Tudo que você precisa saber sobre plano de saúde corporativo

Compartilhar

O plano de saúde corporativo é um dos benefícios mais desejados pelo trabalhador. Esse dado é confirmado pela Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, na qual a assistência médica lidera a lista entre os mais importantes — citada por 74,6% dos entrevistados.

Mesmo sendo desejado pela maioria dos colaboradores, o plano de saúde corporativo é um benefício opcional.

Feito a partir de um grupo de pessoas que obtêm esse serviço por meio de uma pessoa jurídica, costuma ter um custo inferior à assistência individual.

Isso acontece porque, devido ao grande número de participantes, os riscos desse tipo de plano são diluídos.

Destacamos ainda que ele pode ser feito tanto para o colaborador quanto seus dependentes, podendo ser custeado total ou parcialmente pela empresa.

Conheça os tipos de plano de saúde corporativo, como funcionam dentro das organizações e os benefícios que oferecem para todos!

Tipos de plano de saúde corporativo

O plano de saúde corporativo é feito para colaboradores que trabalham na mesma empresa. Por esse motivo, exige-se vínculo empregatício ou estatutário com a pessoa jurídica que contrata o plano.

Outra característica é a falta de carência para contratos com 30 ou mais beneficiários.

Colaboradores que ingressam no plano com até 30 dias de início de contrato também não precisam cumprir carência.

Veja quais são os principais tipos de plano de saúde corporativo:

Comum

Esse plano de saúde empresarial pode ter seu valor total ou parcial pago pelo empregador.

Há empresas que pagam integralmente o plano para seus profissionais e outras que elegem o colaborar como contributário. 

Essa modalidade de plano pode ser contributário, onde os valores da mensalidade do beneficiário titular são pagos, parcial ou totalmente, pelo próprio beneficiário. Ou ela pode ser não contributário, onde os valores da mensalidade do beneficiário titular são pagos totalmente pelo contratante.

Coparticipação

O trabalhador paga a mensalidade do plano e uma porcentagem para cada atendimento. Na maioria das vezes, o custo da mensalidade é menor.

Como funcionam dentro da corporação

Recorte do torso de uma médica usando um notebook para explicar algo ao paciente.
Corretores apresentam as melhores opções de plano de saúde corporativo de acordo com cada empresa

O primeiro passo é a empresa estar com seu CNPJ ativo na Receita Federal.

Um corretor pode ser chamado para apresentar duas ou mais opções de plano de saúde, baseando-se nas seguintes informações prestadas pelo RH:

  • número de colaboradores em cada faixa etária;
  • quantidade por gênero, pois homens e mulheres têm necessidades diferentes.
  • estado civil e número de filhos;
  • nível de cobertura geográfica desejada;
  • total de colaboradores que possuem doenças crônicas;
  • informar se existem afastados ou aposentados na empresa 

Quando é feita a escolha do plano de saúde corporativo, sua empresa necessitará dos seguintes documentos dos colaboradores:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • CNPJ;
  • relação de FGTS de cada trabalhador.

Critérios para avaliar a cobertura oferecida

A lista de procedimentos médicos contemplados em contrato recebe o nome de cobertura, algo que merece total atenção. Hospitais, clínicas, exames e outros são apresentados neste documento.

Sendo assim, prepare-se para avaliar os níveis de cobertura:

Referência

Plano de saúde corporativo mais completo. Possui, depois das primeiras 24 horas de contratação, atendimento de urgência e emergência e acomodação em quarto ou enfermaria.

Ambulatorial

Contempla os serviços médicos básicos de consultórios e clínicas de diagnósticos e exames.

Oferece ainda consultas médicas em várias especialidades e internação hospitalar para, no máximo, 12 horas.

Hospitalar

Possui atendimento médico hospitalar com internação, além de cirurgias e serviços necessários.

A lei brasileira não permite, neste tipo de cobertura, que seja imposto um tempo máximo para que o paciente fique internado.

Hospitalar com obstetrícia

Mesma cobertura que o plano hospitalar, mas inclui pré-natal, internação para o parto, serviços pós-parto e cuidados com o recém-nascido por 30 dias.

Odontológico

Consultas, exames, procedimentos, atendimentos urgentes e emergenciais e tratamentos solicitados pelo cirurgião dentista. O plano odontológico pode ser complementar ao de saúde.

Benefícios para empresa e colaboradores

Estetoscópio acompanhado de uma jóia em formato de coração, representando a importância do plano de saúde corporativo.
Plano de saúde corporativo promove maior qualidade nas relações de trabalho

Depois de conhecer os tipos de plano de saúde corporativo e os níveis de cobertura oferecidos, saiba quais são os benefícios que sua empresa e colaboradores podem obter:

Alta produtividade

O plano de saúde corporativo é um investimento na qualidade de vida do trabalhador. Logo, cuidar do bem-estar dele promove o sentimento de segurança e reconhecimento, algo que será retribuído no aumento da produtividade.

Segurança para todos

Empresas que oferecem plano de saúde aos colaboradores podem receber assistência das operadoras no caso de acidentes de trabalho, como prestação de socorro e o custeio desse tipo de despesa.

Melhoria da relação empresa-colaborador

Quando têm assistência médica, os colaboradores têm a certeza de que a empresa valoriza cada indivíduo e preza pela qualidade de vida de todos. Isso desperta um novo grau de confiança, que pode ser visto em indicadores de RH.

Redução de turnover e absenteísmo

Turnover e absenteísmo são dois indicadores de RH que são reduzidos quando a empresa proporciona plano de saúde corporativo.

Os trabalhadores ficam mais saudáveis e, por isso, falta menos.

Também destacamos que, na hora de considerar uma proposta de outra empresa, o colaborador avalia mais detalhadamente por causa do plano de saúde.

Suporte à marca empregadora

Os benefícios citados até aqui dão suporte à marca empregadora, ou seja, sua empresa passa a ser vista, dentro e fora, como um bom lugar para se trabalhar.

Logo, atrai e retém talentos com mais facilidade.

É importante reforçar que, além de contratar um plano de saúde adequado à realidade da empresa, é interessante acompanhar sua utilização e gerir a sinistralidade. Saiba mais sobre o 2health, serviço de manutenção de benefícios da 2easy, e garanta as melhores condições para você e para seus colaboradores! 

O plano de saúde corporativo é um investimento importante para a empresa que deseja se relacionar melhor com seus colaboradores.

Por isso, invista nesse e em outros benefícios para oferecer aos seus!

botão que redireciona para o contato

Buscando consultoria e gestão de benefícios? Fale com a 2easy e descubra as melhores opções com custos sob medida para a realidade da sua empresa!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias