Como garantir qualidade de vida no trabalho com facilidade

Compartilhar

A qualidade de vida no trabalho é um assunto que ganha cada vez mais destaque entre as empresas. Ela oferece bem-estar aos colaboradores por meio de um investimento que tem baixíssimo custo, mas excelentes resultados.

Maior produtividade, menor rotatividade, retenção de talentos e outros benefícios são alcançados por meio de ações que promovem a qualidade de vida nas empresas. No entanto, é fundamental encontrar as melhores ferramentas e parceiros para geri-las.

Quer entender melhor como você pode garantir a qualidade de vida no trabalho com facilidade? Então continue com a gente e saiba mais. 

Conheça bem os seus colaboradores

Trata-se do primeiro e mais importante passo para garantir a qualidade de vida no trabalho, afinal, é necessário que você conheça bem o seu público interno. 

Faça um mapeamento de perfil comportamental dos colaboradores. Converse com alguns profissionais de diferentes áreas ou faça uma pesquisa para descobrir o significado de qualidade de vida para cada um deles. A partir das respostas, será possível entender o que buscam, do que gostam e de que necessitam.

Não desenvolva ações sem antes obter esse conhecimento, pois você perderá tempo e dinheiro e correrá o risco de desagradar os profissionais.

Analise os indicadores de produtividade

O próximo passo para garantir a qualidade de vida no trabalho é a análise dos indicadores de produtividade. Um baixo desempenho, por exemplo, pode revelar que os trabalhadores estão descontentes.

A partir do resultado dessa análise, você terá a capacidade de visualizar em quais aspectos os processos estão falhando. É desse modo que os insights surgem e as melhores decisões são tomadas.

Observe criteriosamente todo e qualquer fator que incida positiva e negativamente sobre a produtividade dos colaboradores.

Avalie as competências de todos

Sabemos que o mercado está altamente dinâmico e que tudo muda com bastante frequência. Entre uma mudança e outra, pode ser que seus colaboradores tenham deixado de desenvolver certas competências e habilidades.

Sendo assim, com o objetivo de promover a qualidade de vida no trabalho, realize uma avaliação de competências para descobrir oportunidades, dentro da empresa, para que todos consigam aprimorar e adquirir conhecimentos.

Essa é uma ferramenta muito eficaz para a gestão de capital humano, pois o colaborador competente para desempenhar suas atividades é mais automotivado.

Invista no desenvolvimento da equipe

Imagem de uma mesa de reuniões em uma empresa, com um grupo de pessoas sorrindo e se cumprimentando, celebrando a qualidade de vida no trabalho.

Independentemente do porte de sua empresa, o sucesso dela depende da capacidade de realização dos colaboradores. Por esse motivo, entenda que uma equipe qualificada agrega valor ao negócio.

A qualidade de vida no trabalho também poderá ser obtida por meio do investimento no desenvolvimento da equipe. Os profissionais ficam mais engajados, produtivos, trabalham melhor em equipe e fortalecem o diferencial competitivo da empresa.

O treinamento e o desenvolvimento de pessoas podem ser feitos por meio de dinâmicas de grupo, workshops, cursos profissionalizantes, simuladores, jogos digitais, estudos em grupo, mentoring e outros.

Promova a cultura do feedback

A correção de pequenos desvios nas funções dos colaboradores também contribui com a qualidade de vida no trabalho, pois esse retorno conduz todos para uma situação mais produtiva por meio da geração de valor.

A cultura do feedback tem a ver com o retorno para cada indivíduo, apontando o que foi positivo e qual parte precisa melhorar. Desse modo, você cria um ambiente de trabalho aberto ao diálogo.

Outro benefício da cultura do feedback é a possibilidade de orientar seus colaboradores para os resultados que deseja. Mas não se esqueça de propiciar as ferramentas necessárias para que eles desenvolvam bem suas atividades.

Valorize os talentos que tem e obtenha qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho também pode ser alcançada por meio de uma eficiente gestão de talentos — atraindo e retendo profissionais qualificados e comprometidos para sua organização.

Depois de desenvolvê-los, é fundamental valorizá-los. Para tal, defina planos de cargos, salários e benefícios. Faça também avaliações periódicas de desempenho e não se esqueça de dar e receber feedbacks.

Pesquisas de clima também contribuem com a avaliação do nível de satisfação interna e a identificação de oportunidades de melhoria.

Ofereça um ambiente saudável

Dois homens adultos conversando e sorrindo na copa de uma empresa, aproveitando a qualidade de vida no trabalho.

O ambiente físico de trabalho também precisa de uma atenção especial, pois contribui com mais produtividade e motivação para os colaboradores.

Invista em espaços confortáveis e seguros, bem iluminados, com ventilação e equipamentos adequados.  Se possível, disponibilize uma copa com geladeira, microondas, cafeteira e outros eletrodomésticos que ofereçam conforto.

Você também pode ter um espaço para descompressão, ou seja, um cantinho no qual os profissionais conseguem relaxar.

Estimule a prática da ginástica laboral

Faça uma blitz postural! Promova ações de combate ao vício de determinadas posturas corporais que são prejudiciais à saúde do trabalhador durante a realização de suas atividades laborais.

Contrate uma empresa especializada para implementar um programa de ginástica laboral para reduzir o absenteísmo, melhorar o clima organizacional, diminuir acidentes e aumentar a produtividade de todos!

A qualidade de vida no trabalho proporciona ganhos para todos, ou seja, empresa, colaboradores, resultados e produtividade. Invista nela para alcançar os benefícios citados ao longo deste artigo!

Esse é um trabalho que a 2easy desenvolve para a sua empresa, portanto, entre em contato e fale com um especialista. Garanta a saúde dos seus colaboradores e a produtividade desejada para o seu negócio. Conheça nosso programa de qualidade de vida que oferece blitz postural, quick massage, ginástica laboral e também uma ferramenta para avaliações de clima, performance ou desempenho e feedbacks.

botão que redireciona para o contato

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias