa possui seus próprios objetivos para elaboração de perguntas sobre clima organizacional, entretanto existem alguns caminhos e exemplos que podem ser seguidos.

As perguntas sobre clima organizacional devem ser elaboradas a partir de um planejamento. Isso significa iniciar com os seguintes questionamentos:

  •         Quando realizar a pesquisa?
  •         Qual o tempo necessário para finalizá-la?
  •         Quem se responsabilizará por disseminar a pesquisa?
  •         Quem e como avaliará os resultados?
  •         De que modo eles serão compartilhados?

As respostas obtidas darão um norte para a aplicação do questionário. No entanto, devemos lembrar que a boa elaboração das perguntas é fundamental para alcançar os resultados desejados.

Sendo assim, considere os fatores essenciais para medir o clima da organização. No modelo de Litwin e Stringer, por exemplo, eles são nove indicadores, também chamados de sentimentos. São eles:

  •         Estrutura: sentimento em relação a tudo o que restringe ou impede o bom funcionamento da rotina de trabalho, como regras, procedimentos ou pedidos de autorização.
  •         Responsabilidade: sentimento de autonomia para tomar decisões e independência no dia a dia das funções.
  •         Desafio: sentimento de risco em relação às decisões tomadas e no desempenho das funções.
  •         Recompensa: sentimento de ser recompensado pelas entregas bem-feitas, incentivos positivos e justiça sobre a política de promoção e remuneração.
  •         Relacionamento: sentimento de que está num ambiente colaborativo, no qual todos se ajudam.
  •         Cooperação: sentimento de que há apoio dos gestores e subordinados.
  •         Conflito: sentimento de que há liberdade para sugerir melhorias, sem se sentir pressionado pela organização para que se mantenha calado. Além disso, sente que a solução de problemas ocorre de forma mediadora.
  •         Identidade: sentimento de pertencimento à companhia e de compartilhamento de valores e objetivos pessoais com os organizacionais.
  •         Padrões: o quanto a organização enfatiza suas normas e processos.

As perguntas devem ser definidas de acordo com os objetivos da organização. Você pode utilizar os indicadores apresentados nos modelos acima para elaborá-las.

Independentemente do modelo escolhido, pois existem outros como Kolb e Sbragia, considere que as perguntas devem ser capazes de medir o sentimento de cada colaborador em relação ao ponto abordado.

Questione, por exemplo, se ele está se sentindo recompensado pelo trabalho desenvolvido. Ou se possui autonomia para tomar decisões.

É possível encontrar todas as respostas a partir das perguntas certas, que devem ser objetivas e bem direcionadas para o que a empresa deseja saber.

A seguir, algumas perguntas sobre clima organizacional que podem fazer parte do questionário aplicado aos seus colaboradores:

  •         Você sabe quais são as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho? Revela a percepção do funcionário sobre como o seu desempenho é visto pela empresa.
  •         Você tem à sua disposição os materiais e recursos necessários para desempenhar suas atividades diárias? Capaz de apontar lacunas que os gestores não enxergam nas ferramentas utilizadas.
  •         Você se sente apoiado para fazer o seu melhor todos os dias? Trata da motivação do colaborador.
  •         Nos últimos sete dias, você recebeu elogios ou outras formas de reconhecimento por fazer um bom trabalho? Mostra como está a cultura do feedback.
  •         Considera que os seus gestores se importam com você como pessoa? Apresenta a visão do colaborador sobre as suas relações com os gestores diretos.
  •         Há alguma área ou alguém na empresa que incentiva seu desenvolvimento? O incentivo é importante, pois contribui para a formação de líderes.
  •         Você é ouvido pelo seu supervisor e pares? Trocar experiências e conhecimentos é fundamental para um ambiente que precisa de soluções criativas.
  •         Considera que a empresa faz você sentir importância no seu trabalho? Sem esse reconhecimento, o colaborador pode não se sentir ligado aos valores e propósitos da companhia.
  •         Seus colegas de trabalho se sentem compromissados, em equipe, a desempenhar um trabalho com qualidade? Se não há união entre os colaboradores, dificilmente os resultados desejados serão alcançados.
  •         No último ano você teve alguma oportunidade dentro da empresa de aprendizado e crescimento? Consolida a visão do profissional sobre suas expectativas dentro da organização.

Com estas perguntas sobre clima organizacional, torna-se mais fácil traçar as características dessa atmosfera psicológica.

Com o serviço de automatização da folha de pagamento oferecido pelo BPO da 2easy, você ganha mais tempo para se dedicar ao foco estratégico e executar uma eficaz pesquisa de clima organizacional.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias