Por que contratar uma empresa de BPO de folha de pagamento vai melhorar a gestão de pessoas de sua empresa

Compartilhar
 

O BPO de folha de pagamento consiste na terceirização dessa etapa do negócio. Com a contratação de um time especializado para a realização da tarefa é possível obter diversos benefícios, inclusive em relação à gestão de pessoas.

Como o capital humano é um dos ativos mais importantes para uma empresa, essas vantagens justificam a importância do investimento. Ao final, será mais fácil até alcançar os objetivos estratégicos de negócio.

Quer saber como isso é possível? Então, venha conferir por que o BPO da folha de pagamento melhora a gestão de pessoas!

A contratação aumenta a produtividade e reduz os custos

Quando um time externo e especializado se torna o responsável por cuidar dessa etapa, observa-se um ganho importante na produtividade da gestão interna de pessoas. Isso acontece, primeiramente, porque há uma eliminação de tarefas repetitivas.

Em vez de a gestão estar focada em coletar ou entrar dados, tudo isso é feito de forma ágil e até automática por causa do uso de tecnologia. Além disso, há menos erros e retrabalhos, o que contribui para elevar a capacidade produtiva.

Como consequência, também há uma utilização otimizada dos recursos. A diminuição de gastos com essa parte libera mais investimentos para outras partes da gestão de pessoas — o que permite que ela se torne melhor.

A terceirização mantém o foco do RH em questões estratégicas

O BPO da folha de pagamento também é essencial quando o objetivo é direcionar o foco do time interno para as questões que realmente importam. O motivo é bem simples: a elaboração da folha é, de certo modo, uma etapa burocrática — apesar de ser necessária.

Quando o time de Recursos Humanos dedica horas ou mesmo dias, todos os meses, para a sua elaboração, empenha esforços e recursos em algo que tem um valor agregado de baixa ou média relevância.

Com a terceirização, por outro lado, a equipe tem maior liberdade para focar em assuntos mais estratégicos para a gestão, como a análise de clima organizacional ou a oferta de feedback. Assim, a equipe passa a atuar de uma forma diferenciada e muito mais robusta.

A relação com os colaboradores é otimizada com o BPO de folha de pagamento

Não menos importante, essa contratação potencializada, ainda que indiretamente, o relacionamento com os colaboradores. Na prática, “desafogar” a equipe de RH das tarefas repetitivas pode fazer com que a sua atuação gere uma percepção melhor entre os colaboradores.

Primeiramente, isso acontece por causa da mudança na abordagem dos especialistas de RH. Já que há disponibilidade para atuar para cuidar do clima organizacional, da comunicação interna, dos treinamentos e assim por diante, há uma otimização da cultura da empresa.

Também vale considerar que a terceirização reduz os riscos de ocorrerem erros. Então, não há quebra de confiança, como o que ocorre quando salários são pagos abaixo do que deveriam por erros de cálculos. Na prática, isso melhora o relacionamento com os profissionais e pode até ampliar a retenção de talentos.

Além de tudo, há como consolidar serviços em um único fornecedor. O mesmo negócio escolhido também pode ajudar na gestão de benefícios trabalhistas. Então, não apenas a folha é rodada com mais eficiência, como se torna mais completa e eleva a satisfação dos profissionais contratados.

Contratar uma empresa de BPO de folha de pagamento é uma das melhores decisões quando o objetivo é otimizar a atuação do RH. Dessa forma, a gestão de pessoas recebe a atenção que merece e pode entregar resultados melhores.

Se quiser outras dicas e informações para a sua gestão, curta nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias